Cristo é Superior a Moisés

Cristo é "Superior" a Moisés !


Hebreus 3

1- Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, CONSIDERAI A JESUS, o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão.
2- Ele foi fiel ao que O constituiu, como também o foi Moisés em toda a casa de Deus.
3- Jesus é tido por digno de tanto MAIOR GLÓRIA do que Moisés,                 quanto MAIOR HONRA do que a casa tem Aquele que a edificou.
4- Pois toda CASA é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
5- Moisés, na verdade, foi fiel em toda a casa de Deus, COMO SERVO,  para testemunho das coisas que se haviam de anunciar.
6- Mas Cristo, COMO FILHO, sobre a Sua própria casa. ESSA CASA SOMOS NÓS,  se tão-somente conservarmos firmes a confiança e a glória da esperança até o fim.
7- Assim, como diz o Espírito Santo: Hoje se ouvirdes a Sua voz,
8- não endureçais os vossos corações...
Vimos a “comparação” que Paulo fez entre “os dois tipos de  sacerdotes”.  

Nesse texto, Paulo nos ensina a CONSIDERAR a Jesus ! Entre Moisés e Jesus, nos disse para CONSIDERAR a Jesus (que isso fique bem claro á vocês, a Graça, a Nova Aliança não considera a Moisés, mas a Cristo, Jesus...)  Paulo não estava dizendo que Moisés não foi “um grande homem de Deus”, aliás,   o maior profeta do Antigo Testamento, pois foi à ele que Deus passou os  “dez  mandamentos”, enfim, a doutrina daquela Aliança, naquele tempo...

Paulo não estava desprezando aquele que tinha sido um profeta do Senhor,  NÃO É ISSO ! Paulo deixou bem explicado esse assunto, quando disse que Moisés  FOI FIEL À DEUS, mas como servo ! A grande diferença é que Cristo também foi fiel, MAS COMO FILHO, isto é, O PRÓPRIO DEUS, revestido de carne...

Paulo continuou a “comparação” dizendo que Jesus É DIGNO DE MAIOR  HONRA E MAIOR GLÓRIA do que Moisés, e explicou por que : ..quanto “MAIOR HONRA” do que “a casa” tem aquele que a edificou...”  ( verso  3 )

Isso é lógico  e  coerente. Aliás  há um CONCEITO ERRADO quando se vê algo maravilhoso e bonito. Geralmente se ENFATIZA “a obra” e não “o autor” ( ?!? )  Esse “conceito” precisa ser mudado ! ! !   
Quando você olha para uma maravilhosa “mansão”, uma construção de deixar qualquer um com   “o queixo caído...” com jardim, piscina, “aquela  garagem...” e  etc... É preciso dar honra  àquele que a fez, e não à mansão...  A “mansão” só existe porque “alguém” a construiu, caso contrário  não existiria... O “conceito” de Paulo JÁ ESTAVA MUDADO !  Ele “HONRAVA” muito mais “Aquele” que  tinha edificado “a casa” (nossas vidas) do que a própria  casa... 
E para concluir  (aquela comparação que Paulo fez entre Moisés e Cristo) disse : “Hoje se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração...”  (Heb. 3: 7 e 8)   
Marcos Gomes Apóstolo , praticando o juízo e a justiça na terra... (Jerem. 23: 5)

Ministério GRAÇA e APOSTOLADO / MGA  -  São Paulo – B R A S I L