Cristo é Superior a Moisés

Cristo é "Superior" a Moisés !

Hebreus 3

1- Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, CONSIDERAI A JESUS, o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão.

2- Ele foi fiel ao que O constituiu, como também o foi Moisés em toda a casa de Deus.

3- Jesus é tido por digno de tanto MAIOR GLÓRIA do que Moisés, quanto MAIOR HONRA do que a casa tem Aquele que a edificou.

4- Pois toda CASA é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.

5- Moisés, na verdade, foi fiel em toda a casa de Deus, COMO SERVO, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar.

6- Mas Cristo, COMO FILHO, sobre a Sua própria casa. ESSA CASA SOMOS NÓS, se tão-somente conservarmos firmes a confiança e a glória da esperança até o fim.

7- Assim, como diz o Espírito Santo: Hoje se ouvirdes a Sua voz,

8- não endureçais os vossos corações...

Vimos a “comparação” que Paulo fez entre “os dois tipos de sacerdotes”.

Nesse texto, Paulo nos ensina a CONSIDERAR a Jesus ! Entre Moisés e Jesus, nos disse para CONSIDERAR a Jesus (que isso fique bem claro á vocês, a Graça, a Nova Aliança não considera a Moisés, mas a Cristo, Jesus...) Paulo não estava dizendo que Moisés não foi “um grande homem de Deus”, aliás, o maior profeta do Antigo Testamento, pois foi à ele que Deus passou os “dez mandamentos”, enfim, a doutrina daquela Aliança, naquele tempo...

Paulo não estava desprezando aquele que tinha sido um profeta do Senhor, NÃO É ISSO ! Paulo deixou bem explicado esse assunto, quando disse que Moisés FOI FIEL À DEUS, mas como servo ! A grande diferença é que Cristo também foi fiel, MAS COMO FILHO, isto é, O PRÓPRIO DEUS, revestido de carne...

Paulo continuou a “comparação” dizendo que Jesus É DIGNO DE MAIOR HONRA E MAIOR GLÓRIA do que Moisés, e explicou por que : ..quanto “MAIOR HONRA” do que “a casa” tem aquele que a edificou...” ( verso 3 )

Isso é lógico e coerente. Aliás há um CONCEITO ERRADO quando se vê algo maravilhoso e bonito. Geralmente se ENFATIZA “a obra” e não “o autor” ( ?!? ) Esse “conceito” precisa ser mudado ! ! !

Quando você olha para uma maravilhosa “mansão”, uma construção de deixar qualquer um com “o queixo caído...” com jardim, piscina, “aquela garagem...” e etc... É preciso dar honra àquele que a fez, e não à mansão... A “mansão” só existe porque “alguém” a construiu, caso contrário não existiria... O “conceito” de Paulo JÁ ESTAVA MUDADO ! Ele “HONRAVA” muito mais “Aquele” que tinha edificado “a casa” (nossas vidas) do que a própria casa...

E para concluir (aquela comparação que Paulo fez entre Moisés e Cristo) disse : “Hoje se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração...” (Heb. 3: 7 e 8)

Marcos Gomes Apóstolo , praticando o juízo e a justiça na terra... (Jerem. 23: 5)

Ministério GRAÇA e APOSTOLADO / MGA - São Paulo – B R A S I L