Dia 08 - VARIEDADE DE LÍNGUAS ou IDIOMA ???





VARIEDADE DE LÍNGUAS ou IDIOMA ??? (por MGA)


.....abençoados... no meio cristão...... há quem crê (e pensa) que língua é idiomas...e há os que creem no dom de Variedades de Línguas (I Cor. 12: 10), que é UM DOM do Espírito Santo, que opera em nós através DA MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO (I Cor. 12:7)

O apóstolo Paulo disse:

"O QUE FALA EM LÍNGUA NÃO FALA AOS HOMENS (ora..."se" fosse idioma, se falaria aos homens.... pois os homens de toda a terra, falam idiomas...), SENÃO A DEUS...  

Com efeito NINGUÉM O ENTENDE  (..."se" fosse um idioma, inglês, alemão, espanhol, árabe, russo e etc...ALGUÉM NA TERRA ENTENDERIA....) , e em espírito FALA MISTÉRIOS..." (I Cor. 14: 2)

Ora.... falar "um idioma" (inglês, alemão, russo e etc...) é algo que os homens entendem.... e, NÃO HÁ NENHUM MISTÉRIO em falar alemão, russo ou algum outro idioma.... (!?!)  Certo ?
Paulo disse que  “O QUE FALA EM LÍNGUA...EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS...” 

Paulo disse: "O que fala em língua EDIFICA-SE A SI MESMO..." (I Cor. 14:4) 

Certamente Paulo está falando de UMA LÍNGUA ESPIRITUAL/SOBRENATURAL....

Ora... como alguém poderia "ser edificado" falando meramente idiomas ? Quem nasceu na Alemanha naturalmente falará alemão... Quem nasceu no Japão naturalmente falará japonês.... Quem nasceu no Brasil, naturalmente falará português...e assim por diante... (fica claro que Paulo não está falando meramente de um "idioma natal..." , isto é, da língua do país que nasceu.... 

O que o povo de Deus não foi ensinado, é que a Bíblia fala sobre TRÊS TIPOS DE LÍNGUAS:

1) LÍNGUAS EM ATOS 2: (No Dia de Pentecostes)


“Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam reunidos no mesmo lugar... De repente veio do céu um som, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E viram línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos forma cheios do Espírito Santo, e começaram A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, conforme o Espírito Santo concedia que falassem.
Em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos de todas as nações que estão debaixo do céu. Correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, PORQUE CADA UM OUVIA FALAR NA SUA PRÓPRIA LÍNGUA.” (Atos 2: 1 a 6)

Veja que AQUI EM ATOS 2 “as línguas” que falavam concedidas pelo Espírito Santo DE FATO ERAM IDIOMAS. Vejamos os textos abaixo:

“E todos pasmavam e se maravilhavam, perguntando uns aos outros: Não são GALILEUS todos esses homens que estão falando ? Então como é que OS OUVIMOS, CADA UM NA NOSSA PRÓPRIA LÍNGUA NATIVA ? (ou seja, em nosso próprio idioma...)
Partos, Medos e Elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, Ponto e Asia. Frigia e Panfília, Egito e partes da Líbia perto de Cirene, forasteiros romanos, tanto Judeus como Prosélitos, Cretenses e Árabes , TODOS OS TEMOS OUVIDO EM NOSSAS PRÓPRIAS LÍNGUAS (aqui em Atos 2 de fato eram idiomas...) falar das grandezas de Deus...” (Atos 2:7 a 11)

DE FATO em Atos 2 a manifestação do Espírito Santo que ocorreu com eles ERAM IDIOMAS...
 

2)  LÍNGUAS EM ATOS 10: (Na casa de Cornélio)


“Dizendo Pedro ainda estas palavras (do verso 34 a 43) CAIU O ESPÍRITO SANTO sobre todos os que o ouviam. Os fiéis que eram da circuncisão (os judeus), que tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que O DOM DO ESPÍRITO SANTO se derramasse também sobre os gentios. Pois OS OUVIAM FALAR EM LÍNGUAS E ENGRANDECER A DEUS....” (Atos 10: 44 a 46)

Nesse texto fica claro que AS LÍNGUAS que eles falaram NÃO ERAM SIMPLESMENTE IDIOMAS, pois Pedro, Cornélio e os demais JÁ ESTAVAM CONVERSANDO entre eles mesmo, desde o verso 24.....
Fica claro também que “O DOM DO ESPÍRITO SANTO” que se derramou também sobre os gentios (verso 45) era o dom chamado VARIEDADE DE LÍNGUAS...que Paulo disse em I Cor. 12:10.....


3) LÍNGUAS EM ATOS 19:  (como foi na casa de Cornélio em Atos 10 também foi em Éfeso...)


“Perguntou Paulo aos discípulos: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes ? Responderam eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então ? Responderam: NO batismo de João.
Paulo disse: certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus... Quando ouviram isto foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Impondo-lhes Paulo as mãos, VEIO SOBRE ELES O ESPÍRITO SANTO, e FALAVAM EM LÍNGUAS e PROFETIZAVAM...” (Atos 19: 2 a 6)


*  Percebam que tanto em ATOS 2 (verso 4), como em Atos 10 (verso 44), como também em ATOS 19 (verso 6) para que falassem em línguas FOI PRECISO UMA MANIFESTAÇÃO (uma intervenção Divina Sobrenatural) DO ESPÍRITO SANTO neles, ou sobre eles....bem como Paulo disse:  “A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO é dada a cada um naquilo que for útil... A UM PELO ESPÍRITO....A OUTRO PELO ESPÍRITO....A OUTRO PELO ESPÍRITO....” (I Cor. 12:7, 8...)

O que fica claro que O DOM (ou os dons) operam ATRAVÉS DE UMA MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, e não por “vontade ou decisão própria....”


* É verdade que "existem  exageros" (até manifestações carnais), mas ISSO não anula o genuíno dom e a verídica manifestação do Espírito Santo na vida de um crente.....


É verdade que "existem exageros", mas O QUE É ESPIRITUAL DISCERNE BEM TUDO... (I Cor. 2:15) , pois quem nEle crer não será confundido... (Rom. 9:33), pois O MESMO ESPÍRITO TESTIFICA com o nosso espírito.... (Rom. 8:16) 
Nisso discernimos pelo Espírito, que há DOIS PROPÓSITOS do falar em línguas:

A) PARA QUE DEUS FALE COM OUTROS POVOS !

“Pelo que POR LÁBIOS ESTRANGEIROS e POR LÍNGUA ESTRANHA Deus falará a este povo, ao qual disse: ESTE É O DESCANSO, DAI DESCANSO AO CANSADO e ESTE É O REFRIGÉRIO, mas não quiseram ouvir...” (Isa. 28: 11 e 12)

“Em meu nome....falarão novas línguas.....” (Marc. 16: 17)

“Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas.... porque cada um os ouvia falar na sua própria língua...” (Atos 2: 4,6,8)


B) PARA EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL !

“A um pelo mesmo Espírito VARIEDADE DE LÍNGUAS...” (I Cor. 12: 10)

“O que fala em língua EDIFICA-SE A SI MESMO....” (I Cor. 14: 4) 

“Mas vós amados, EDIFICANDO-VOS SOBRE A VOSSA SANTÍSSIMA FÉ, ORANDO NO ESPÍRITO SANTO...” (Judas 20)

“O que fala em língua...em espírito fala mistérios....” (I Cor. 14: 2)

“E orai em todo o tempo com toda oração e SÚPLICA NO ESPÍRITO....” (Efés. 6:18)

“...o Espírito ajuda as nossas fraquezas... o mesmo Espírito INTERCEDE POR NÓS (veja que é uma manifestação, uma intervenção Divina) COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS...” (Rom. 8: 26)

“Que farei pois ? ORAREI COM O ESPÍRITO (em línguas de um modo sobrenatural), mas também ORAREI COM O ENTENDIMENTO (que é na nossa língua natal....), CANTAREI COM O ESPÍRITO (que é cantar em línguas, de um modo sobrenatural) mas também CANTAREI COM O ENTENDIMENTO (isto é, em nossa língua natal...)” (I Cor. 14: 15)

“Pois SEU EU ORAR EM LÍNGUA, O MEU ESPÍRITO ORA DE VERDADE (uma outra versão diz, ORA DE FATO...), mas O MEU ENTENDIMENTO FICA SEM FRUTO (fica claro que UMA COISA é orar (ou falar) em línguas e OUTRA COISA é orar (ou falar) com o entendimento humano...)” (I Cor. 14: 14)


PALAVRA SEMI-FINAL:


“Ora, A RESPEITO DOS DONS ESPIRITUAIS, não quero irmão, que sejais ignorantes..... pois...A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO é dada a cada um naquilo que for útil... pois UM SÓ E O MESMO ESPÍRITO OPERA TODAS ESTAS COISAS, distribuindo A CADA UM COMO QUER...” (I Cor. 12: 1 , 7, 11)

Ora....FALAM TODOS EM OUTRAS LÍNGUAS ??? (I Cor. 12: 30)

“Portanto procurai com zelo profetizar, E NÃO PROIBAIS O FALAR EM LÍNGUAS...mas FAÇA-SE TUDO COM DECÊNCIA E ORDEM.... ” (I Cor. 14: 39, 40)

“....procurai com zelo os melhores dons...e eu vos mostrarei O CAMINHO (O AMOR - I Cor. 13) mais excelente....” (I Cor. 12: 31)

Marcos Gomes Apóstolo – Ministério GRAÇA e APOSTOLADO - MGA