Dia 06 - Doutrina x Amor




* DOUTRINA x AMOR

---- Infelizmente muitos ainda estão “brigando” por causa de DOUTRINA.....

PELA GRAÇA SOMOS SALVOS !!!!! (Efés. 2:8), não pela doutrina !

Lendo exaustivamente as 14 cartas de Paulo, percebemos que O AMOR AO PRÓXIMO está acima da doutrina, pois A DOUTRINA é pessoal, mas O AMOR deve ser repartido ao próximo....

“Respondeu-lhe Jesus: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos assaltantes, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente descia pelo mesmo caminho certo SACERDOTE que, vendo-o PASSOU DE LARGO... De igual modo também um LEVITA chegou aquele lugar e, vendo-o , PASSOU DE LARGO... Mas um SAMARITANO, que ia de viajem, CHEGOU PERTO DELE, viu-o e MOVEU-SE DE COMPAIXÃO... Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando azeite e vinho. Então pondo-o sobre sua cavalgadura, levou-o para uma hospedaria E CUIDOU DELE.... “ (Luc. 10: 30 a 34)

Veja que aqueles que “conheciam de cor e salteado a doutrina” (o Sacerdote e o levita) PASSARAM DE LARGO..... ou seja, se desviaram daquele que precisava de compaixão e misericórdia....

Mas foi um “Samaritano” (uma pessoa do dia a dia... que provavelmente nem conhecia a doutrina correta...) que ajudou aquele homem que caiu nas mãos dos assaltantes...

* Qual a moral da história ????? Jesus não está dizendo que A DOUTRINA não é importante, claro que é importante ! Ele está dizendo (claramente) que ANTES DA DOUTRINA É PRECISO AMAR AS PESSOAS, principalmente os mais necessitados..... veja:

“Disse Jesus: Qual DESTES TRÊS (O Sacerdote, o Levita ou o Samaritano) foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes ? Responderam: O que usou de misericórdia ! Disse Jesus: VAI, E FAZE DA MESMA MANEIRA.......” (Luc. 10: 36 e 37)

É isso que temos que fazer !!!! Estou convicto disso !

É uma bênção conhecermos A DOUTRINA... é maravilhoso... pois aprendemos A CRER em Deus da maneira correta.... aprendemos a viver melhor... nos livramos de condenações e coisas desnecessárias á salvação..... Através da doutrina aprendemos a separar as alianças.... aprendemos que UMA foi a palavra de Deus para os judeus... e OUTRA é a palavra de Deus para nós, os gentios.... mas NADA DISSO TERÁ VALOR se não vivermos em amor... se não suportarmos uns aos outros, se não passarmos por cima das nossas diferenças carnais, e diferenças de entendimento espiritual..... eis aqui O MOTIVO do porque Paulo disse que O AMOR TUDO SUPORTA ! (I Cor. 13:7)

Jesus amou ! Em outras palavras JESUS SUPORTOU ! Paulo amou ! Em outras palavras PAULO SUPORTOU !

Para os que já estão em graça, ou seja, os que já chegaram á um NÍVEL MAIS ADULTO DE ENTENDIMENTO ESPIRITUAL, Paulo diz:

“ SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS, perdoai-vos uns aos outros.... REVESTI-VOS DE AMOR, QUE É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO....” (Colos. 3: 13 e 14)

Para viver em amor (viver em amor é viver em graça....) Paulo disse:

“TUDO SUPORTO POR AMOR DOS ELEITOS, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus...” (II Timo. 2: 10)

De novo eu digo, não estou dizendo quer A DOUTRINA não nos é importante, claro que nos é importante.... MAS UMA VEZ JÁ CONHECENDO A DOUTRINA, EM NOSSO DIA A DIA, O MAIS IMPORTANTE É O AMOR.....

* A doutrina é importante PARA NÓS, o amor é importante PARA O PRÓXIMO.

Quando se trata A NOSSO RESPEITO , temos que ter a doutrina... mas quando se trata DE OUTROS temos que andar e viver em amor..... (esse é o Apostolado em graça..... quem recebe ???)

Por isso que Paulo disse:

“Ainda que eu tivesse O DOM DA PROFECIA (e muitos na terra tem...) e CONHECESSE TODOS OS MISTÉRIOS E TODA A CIÊNCIA (e muitos conhecem....) , e ainda que eu tivesse TODA A FÉ (e muitos tem...) de maneira tal que transportasse os montes (e há quem consegue....), E NÃO TIVESSE AMOR, NADA SERIA....” (I Cor. 13: 2)

E continuou dizendo:

“E ainda que DISTRIBUÍSSE TODA A MINHA FORTUNA PARA O SUSTENTO DOS POBRES (ora... na televisão e no mundo há muitos que fazem isso....), e ainda que ENTREGASSE O MEU CORPO PARA SER QUEIMADO (ora... os mágicos e feiticeiros não fazem isso ???) E NÃO TIVESSE AMOR nada disso me aproveitaria.....” (I Cor. 13:3)

* Veja que Jesus conhecia A DOUTRINA..... mas como ele viveu sua vida ????

“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ENSINANDO nas sinagogas, PREGANDO o evangelho do Reino e CURANDO todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Vendo ele as multidões, TINHA GRANDE COMPAIXÃO DELAS, porque andavam cansadas e abatidas como ovelhas que não tem pastor...” (Mat. 9:35 e 36)

Tá claro que Jesus SE PREOCUPAVA MAIS com os outros (os necessitados, que precisavam de AMOR...) do que COM ELE MESMO (que já conhecia a doutrina.... aliás é A DOUTRINA que nos ensina A AMAR OS OUTROS....)

E quando digo AMAR, me refiro A SER PACIENTE.... BENIGNO.... NÃO INVEJAR.... NÃO SE VANGLORIAR.... NÃO SE ENSOBERBECER.... NÃO SE PORTAR INCONVENIENTEMENTE... NÃO BUSCAR SEUS PRÓPRIOS INTERESSES.... NÃO SE IRRITAR..... NÃO SUSPEITAR MAL.... NÃO SE ALEGRAR COM A INJUSTIÇA.... MAS SE REGOZIJAR COM A VERDADE.... (a “doutrina” nos ensina tudo isso em I Cor. 13....)

Pense comigo e seja verdadeiro consigo:

* De que vale CONHECER, ESTUDAR, APRENDER tudo isso SE NÃO VIVER E NÃO PRATICAR PARA COM O PRÓXIMO ???

Depois de tantos anos ENSINANDO E PREGANDO a Graça e o Apostolado... depois de tantos anos trazendo e estabelecendo a Sã Doutrina (a doutrina perfeita), Paulo chegou a conclusão e disse:

“Pois EM CRISTO JESUS nem a circuncisão (a doutrina dos judeus) nem a incircuncisão (o modo que os gentios viviam, sem doutrina...) tem valor algum. O QUE IMPORTA É A FÉ QUE OPERA PELO AMOR...” (Gál. 5: 6)

AMEMOS de fato e de verdade COM AMOR NÃO FINGIDO... (Rom. 12:9)

Lembre-se:

* A doutrina é importante PARA NÓS.... o amor é importante PARA O PRÓXIMO.....

Viver assim faz que sejamos APROVADOS por Deus......

*** E esta é a minha oração: "Que O VOSSO AMOR AUMENTE MAIS E MAIS em pleno conhecimento e toda a percepção, para que possais DISCERNIR AS COISAS EXCELENTES...." (Filip. 1:9 e 10)

Marcos Gomes Apóstolo – Ministério GRAÇA e APOSTOLADO – MGA

Setembro / 2014