Viver em Graça é Andar em Sabedoria


Viver em graça é andar em Sabedoria ! 
 

“TEM  CUIDADO  DE  TI  MESMO  E  DA  DOUTRINA.   PERSEVERA  nestas  coisas, porque  FAZENDO  ISTO, te  salvarás, tanto  a  ti  mesmo  COMO  AOS  que  te  ouvem...” (I Timó. 4: 16)

* Para viver em graça e endar em sabedoria É PRECISO CUIDAR DE TI MESMO !  Alguns não atentam para essa direção do apostolado... e então naufragam na fé ! Por que ?  Porque “erram o alvo” e passam a “cuidar de outros” ao invés de “cuidar de si mesmo...” (?!?)  Na verdade, NA GRAÇA CADA UM LEVA O SEU PRÓPRIO FARDO ! (Gál. 6: 5) E eu já vivo assim ! Alguns deixam de reinar em vida porque estão preocupados demasiadamente com outras pessoas que na verdade não estão “nem um pouco” preocupadas... Então, por que “se preocupar com a vida das pessoas” que não demonstram que estão preocupadas consigo mesmas ???   Quando se ouve a ABUNDÂNCIA DA GRAÇA naturalmente nossa mente passa a pensar e raciocinar como a mente de Paulo pensava e raciocinava.  Por vezes vejo pessoas “se preocupando” demasiadamente com outras que nem lembram que ele existe, quando deveriam estar CUIDANDO DE SI MESMO e LEVANDO O SEU PRÓPRIO FARDO... então dizem que isso é amor...  mas na verdade é uma HUMILDADE FINGIDA... (Colos. 2: 23) Por que, O QUE É  AMAR ???
A “lei do amor” é essa: “AMARÁS O PRÓXIMO COMO A TI MESMO !” (Rom. 13: 9)  Ou seja, para você AMAR ALGUÉM primeiro você precisa AMAR VOCÊ MESMO !!!   Se alguém me disser que ama alguém e que está preocupado com alguém SEM ANTES amar a si mesmo e se preocupar consigo mesmo EU SEREI O PRIMEIRO A NÃO ACREDITAR em tal pessoa...O que quero que vocês entendam, é que PARA VIVER EM GRAÇA e ANDAR EM SABEDORIA a prioridade começará em você ! Pois... como posso “dar algo” se já não tiver esse algo ? Isto é, como posso “cuidar de alguém” SE NÃO CUIDO de mim mesmo ?  Primeiro CUIDO DE MIM, depois cuido de alguém !  ESSE É O PRINCÍPIO !  Primeiro Davi disse que “O SENHOR ERA O SEU PASTOR...”  (Salmos 23: 1) depois Davi disse que “O SENHOR ERA O PASTOR DE ISRAEL...” (Salmos 80: 1)  ENTENDEU ?  Deus primeiro se manifesta PESSOALMENTE, INDIVIDUALMENTE, depois COLETIVAMENTE... Primeiro Jesus multiplicou os pães de um menino, DEPOIS deu para os que não tinham nada. ISSO É VIVER EM GRAÇA ! ISSO  É  ANDAR  EM  SABEDORIA !  Rejeite  da  sua  mente  A  HIPOCRISIA  RELIGIOSA ! Aquele “pensamento” de que têm que “dar aos outros” QUANDO NA VERDADE VOCÊ NÃO TEM NEM PRA VOCÊ.... (?!?) Lembre-se: PRIMEIRO pra você, DEPOIS para os outros !  PRIMEIRO você ama a ti mesmo, DEPOIS ama o teu próximo !PRIMEIRO cuida de ti mesmo, DEPOIS cuida DE OUTROS...  Isso é um princípio, e Deus quer que você viva assim ! Um pastor deve cuidar das ovelhas, mas primeiro deve cuidar de si mesmo !  Um pastor deve cuidar das coisas de Deus,mas primeiro deve cuidar das suas coisas...  Por isso que Paulo disse  “quem não cuida da sua própria casa, COMO CUIDARÁ da casa de Deus ?” (I Timó. 3: 5)  “Nenhum soldado EM SERVIÇO se embaraça com negócios desta vida...”  (II Timó. 2: 4)  Se você não cuidar de ti mesmo COMO cuidará de outro ?  Se você não cuidar da sua família COMO cuidará da família de Deus ?  Se você não andar em sabedoria QUEM andará por você ???  Se você não plantar a boa semente QUEM plantará por você ? 
--- APRENDA  A  VIVER  EM  GRAÇA ! APRENDA  A  ANDAR  EM  SABEDORIA....  Sede  meus  imitadores...

  * Apóstolo Marcos Gomes – 26 de JUNHO de 2.005.



Viver em graça é andar em Sabedoria ! - 2


 “...têm na verdade, “APARÊNCIA DE SABEDORIA”, em culto voluntário, “HUMILDADE FINGIDA”,e severidade para com o corpo, MAS NÃO TÊM VALOR ALGUM contra a satisfação da carne...” (Colos. 2: 23

 * “A HUMILDADE FINGIDA” É UMA FORTALEZA na mente de muitos filhos de Deus !  Mostra-se uma “suposta humildade” mas na verdade não passa de um sentimento vão e enganador...   Muitos misturam “humildade” com “autoridade”, de modo que (e eu já vi isso várias vezes...) às vezes quando eu uso de autoridade alguns pensam que não sou humilde... (?!?)  Ora, o que humildade tem a ver com autoridade ? Uma pessoa que têm AUTORIDADE é alguém que recebeu PODER e DOMÍNIO para estabelecer algo ou destituir algo...  Quem têm AUTORIDADE
recebeu autorização para dizer SIM ou dizer NÃO !  De modo que um NÃO como resposta não significa que tal pessoa não é humilde...   Outro erro grave é pensar que uma pessoa “humilde” tem que ser bem pobre... um coitadinho... um miserável... (?!?)  Ora, o que miséria e a  pobreza tem a ver com humildade ??? NADA ! Jesus era uma pessoa HUMILDE, mas não era miserável  !  E assim também Paulo, Moisés, Davi, Salomão e tantos outros...
Os “crentes da lei” têm “severidade para com o corpo” e uma “aparêcia de sabedoria”, mas o resultado dessas duas coisas, segundo o apóstolo Paulo, é uma HUMILDADE FINGIDA !  Nunca vou me esquecer de um irmão que passou por esse Ministério e um dia em um de nossos seminários ele disse:  --- Pastor Marcos... eu pertencia a uma igreja a alguns anos... e lá tinha uma irmã que andava sempre cabisbaixa... “encolhidinha...”  uma aparência de uma mulher muito sofrida... parecia até estar com muitas dores...  então eu pensei:  Essa mulher deve estar muito doente. Vou falar com ela para ver se quer minha ajuda....Então ele disse:  --- Irmã posso te ajudar em alguma coisa ?  Sempre vejo a senhora aqui na igreja cabisbaixa e pensei que a senhora estivesse sofrendo de alguma enfermidade ou estivesse com dores...  Ao que ela lhe respondeu: --- Não meu irmão...  está tudo bem... é que eu sou “crente...” e devemos ser humilde... (?!?)  ORA... PARA SER HUMILDE PRECISA FAZER UMA CARA DE QUEM ESTÁ SOFRENDO ? Precisamos andar cabisbaixo para que vejam que somos humildes ???  Era apenas mais um caso de  “aparência de sabedoria...” Outro caso é esse... esse aconteceu comigo...  Um dia estava no mercado e econtrei uma irmã que teve sua mente corrompida pela Sistema... e fazia muitos anos que eu não a via...  então nos encontramos num dos corredores do mercado... e ela disse:---  Olá pastor Marcos... tudo bem com você ?   Disse:  --- Olá abençoada, tudo bem graças a Deus... Ela falou:  --- Você percebeu com eu mudei ?  (então se exibindo com orgulho jogou de lado um cabelo comprido todo despontado e queimado... o que eu percebi é que aquele cabelo não via uma “boa tesoura” à anos...)Então olhei para ela e disse:  --- VOCÊ NÃO PODE ME SUPORTAR !  Graça e paz abençoada... * MORAL DA HISTÓRIA:   “Severidade para com o corpo” + “Aparência de sabedoria” = HUMILDADE FINGIDA !

Por isso:  
“Não nos recomendamos outra vez a vós, mas damo-vos ocasião de vos gloriardes por nossa causa,para que tenhais que responder AOS QUE SE GLORIAM NA APARÊNCIA E NÃO NO CORAÇÃO...”  (II Cor. 5: 12)

“Acautelai-vos DA FALSA circuncisão... pois a circuncisão somos nós QUE SERVIMOS A DEUS EM ESPÍRITO, e nos gloriamos em Cristo Jesus, E NÃO CONFIAMOS NA CARNE...”  (Filip. 3: 2 e 3)
* APRENDAM  A  ANDAR  EM  SABEDORIA....

   * Apóstolo Marcos Gomes – 03 de JULHO de 2.005.



Viver em graça é andar em Sabedoria ! - 3


“ANDAI EM SABEDORIA para com os que estão de fora, aproveitando bem cada oportunidde.
 A vossa palavra seja SEMPRE AGRADÁVEL, temperada com sal, para que saibais 
como deveis responder a cada um...” (Colos. 4: 5 e 6)

--- Você precisa andar em sabedoria para com todos, pois quem anda em sabedoria NÃO ESPALHA o povo de Deus, pelo contrário, sempre fará algo para ajuntar... Para andar em sabedoria é preciso verificar as atitudes, o modo de falar e agir... Nossa vida em graça têm que ter SABOR, ou seja, TESTEMUNHO !  Não basta dizer “Graça e Paz” se não tiver um bom testemunho de vida, pois na verdade, não podemos fazer do “Graça e Paz” um mero “cumprimento humano”, como “um oi”, ou “um tchau...”  Quem der “Graça e Paz” para alguém É PRECISO que tenha A GRAÇA de Deus em sua vida como também A PAZ Faz parte também de “andar em sabedoria” CONQUISTAR A SIMPATIA das pessoas, sendo educado e ponderado. Pois quando uma pessoa gosta de você fica mais fácil ele crer em você !  Ou seja, quando se ganha a simpatia de uma pessoa temos liberdade para falar da Graça e do Apostolado... Outrossim, quando eu respondo bem a uma pessoa, estou desenvolvendo “A ARTE” que está dentro de mim, que é  SE RELACIONAR BEM...  Pois Deus nos criou para sermos educados, cordiais, generosos, e fraternais...   A sua palavra deve ser SEMPRE agradável !  Isto é, “O QUE VOCÊ FALA” deve agradar as pessoas. De outro modo, há pessoas que “falam tanta besteira” (conversas tolas, sem nenhum fundamento...) que se tornam desagradáveis, e é isso que faz com que as pessoas se afastem e não queira ouvir e nem estar perto de tais pessoas... Quem anda em sabedoria torna-se EXEMPLO para os fiéis (I Timó. 4: 12), e para ser exemplo “NÃO DÊ MOTIVO DE ESCÂNDALO EM COISA ALGUMA para que o nosso Ministério NÃO SEJA CENSURADO e DIFAMADO...” (II Cor. 6: 3) Quem anda em sabedoria PENSA ANTES DE FALAR ! PENSAM ANTES DE AGIR !  (muitos “primeiro” falam e agem, “depois” pensam... quando pensam...)  NÃO MOSTRE A SUA CARNE !  (Gál. 5: 13)  A Graça não é “um passaporte” ou uma “autorização” para pecar a vontade... (?!?)  QUAL É O SEU PROPÓSITO DE VIVER EM GRAÇA ?  Eu vou te falar qual é o meu propósito e que também deve ser o teu:  Paulo nos disse: “Seja o vosso propósito NÃO PÔR TROPEÇO OU ESCÂNDALO ao irmão !  Não faças perecer POR CAUSA da tua “comida” (o teu falar, o teu agir...) aquele por quem Cristo morreu...”  (Rom. 14: 13 e 15) Não dê motivo de escândalo !  Declare comigo:  --- “Eu recebo A EXORTAÇÃO de Deus para a minha vida ! Porque viver em graça É ANDAR EM SABEDORIA !”   Ande em sabedoria e não dê motivo de escândalo em coisa alguma !  Jesus mesmo disse:“Ai do mundo por causa dos escândalos !  É necessário que venham escândalos, mas “ai do homem” por quem o escândalo vier...”  (Mat. 18: 7)  Pastor, por que Jesus disse “aí do homem” por quem vier o escândalo ? Ele perderá sua salvação ? Não ! Não é isso !  É que “o escândalo” acaba com a moral do homem ! Faz o homem perder sua reputação. Por isso, como eleitos, escolhidos e predestinados para a glória de Deus devemos “ZELAR O QUE É HONESTO não somente diante de Deus, MAS TAMBÉM diante dos homens...”  (II Cor. 8: 21) Por  isso  QUEM  RECEBE  a  Graça, VIVE  em  graça, ANDANDO  em  sabedoria...

   * Apóstolo Marcos Gomes – 10 de JULHO de 2.005