Dia 01- Evite teses teológicas




*** EVITE TESES TEOLÓGICAS (QUESTÕES TOLAS)    por MGA...

“Mas EVITA QUESTÕES TOLAS, (evita) GENEALOGIAS e (evita) CONTENDAS e (evita) DEBATES ACERCA DA LEI, (evita) porque SÃO COISAS INÚTEIS e VÃS.....” (Tito 3: 9)

“Como te roguei....para advertires a alguns.... que NEM SE OCUPASSEM com fábulas ou com genealogias intermináveis, QUE ANTES PRODUZEM CONTROVÉRSIAS do que o serviço de Deus, na fé...
Ora, O INTUITO DESTE MANDAMENTO É O AMOR que procede de um CORAÇÃO PURO, 
de uma BOA CONSCIÊNCIA, de uma fé não fingida...
ALGUNS SE DESVIARAM DESSAS COISAS E SE ENTREGARAM A DISCURSOS VÃOS.....” 
(I Timó. 1: 3 a 6) 


--- De antemão oro para que todos os ministros em graça me entendam, me compreendam e não me interpretem mal....
Estamos vivendo UM MOVER DE UNIDADE EM GRAÇA (de pastores, apóstolos, igrejas e ministérios que pregam e ensinam A GRAÇA...) nesses últimos dias.....
E penso que devemos ter como “regra”, O AMOR,  para que vivamos essa Unidade sem “atritos, discórdias e controvérsias...” 
E Porque O AMOR ???? E não A DOUTRINA ou O MODO DE COMO SE CRÊ ou VÊ ???

* O AMOR tem que ser a “credencial” para se viver EM UNIDADE EM GRAÇA !
Porque quando se usa O AMOR, haverá PACIÊNCIA ! Para com os fracos na fé.....
Quando se há AMOR,  há BENIGNIDADE !  Quando se há AMOR, não há INVEJA !
Quando se há AMOR, não há VANGLÓRIA ! Quando se há AMOR, não há SOBERBA !
Quando se há AMOR, não há atitudes INCONVENIENTES ! 
Quando se há AMOR, não há BUSCA DOS PRÓPRIOS INTERESSES !
Quando se há AMOR, não há IRRITAÇÃO ! Quando se há AMOR, não se SUSPEITA MAL !
Quando se anda em AMOR, se alegra com a JUSTIÇA, não com a INJUSTIÇA !
Quando se anda em AMOR, há regozijo com A VERDADE !
Andando EM AMOR, tudo SOFREMOS, tudo CREMOS, tudo ESPERAMOS, tudo SUPORTAMOS....  (I Cor. 13: 4 a 7)

*** Estou plenamente convicto que para vivermos EM PAZ nesse MOVER DE UNIDADE EM GRAÇA precisaremos USAR O AMOR, e não A DOUTRINA, pois DOUTRINA TODOS JÁ TEM e já pregam e já ensinam, cada um em sua igreja e ministério.... 
{ nunca vou me esquecer das palavras do Apóstolo Geraldo Morais (da Igreja em Graça em Espírito e em Verdade - RJ), que disse em sua primeira ministração no MGA: “EU NÃO VENHO TRAZER DOUTRINA ! DOUTRINA EU PREGO NO MEU MINISTÉRIO !”  Corretíssimo essa posição do apóstolo.... pois UMA é a Palavra para a IGREJA LOCAL... e OUTRA é a palavra para a IGREJA UNIVERSAL, o Corpo de Cristo, como um todo... O apóstolo Geraldo discerniu A DIFERENÇA de pastor para apóstolo... Ou seja, quando em sua igreja, ministra como pastor, cuidado das ovelhas que lhe foram confiadas...quando em outro ministério, como apóstolo, interpretando A GRAÇA de Deus em Cristo..... Aba, Pai...) }

*** Nesse MOVER DE UNIDADE EM GRAÇA temos que TOMAR CUIDADO para não “levarmos a doutrina local ou o modo que cada um crê” para O CORPO UNIVERSAL , pois a função do “dedinho” NÃO É A MESMA FUNÇÃO que a “orelha”, ou da “mão” , ou de outros membros que TAMBÉM FAZEM PARTE DO CORPO....

- OBS: ( Não podemos cometer o “ERRO DA INSENSATEZ”, isto é, querer ou pensar que “o dedinho” vai ter a mesma função que “a orelha”, e o pior, IMPUTAR ao “dedinho” que viva, creia, pregue e ensine como “a orelha” , Paulo disse que DEUS COLOCOU OS MEMBROS NO CORPO CADA UM DELES COMO QUIS.... I Cor. 12: 18 )

Como nossa “credencial” DEVE SER O AMOR, junto com o amor vem O RESPEITO !
É preciso RESPEITAR A POSIÇÃO de cada pastor, apóstolo, igreja ou ministério....
E por que é preciso respeitar ???  PORQUE HAVERÁ (e há) DIFERENÇAS !!!  Pois...

“UM CRÊ que de tudo se pode comer.... E OUTRO QUE É FRACO come legumes...
O QUE COME NÃO DESPREZE o que não come, e O QUE NÃO COME NÃO JULGUE o que come, POIS DEUS O RECEBEU POR SEU....
UM FAZ DIFERENÇA entre dia e dia...OUTRO JULGA IGUAIS todos os dias... CADA UM ESTEJA INTEIRAMENTE SEGURO EM SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA !
AQUELE QUE FAZ CASO DO DIA, para o Senhor o faz.  E QUEM COME para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e O QUE NÃO COME, para o Senhor não come, e dá graças a Deus...  
De modo que CADA UM DARÁ CONTA DE SI MESMO A DEUS....” (Rom.  14: 2 a 12)


Ou seja, SE EU VOU TER QUE DAR CONTA DE MIM MESMO A DEUS, penso que já tenho muito com o que me preocupar, E NÃO COM O QUE OU COMO O PASTOR OU APÓSTOLO OU IGREJA OU MINISTÉRIO TAL ESTÁ PREGANDO E ENSINANDO.... (cada um levará o seu próprio fardo... Gál. 6:5)

Por exemplo, há igrejas que crê que é desnecessário dizimar a Deus.....há outras igrejas que já crê que é necessário.....e ISSO segundo A FORMA ou O MODO que cada ministro vê...  (o que NÃO PODE HAVER EM NOSSO MEIO é a “condenação”  de quem não dizima a Deus, nem “a condenação” de quem dizima a Deus, porque O QUE FAZ, FAZ POR FÉ, e O QUE NÃO FAZ, NÃO O FAZ POR FÉ....e segundo Paulo, DEUS O RECEBEU POR SEU..... cada um vive segundo a sua fé, segundo a sua consciência....)

VOCÊ CRÊ ? Então faz por fé, sem condenação !  VOCÊ NÃO CRÊ ? Então não faça por fé ! 
Sem condenação ! (e cada um terá o resultado da sua fé no seu dia a dia...)

Mesmo caso sobre “o falar em outras línguas”, há igrejas que crê e igrejas que não crê..... 
( ...nesse momento, penso que não é inteligente “pararmos de avançar” para discutir sobre posições teológicas.... Ora, sejamos maduros e sensatos, e CONVIVAMOS com os que creem e com os que não creem.... Não quero “parar de correr no estádio” por causa dessas coisinhas  por vezes eclesiásticas e denominacionais... ) ANDEMOS EM SABEDORIA ! (Colos. 4:5)

“Que o nosso PROPÓSITO NÃO SEJA PÔR TROPEÇO ou ESCÂNDALO AO IRMÃO....
Eu sei e estou certo no Senhor Jesus, que NENHUMA COISA é de si mesmo imunda. Mas se alguém a tem por imunda, então PARA ESSE é imunda... Se por causa “DA TUA COMIDA” (do modo como vives e crê...) se contrista teu irmão, JÁ NÃO ANDAS CONFORME O AMOR.
NÃO FAÇAMOS PERECER POR CAUSA DA NOSSA COMIDA (do modo que cada um vive e crê) AQUELE POR QUEM CRISTO MORREU...” (Rom. 14: 13 a 15)

* NÃO PODEMOS EM HIPÓTESE ALGUMA CONDENAR “UMA ATITUDE DE FÉ” DEUM CRENTE ! 
Pois Jesus disse: “SE TU PODES CRER, TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ ! (Marc. 9:23)
Não posso “condenar” um crente que ora de joelhos ! (na Bíblia tem que orou de joelhos, quem orou em pé, quem orou deitado e etc...)
Não posso “condenar” um crente por “fechar os olhos e levantar as mãos” , na Bíblia tem quem não levantou as mãos...como quem levantou as mãos....teve quem fechou os olhos e quem não fechou os olhos....

* A FÉ É UMA ATITUDE ÍNTIMA E PESSOAL  DE UM CRENTE ! (por isso que Paulo disse que “UM CRÊ” que de tudo se pode comer.... “UM FAZ QUESTÃO DE DIA....e OUTRO  JULGA IGUAIS TODOS OS DIAS....” , ou seja, Paulo está nos mostrando que AS PESSOAS CREEM DE VÁRIOS MODOS.... Um crê que para a mulher orar tem que usar um véu sobre a cabeça...outro crê que não precisa....o que o ESPÍRITO SANTO quer nos mostrar é que AMBOS SÃO FILHOS DE DEUS...e se “a doutrina” de um é orar com o véu na cabeça e outro crê que não precisa colocar o véu, SAIBA QUE A ORAÇÃO DE AMBOS É OUVIDA POR DEUS....porque Deus não está vendo “o usar o véu ou não usar”, ELE ESTÁ VENDO A FÉ !!!!

“VENDO-LHES A FÉ, disse Jesus ao paralítico: Homem os teus pecados te são perdoados !” (Luc. 5:20)

A Bíblia não fala se o homem  estava “de terno e gravata”, se estava “de boné ou de chapéu”, se estava de “calça jeans ou de bermuda...” , a Bíblia diz que JESUS VIU A FÉ, ou seja, A ATITUDE ÍNTIMA DE UM CORAÇÃO SINCERO E VERDADEIRO DIANTE DE DEUS......

O que acontece é que “temos a mania” de querer QUE O OUTRO SEJA IGUAL A NÓS... (e isso é soberba, é presunção, NÃO É AMOR, o amor respeita as diferenças....o amor respeita a fé de cada um.... O AMOR É SIMPLES, NÃO JULGA, NÃO CONDENA.... Fariseu condena ! Lembro-me que Jesus foi convidado para almoçar na casa de um fariseu, e ele foi... Chegando lá, uma mulher se ajoelhou diante de Jesus, chorava e beijava os seus pés, e os enxugava com os cabelos..... mas O FARISEU “arrazoava” (pensava) em seu coração: SE ELE SOUBESSE QUEM É ESSA MULHER... SE FOSSE PROFETA SABERIA QUE ESSA MULHER É PECADORA... (pois era prostituta, ou seja, NÃO ERA IGUAL ao fariseu, nem cria como ele, nem tinha os mesmo costumes dele....) Enquanto o fariseu pensava consigo isso, Jesus lhe disse: POR QUE TEM ESSES PENSAMENTOS EM SEU CORAÇÃO ????? (querendo dizer, você quer cumprir “regras”, vou lhe falar de regras.....)  “Vês essa mulher ? Entrei em sua casa, E NÃO ME DESTE ÁGUA PARA OS PÉS, está porém regou com lágrimas os meus pés, e os enxugou com os seus cabelos... NÃO ME DESTE ÓSCULO SANTO, mas ela desde que entrou, não cessou de me beijar os pés.... NÃO ME UNGISTE A CABEÇA COM ÓLEO, mas esta ungiu-me os pés com unguento.... Por isso te digo, que OS MUITOS PECADOS DELA lhes são perdoados, POIS MUITO AMOU... Mas aquele quem pouco amou, pouco é perdoado....” (Luc. 7: 36 a 50)

Em outras palavras, SOMOS JUSTIFICADOS PELA NOSSA FÉ, e não por nossos costumes....

NÃO PODEMOS COMETER O ERRO DA INSENSATEZ !!!  Ou seja, querer ou pensar que “tal igreja ou ministério” crerá e verá como cremos e vemos !!! (é possível que haja quem crê diferente ou veja diferente....e digo em “questões denominacionais e eclesiásticas...pois em questões DE FUNDAMENTO, Jesus Cristo é O FUNDAMENTO de todos....e isso é O MAIS IMPORTANTE.....I Cor. 3:10) 

Não podemos “criar discórdias e contendas” quando encontrarmos um “Palmeirense em Graça”, ou um “Flamenguista em Graça”, ou um “Corintiano em Graça”, COM SENSATEZ temos que entender e compreender que O IMPORTANTE não é se ele é “Palmeirense, Flamenguista ou Corintiano”, MAS QUE ELE ESTÁ EM GRAÇA !!!!!!!! Esse é o Alvo !

Claro que se ele é “Palmeirense” ele será DIFERENTE do “Flamenguista” , camisa diferente...bandeiras diferentes....cores diferentes....jogadores diferentes....clubes diferentes....hinos e músicas diferentes...então ISSO NÃO É NOVIDADE !  A diferença está , que QUANDO SE VIVE EM AMOR não importa se “é Palmeirense ou Flamenguista”, MAS ESTAR EM CRISTO !

Para VIVERMOS EM UNIDADE EM GRAÇA, EM AMOR, temos que SUPORTAR tais “questões tolas...” 
Não pode haver em nosso meio quem discuta e crie inimizade POR CAUSA “da camisa” que cada um usa.... Lembra ??? O AMOR TUDO SUPORTA.... O AMOR NÃO SE PORTA INCONVENIENTEMENTE......
O AMOR não fica “jogando carapuças” para o Palmeirense virar Flamenguista..... (TÁ CLARO ou NÃO TÁ CLARO.....) O AMOR vai suportar, vai conviver em amor e em unidade..... por isso O AMOR TEM QUE SER A NOSSA “CREDENCIAL” que colocamos no peito.....
O AMOR AMA “o Flamenguista...ama o Palmeirense...ama...o...ama o..... ama o.......”

*** O Espírito Santo fala alto em meu coração sobre ISSO.... que é preciso SEPARAR o modo que pregamos em nossas congregações do modo que pregaremos em uma CONFERÊNCIA DE UNIDADE EM GRAÇA.... É claro que A MENSAGEM não pode ser a mesma....pois UMA é a mensagem DO PASTOR para o rebanho que lhe foi confiado....OUTRA é a mensagem DO APÓSTOLO para o Corpo de Cristo.... ou seja, UMA É A MENSAGEM LOCAL e OUTRA É A MENSAGEM UNIVERSAL...... UMA é a mensagem só para “Palmeirense” e OUTRA é a mensagem quando tem um jogo DA SELEÇÃO BRASILEIRA, ou seja, onde tem NO MESMO ESTÁDIO incontáveis pessoas torcendo pelo BRASIL (que seria CRISTO pra nós) , e não mais para “o seu próprio clube” (que seria nossas congregações....) SIMPLES ASSIM.....

* Não se admire de haver  “diferenças” entre nós !!! (isso é bom para que aprendamos A NOS RESPEITAR...e A RESPEITAR A VISÃO QUE DEUS DEU A CADA UM....) Pois NOS DONS ESPIRITUAIS e NOS DONS MINISTERIAIS, Deus deu e distribuiu a cada um SEGUNDO A SUA VONTADE, e cabe a nós entendermos e aceitarmos ISSO......

“Assim como O CORPO É UM, E TEM MUITOS MEMBROS, e todos os membros, sendo muitos, FORMAM UM SÓ CORPO, assim é Cristo também... “ (I Cor. 12: 12)

“Temos diferentes dons SEGUNDO A GRAÇA QUE NOS É DADA....” (Rom. 12: 6)

*** Temos que NOS RESPEITAR ! Temos que NOS ACEITAR !!! Temos que compreender que CADA MEMBRO tem a sua função no Corpo, e ISSO estabelecido POR DEUS, e não por homens...

VIVER EM UNIDADE É VIVER EM AMOR ! E isso é um desafio para nossa fé ! 
E EU ESTOU DISPOSTO a viver esse desafio ! Depois de mais de 20 ANOS EM GRAÇA, eu aceito Senhor, esse desafio, de ser PACIENTE , de ser BENIGNO, de não me INVEJAR, não me VANGLORIAR, não me ENSOBERBECER, de não me portar INCONVENIENTEMENTE, de não buscar MEUS PRÓPRIOS INTERESSES, de não me IRRITAR, de não SUSPEITAR MAL....de não me alegrar com a INJUSTIÇA, de me regozijar com A VERDADE, de se preciso, TUDO SOFRER, TUDO CRÊR, TUDO SUPORTAR..... eu aceito Senhor, esse desafio, para esse novo tempo.... 
Se para viver em UNIDADE EM GRAÇA eu terei que viver EM AMOR, então viverei, custe o que me custar.....

*** Não estamos mais em tempo de “debates e posições teológicas”, não podemos perder nosso tempo com “teses e interpretações”, Deus me deixou claro:

“A IGREJA CATÓLICA já teve sua vez na terra.... A IGREJA EVANGÉLICA já teve sua vez na terra.... AGORA É A VEZ DA GRAÇA e DO APOSTOLADO no Brasil e na terra !!!”

AGORA É A NOSSA VEZ !!! ISSO É PROFÉTICO ! ISSO É HISTÓRICO ! 
NUNCA HOUVE ESSE MOVER SOBRE A TERRA !!!! NEM NO TEMPO DE PAULO !!!!
A UNIDADE  DAS IGREJAS e MINISTÉRIOS EM GRAÇA É UM MOVER HISTÓRICO NA TERRA !!!
DEUS ESTÁ NOS CHAMANDO ! DEUS ESTÁ NOS AJUNTANDO ! 

“Assim diz o Senhor: AINDA AJUNTAREI OUTROS AOS QUE JÁ SE LHE AJUNTARAM...” (Isa. 56:8)

E NÃO PODEMOS FALHAR NESSA MISSÃO !!! NÃO PODEMOS PARAR DE AVANÇAR PARA 
“SE ENROSCAR” EM TESES E QUESTÕES TOLAS....EM COISAS INÚTEIS E VÃS.....

* DEUS ESTÁ JOGANDO UMA REDE SOBRE A TERRA, E ELE VAI PUXAR ESSE REDE ! 
E VIRÁ TODA SORTE DE PEIX....OPS.... DE OVELHAS.....  

“Ele enviará os Seus anjos, com grande clancor de trombeta, OS QUAIS AJUNTARÃO OS SEUS ESCOLHIDOS desde os quatro ventos, de uma á outra extremidade dos céus...” (Mat. 24: 31)

Por isso..... nesse MOVER........

“EVITA QUESTÕES TOLAS, GENEALOGIAS e CONTENDAS e DEBATES ACERCA DA LEI, porque SÃO COISAS INÚTEIS e VÃS.....” (Tito 3: 9)

“Como te roguei....para advertires a alguns que NEM SE OCUPASSEM com fábulas ou com genealogias intermináveis, QUE ANTES PRODUZEM CONTROVÉRSIAS do que o serviço de Deus, na fé...  Ora, O INTUITO DESTE MANDAMENTO É O AMOR que procede de um CORAÇÃO PURO, de uma BOA CONSCIÊNCIA, de uma fé não fingida... ALGUNS SE DESVIARAM DESSAS COISAS E SE ENTREGARAMN A DISCURSOS VÃOS.....”     (I Timó. 1: 3 a 6)


...pra viver EM UNIDADE não se tem que “concordar com todos ou ser igual a todos”, mas se tem que RESPEITAR A TODOS....

Como o Espírito Santo me ensinou:

“RESPEITAR é minha obrigação.....NÃO CONCORDAR é meu direito.....”

Eu tenho VERDADEIROS AMIGOS que não são “Santistas” como eu.... tenho AMIGOS, “Palmeirenses, Flamenguistas, Vascaínos, São Paulinos, Corintianos” e etc.... e DEUS ME ENSINOU a viver bem com todos eles....e isso segundo a carne, ora.... “não me submeterei MUITO MAIS ao Pai dos espíritos, e viverei bem com meu irmãos em graça ???” (Heb. 12:9)

* VIVER EM UNIDADE não é querer que as pessoas creiam como eu, pensem como eu, ou sejam como eu, VIVER EM UNIDADE É EM AMOR ACEITAR COMO CADA UM É E CRÊ.....

....portanto...

“...GUARDEMOS A UNIDADE DO ESPÍRITO no vínculo da paz.....” (Efés. 4:3)
“E sobre tudo isso, REVESTI-VOS DE AMOR, que é O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO...” (Colos. 3:14)

*** VIVAMOS A GRAÇA EM AMOR ! 
Com palavras e atitudes que AJUNTAM, e não que ESPALHAM... 

Esse é o nosso lema:  JUNTOS SOMOS MAIS FORTES !!!!

POVO EM GRAÇA, EM TODA A TERRA, DECLARE ISSO..............



Marcos Gomes Apóstolo 
Ministério GRAÇA e APOSTOLADO – MGA
Abril / 2017