O Ministério de Paulo

O MINISTÉRIO DE PAULO

--- Nesta apostila, estudaremos a “essência” do chamado de Paulo, como apóstolo dos gentios. Veremos também sobre os “três” ministérios que Paulo atuou :

1 ) Entre os judeus

2 ) Entre os reis

3 ) E entre os gentios...

Veremos a Eleição e a Predestinação na vida de Paulo, como cumprimento de um “PROPÓSITO” de Deus :

“Eu sei que TUDO PODES, e que NENHUM DOS TEUS PLANOS PODE SER IMPEDIDO...”

( Jó 42: 2 )

--- O Deus de Abraão, Isaque e Jacó, é um Deus Soberano. Ele disse a Abraão que é o “EL SHADAY”( O TODO PODEROSO ):

“Quando Abrão tinha noventa e nove anos de idade, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse :EU SOU O DEUS TODO PODEROSO;anda na Minha presença e sê perfeito...” ( Gên. 17: 1 )

Deus, por ser Soberano, tem “DESÍGNIOS”, cujo mesmos são realizados à risca :

“Eu anuncio o fim desde o princípio, desde a Antigüidade as coisas que ainda não sucederam. Eu digo : O Meu PROPÓSITO subsistirá,e FAREI TODA a Minha vontade...” (Isa. 46: 10)

“Edificando sua vida em Graça,

apóstolo Marcos Gomes”

* O MINISTÉRIO DE PAULO *

(PARTE 1)

--- A minha oração, é para que Deus lhe dê “olhos iluminados”, ou seja, olhos espirituais aptos para discernir as “coisas excelentes”, os mistérios de Deus que não se aprendem com os homens, ou em uma escola, mas tão somente POR REVELAÇÃO, apenas comparando coisas espirituais com as espirituais...

“Disto também falamos, NÃO COM PALAVRAS DE SABEDORIA HUMANA,

mas com as palavras que o Espírito Santo ensina...”

( I Cor. 2: 13 )

A “revelação da Palavra de Deus” é dada quando comparamos coisas espirituais com espirituais. Por isso que Jesus disse :

“Quem crê em Mim, como diz a Escritura,

do seu interior fluirão rios de água viva...”

( Jo. 7: 38 )

Creiamos como está escrito ! Deus disse :

“Eu, o Senhor, te chamei em retidão; Eu te tomarei pela mão.

Eu te guardarei, e te darei por aliança do povo,

e PARA LUZ DOS GENTIOS...”

( Isa. 42: 6 )

Concluímos pois, que Deus estava falando e profetizando a respeito de Paulo.

Pois Paulo disse :

“Pois assim nos ordenou o Senhor : Eu te pus PARA LUZ DOS GENTIOS,

a fim de que sejas para salvação até os confins da terra...”

( Atos 13: 47 )

{ Paulo estava citando Isaías 42: 6 }

Paulo tinha DISCERNIDO ( entendido espiritualmente ) que era a seu respeito que Deus tinha falado “séculos antes d’ele nascer”, pela boca do profeta Isaías... Nisto vemos a “ELEIÇÃO” ( a escolha Soberana de Deus ) e a “PREDESTINAÇÃO” ( o que tinha sido DETERMINADO por Deus ), conforme Paulo mesmo confirmou em sua vida :

“Mas quando aprouve a Deus, que “DESDE O VENTRE” de minha mãe

ME SEPAROU, e ME CHAMOU pela Sua Graça....”

( Gál. 1: 15 )

Paulo entendeu que da forma que Moisés, Jeremias, Davi, Ezequias, Daniel, Elias e muitos outros... foram ESCOLHIDOS e SEPARADOS por Deus com uma MISSÃO ESPECÍFICA, assim também tinha sido com ele...

P.S. ( Como eu, também entendi isso em minha vida. Fui ENVIADO por Deus com uma MISSÃO...Glória a Deus, DISCERNI ISSO em Março de 1.997 pelo Espírito...)

Paulo, como os outros ( e também comigo... ) foi “SEPARADO e CHAMADO”.

É Deus quem SEPARA ! É Deus quem CHAMA !

“...os dons e a vocação de Deus SÃO IRREVOGÁVEIS...”

( Rom. 11: 29 )

Primeiro Deus faz as promessas. Perceba ! Em Isaías 42 : 6 fala sobre essas promessas ministeriais : ( DEUS DISSE : )

1 ) EU TE TOMAREI PELA MÃO !

2 ) EU TE GUARDAREI !

3 ) EU TE DAREI POR ALIANÇA DO POVO !

4 ) EU TE DAREI PARA LUZ DOS GENTIOS !

COMO ESTÁ ESCRITO !

“Fiel é o que vos chama, o qual também o fará....”

( I Tes. 5: 24 )

“...fiel é Aquele que fez as promessas...”

( Heb. 10: 23b )

Já estava profetizado, já estava predestinado, mas tudo começou quando....

“Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que,

se encontrasse alguns “daquela seita”, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. Aproximando-se Saulo de Damasco, na sua viagem, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia:

Saulo, Saulo, por que me persegues ? Ele disse: Quem és Senhor ? Respondeu o Senhor : Eu sou Jesus, a quem tu persegues.Agora levanta-te, e entra na cidade.

Lá te será dito o que te convém fazer...

Os homens que iam com ele pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo a ninguém... Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos não via coisa alguma .

Guiando-o pela mão, conduziram-no para Damasco.

Esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor, em uma visão : Ananias ! Ele respondeu :

Eis-me aqui, Senhor . Disse-lhe o Senhor : Levanta-te, e vai à rua chamada Direita,

e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo, pois ele está orando... Numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias,

e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver...

Respondeu Ananias : Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém. E aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome . Disse-lhe, porém, o Senhor :

Vai ! Este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante

os gentios, os reis e os filhos de Israel.

E eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome...”

( Atos 9: 1 a 16 )

Aqui está como tudo começou. Saulo que era....

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja;

segundo a justiça que há na lei, irrepreensível...”

( Filip. 3: 5,6 )

Ele mesmo disse: “E na minha nação excedia em Judaísmo a muitos da minha idade, sendo “extremamente zeloso” das tradições de meus pais...” ( Gál. 1: 14 )

De repente, um homem que “ERA” fariseu, perseguidor da igreja; um homem que “excedia” em Judaísmo, que era “extremamente” zeloso das tradições Mosaicas e Judaicas, chegou ao ponto ( depois dessa “EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL” ) de dizer :

“Dou graças Àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor,

porque me considerou fiel, pondo-me no Seu ministério, a mim que outrora fui blasfemo e perseguidor e injuriador; mas alcancei misericórdia,

porque O FIZ IGNORANTEMENTE, na incredulidade...”

( I Timó. 1: 12,13 )

--- As pessoas ( que não tem a revelação da Graça... ) não entendem porque em Graça não se faz “batismo em água”. Dizem : Mas Paulo “foi batizado” !

{ Sim, e vou te explicar por que : Em Atos 9 Saulo teve aquele “encontro” com o Senhor no caminho de Damasco. No verso 11 e 12 o Senhor disse a Ananias o que ele teria que fazer. O Senhor “NÃO MANDOU” Ananias batizar Saulo no verso 18. Então por que Saulo foi batizado ? Porque em Atos 9 ainda não havia a sã doutrina, pois esta seria dada à Paulo “muitos anos” depois. Paulo não sabia nada sobre a Nova Aliança em Cristo, Ananias era um judeu, que vivia debaixo do judaísmo. Saulo foi batizado porque Ananais “IMPUTOU” o judaísmo simbólico nele, ao recuperar a sua visão. Entendemos assim, pois no verso 19 vemos Saulo com os “discípulos” ( judeus ) na sinagoga... * Alguns falam assim : --- Mas Atos 9 já era Nova Aliança ! Sim, eu sei. Mas não havia apostolado. Não havia a sã doutrina. O que havia era uma igreja cristã judaica, primitiva em suas doutrinas, não havia “fundamentos” sólidos, uma igreja fundada por aqueles que conheciam a Cristo segundo a carne. }

TAMBÉM DIZEM: --- Mas Paulo em Atos 16 batizou o carcereiro e toda a sua família ( verso 33 ). E em Atos 19 também batizou alguns discípulos ( judeus ) no verso 5.

{ Sim, eu sei. Em Atos 16 e 19 Paulo ainda estava operando no ministério entre os judeus. Ele mesmo disse que se fez de judeu para ganhar os judeus... Mais tarde,

nas cartas apostólicas ( cartas destinadas à Igreja, trazendo os fundamentos da Nova Aliança... ) }

Paulo “REVOGOU” ( Filip. 3: 6,7 ) o ministério judaico e disse aos gentios :

“Dou graças a Deus porque “A NENHUM DE VÓS BATIZEI”,

senão a Crispo e a Gaio ( enquanto no ministério entre os judeus – em Atos ),

para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome... Batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.

POIS CRISTO ENVIOU-ME, NÃO PARA BATIZAR... ( Paulo “reconheceu” e “entendeu” que em Cristo o “batismo em águas” estava errado, pois anulava a Graça de Deus pelo “batismo em Cristo”, que foi na cruz – pela morte e ressurreição de Jesus Cristo – na verdade a palavra “BATISMO” quer dizer morte e ressurreição,

e em Rom. 6: 3,4 diz que já morremos com Cristo e que fomos sepultados com ele;

e em Efés. 2: 6 diz que Cristo nos ressuscitou juntamente com ele... de forma que “JÁ SE CUMPRIU”, “JÁ ESTÁ CONSUMADO” o batismo da salvação, que não é simbólico em águas, É FATO CONSUMADO na cruz, em Cristo, o nosso Senhor, como está escrito : “...um só batismo...” – Efés. 4: 5 ) ...MAS PARA EVANGELIZAR; NÃO COM SABEDORIA DE PALAVRAS, PARA QUE A CRUZ DE CRISTO NÃO SE FAÇA VÃ...” ( I Cor. 1: 14 a 17 )

Vemos “NITIDAMENTE” em Atos 9: 15, que Paulo teve três ministérios :

Entre os judeus ( colocando na devida ordem... ), entre os reis, e entre os gentios.

PAULO ENTRE OS JUDEUS :

Primeiro, Paulo começou o seu ministério pregando aos judeus :

“Esteve ( Saulo ) alguns dias com os discípulos em Damasco.

E logo “nas sinagogas”, pregava que Jesus era o Filho de Deus.

E todos ( os judeus ) os que ouviam estavam espantados, e diziam:

Não é este o que “em Jerusalém” perseguia os que invocava este nome,

e para isso veio aqui, com o fim de os levar presos aos principais sacerdotes ?

Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia OS JUDEUS que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo...”

( Atos 9: 19 a 22 )

--- Aqui está uma das evidências bíblicas que Paulo teve um ministério entre os judeus, na verdade, seu primeiro ministério ao ouvir à voz de Deus... O ministério judaico foi onde tudo começou, por isso que no livro de Atos AINDA encontramos Paulo vivendo e até praticando, aquilo que hoje, para nós sabemos ser rudimentos judaicos, desnecessários á salvação e á vida cristã...

OBS: ( Nunca se esquecendo que a “Primeira Igreja Cristã era Judaica”, isto é,

uma igreja constituída de judeus, também conhecida como a “Igreja primitiva”.

Uma igreja cheia de ritos, simbologias, rudimentos, enfim, uma igreja que “misturava” Cristianismo com Judaísmo – ver Atos 15: 1 a 5 / Gál. 2: 13 a 17 )

{ Ainda no ministério judaico... }

“Servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo:

Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Então, depois de jejuarem e orarem, puseram sobre eles as mãos, e os despediram.

Assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia, e dali navegaram para Chipre.

Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus NAS SINAGOGAS DOS JUDEUS,

e tinham também a João como auxiliar...”

( Atos 13: 2 a 5 )

Perceba que ainda PERMANECE o ministério de Paulo entre os judeus :

“Quando Paulo e Barnabé iam saindo da SINAGOGA, o povo ( judeu )

rogou que no sábado seguinte lhes dissessem as mesmas coisas.

E, despedida a sinagoga, muitos dos JUDEUS e dos prosélitos ( adeptos ) devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, exortavam-nos a que permanecessem na Graça de Deus. No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade

para ouvir a palavra de Deus. Então os JUDEUS, vendo a multidão, encheram-se de inveja,

e, blasfemando contradiziam o que Paulo falava. Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram : Era necessário que a vós ( OS JUDEUS ) se pregasse primeiro a palavra de Deus. Mas visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna,

voltamo-nos para OS GENTIOS...” ( Atos 13: 42 a 46 )

Já podemos perceber Paulo dando suas primeiras palavras que iria para os gentios.

Isso teria que acontecer, para que se cumprisse o que o Senhor disse em Atos 9: 15.

“OS GENTIOS, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor;

e creram TODOS OS QUE HAVIAM SIDO DESTINADOS

PARA A VIDA ETERNA...” ( Atos 13: 48 )

“Voltando eu para Jerusalém, quando orava no templo, ACHEI-ME EM ÊXTASE,

E vi aquele que me dizia: Vai, enviar-te-ei para longe, AOS GENTIOS...”

( Atos 22: 17, 21 )

“Logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos ( que eram judeus ) nos receberam com alegria. No dia seguinte Paulo foi conosco à casa de Tiago, e todos os anciãos compareceram. Paulo saudou-os e CONTOU COM DETALHES o que POR SEU MINISTÉRIO Deus fizera ENTRE OS GENTIOS...”

( Atos 21: 17 a 19 )

* Facilmente “percebemos” dois ministérios, entre os judeus e entre os gentios *

“Acerca de ti ( de Paulo ) foram informados ( os judeus ) de que ensinas

TODOS OS JUDEUS que estão entre OS GENTIOS a se apartarem de Moisés, dizendo que NÃO DEVEM circuncidar seus filhos,

NEM ANDAR SEGUNDO OS COSTUMES DA LEI...”

( Atos 21: 21 )

--- Paulo entre os judeus, para ganhar os judeus, “viveu” como judeu.

{ Alguns “judeus em graça” disseram a Paulo... }

“Faze, pois, o que te diremos: temos quatro homens que fizeram voto.

Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que

“rapem a cabeça”, e todos ( os judeus zelosos da lei ) ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas em “obediência” à lei... Todavia, quanto AOS GENTIOS QUE TEM CRIDO, já escrevemos, dando o parecer que se abstenham do que é sacrificado aos ídolos, do sangue,

do que é sufocado e da prostituição. No dia seguinte Paulo, tomando consigo aqueles homens, “purificou-se” com eles. Então entrou no templo, notificando serem já cumpridos os dias da “purificação”, E ficou ali até se oferecer a favor de cada um deles a oferta...”

( Atos 21: 23 a 26 )

--- Aqui está um dos motivos porque Paulo falou :

“Embora EU SEJA LIVRE PARA COM TODOS,

fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais...

Fiz-me como judeu PARA OS JUDEUS, PARA GANHAR OS JUDEUS.

Para os que estão debaixo da lei, COMO SE ESTIVESSE DEBAIXO DA LEI,

PARA GANHAR OS QUE ESTÃO DEBAIXO DA LEI.

Para os que estão sem lei, COMO SE ESTIVESSE SEM LEI ( não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo... ), PARA GANHAR OS QUE ESTÃO SEM LEI... Fiz-me fraco PARA COM OS FRACOS, PARA GANHAR OS FRACOS... Fiz-me TUDO para com TODOS, para por TODOS OS MEIOS chegar a salvar alguns...”

( I Cor. 9: 19 a 22 )

--- Paulo foi sábio, foi prudente, foi paciente; andava nas “excelências das revelações”. Andava profeticamente guiado pelo Espírito, sempre na espera, na dependência da direção de Deus... andava por manifestação, e não por “decisão...”

“Andemos por manifestação profética !” Pois...

“...se sois GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO, não estais debaixo da lei...”

( Gál. 5: 18 )

--- Sabemos que o livro de Atos não é um livro doutrinário,

mas um “livro histórico”. Não foi escrito “PARA A” igreja,

apenas “FALA DA” igreja, e igreja judaica, a primitiva.... Assim também é a bíblia.

Ela não foi escrita “PARA OS” filhos da perdição, apenas “FALA DOS” filhos da perdição... É preciso que todos os que estão em graça, entendam essas coisas espirituais. O livro de Atos é um livro “intermediário” entre o fim dos costumes e rudimentos da lei, e o início de uma vida em Cristo, não mais por obras, mas por fé. Não mais "ordenanças”, mas a Sã Doutrina...O livro de Atos é um livro de “transição”, de mudanças doutrinárias.... Por isso que encontramos “AINDA” em Atos batismos, “ceia” (que sabemos ser páscoa judaica... ), jejuns, sacrifícios e outros mais rudimentos que a sã doutrina em Cristo interpreta como DESNECESSÁRIOS...

“Em Cristo Jesus NEM A CIRCUNCISÃO NEM A INCIRCUNCISÃO

tem valor algum, MAS SIM O SER UMA NOVA CRIATURA...”

( Gál. 6: 15 )

“Pois em Cristo Jesus NEM A CIRCUNCISÃO NEM A INCIRCUNCISÃO tem valor algum... O QUE IMPORTA É A FÉ que opera pelo amor...”

( Gál. 5: 6 )

--- A sã doutrina nos mostra quem “EM CRISTO” os rudimentos da lei,

as simbologias e os ritos judaicos SÃO DESNECESSÁRIOS...

E como se não bastasse ser inútil, leva a pessoa a viver em apostasia :

“Separados estais de Cristo, VÓS OS QUE VOS JUSTIFICAIS PELA LEI;

da Graça tendes caído...” ( Gál. 5: 4 )

“Escutai ! Eu Paulo, vos digo que, SE VOS DEIXARDES CIRCUNCIDAR,

Cristo DE NADA VOS APROVEITARÁ...”

( Gál. 5: 2 )

--- Essas “simbologias”, esses rudimentos, essas tradições da lei, além de serem desnecessárias, não podem justificar aqueles que prestam o culto :

“É evidente que PELA LEI ninguém será justificado, porque o justo viverá pela fé !”

( Gál. 3: 11 )

E ALÉM DE SEREM DESNECESSÁRIAS, ANULAM A GRAÇA DE DEUS :

“NÃO ANULO A GRAÇA DE DEUS, pois se a justiça provem “da lei”

( dos rudimentos judaicos, das ordenanças, das tradições Mosaicas... ),

SEGUE-SE QUE CRISTO MORREU EM VÃO....”

( Gál. 2: 21 )

Não podemos ANULAR a Graça de Deus fazendo “batismos, jejuns, subindo nos montes para “buscar” a Deus, fazendo orações de joelhos pagando uma penitência para receber algo de Deus...” Nesta Nova Aliança devemos viver por fé, e não por obras da lei, cuja mesmas, só tinham “valor” na Antiga Aliança, pois a lei SÓ FOI DADA aos judeus, e NÓS SOMOS GENTIOS.... ( não – judeus )

PAULO ENTRE OS REIS:

O segundo ministério de Paulo foi entre os reis, e os governadores. Isso não quer dizer que terminou um para entrar em outro, isso foi simultaneamente, ao passo que ia vivendo entre os judeus também operou no ministério perante as autoridades da terra. Vejamos isto :

* PAULO PERANTE GÁLIO:

"Sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus de comum acordo contra Paulo, e o levaram ao tribunal, dizendo : Este persuade os homens a servir a Deus contra a lei. Quando Paulo estava para abrir a boca, disse Gálio aos judeus : Se houvesse, ó judeus, algum agravo ou crime enorme, com razão vos ouviria, mas visto que a questão é de palavras, de nomes e da vossa lei, disso cuidai vós mesmos. Eu não quero ser juiz dessas coisas. E expulsou-os do tribunal. Então todos agarraram a Sóstenes,

chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal. Mas Gálio não se importava com nenhuma destas coisas...” ( Atos 18: 12 a 17 )

* PAULO PERANTE FÉLIX:

"Cinco dias depois o sumo sacerdote Ananias desceu com os anciãos, e certo Tértulo, orador, os quais compareceram perante o governador contra Paulo. Sendo chamado, Tértulo começou a acusá-lo, dizendo : Visto como por ti temos tanta paz, e por tua prudência se fazem a este povo muitos e louváveis serviços, sempre e em todo lugar, ó excelentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer. Mas, para que não te detenha muito, rogo-te que, conforme a tua eqüidade, nos ouças por pouco tempo.

Temos achado que este homem ( Paulo ) é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo. Ele é o principal defensor da seita dos nazarenos, e até intentou profanar o templo; por isso o prendemos, e conforme a nossa lei o quisemos julgar... Mas, sobrevindo o comandante Lísias, tirou-o de nossas mãos com grande violência, mandando aos seus acusadores que viessem a ti; e, dele tu mesmo, examinando-o,

poderás entender tudo aquilo de que o acusamos. Os judeus também o acusavam,

dizendo serem estas coisas assim. Paulo, porém, fazendo-lhe o governador sinal que falasse, respondeu: Sei que já vai para muitos anos que desta nação és juiz; de sorte que com melhor ânimo respondo por mim. Podes facilmente verificar que não há mais de doze dias que subi a Jerusalém para adorar, e não me acharam no templo discutindo com alguém nem amotinando o povo, quer nas sinagogas, quer na cidade. Nem tampouco podem provar as coisas de que agora me acusam. Mas confesso-te isto: que, conforme o Caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo o que está escrito na lei e nos profetas. Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos.

Por isso sempre procuro uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens. Ora, muitos anos depois, vim trazer à minha nação esmolas e ofertas. Estando eu ocupado nestas coisas, me acharam já purificado no templo,

não em ajuntamentos, nem com alvoroço, certos judeus da Ásia, os quais convinha que comparecessem perante ti, e me acusassem, se alguma coisa contra mim tivessem.

Ou digam estes mesmos, se acharam em mim alguma iniqüidade, quando compareci perante o Sinédrio, a não ser estas palavras, que, estando entre eles, clamei: Hoje sou julgado por vós acerca da ressurreição dos mortos.

Então Félix, que era homem bem informado acerca do Caminho, adiou a questão dizendo : Quando o comandante Lísias tiver descido, tomarei inteiro conhecimento da vossa causa. E ordenou ao centurião que o guardasse na prisão, tratando-o com brandura,

e que a ninguém dos seus proibisse servi-lo ou vir ter com ele.

Alguns dias depois, vindo Félix com Drusila, sua mulher, que era judia,

mandou chamar a Paulo, e ouviu-o acerca da fé em Cristo. E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix, apavorado, respondeu:

Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei.

Esperava ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse,

pelo que também muitas vezes o mandava chamar, e falava com ele.

Passado dois anos Félix teve por sucessor a Pôncio Festo, mas querendo Félix agradar aos judeus, deixou a Paulo preso...” ( Atos 24 )

Vejamos ainda na Bíblia :

A ) PAULO PERANTE CÉSAR : ( Atos 25: 1 a 12 )

B ) PAULO PERANTE O REI AGRIPA : ( Atos 25: 13 a 27 )

C ) PAULO TESTIFICA PERANTE O REI AGRIPA : (Atos 26: 1 a 32)

--- E agora por fim, o último e definitivo ministério que Paulo teve, que foi entre os gentios. Sabemos que o chamado que Paulo teve não foi para pregar aos judeus ou aos reis, MAS AOS GENTIOS !

Paulo também pregou aos judeus e aos reis, MAS NÃO FOI CHAMADO PARA ISSO, foi chamado e enviado especificamente aos gentios.... { Ver: Gál. 2: 7, 9 }

PAULO ENTRE OS GENTIOS:

--- Deus prometeu que enviaria UMA PALAVRA aos gentios :

"Fui buscado DOS QUE NÃO PERGUNTAVAM POR MIM,

fui achado DAQUELES QUE NÃO ME BUSCAVAM...

A UM POVO QUE NÃO INVOCAVA O MEU NOME eu disse :

Eis-me aqui, eis-me aqui ! Estendi as mãos o dia todo a um povo rebelde, que caminha por caminho que não é bom, após os seus próprios pensamentos; povo que me irrita diante da minha face de contínuo, sacrificando em jardins,

e queimando incenso sobre altares de tijolos...”

( Isa. 65: 1 3 )

“...no lugar onde SE LHES DIZIA: Vós não sois meu povo,

SE LHES DIRÁ : VÓS ( OS GENTIOS ) SOIS FILHOS DO DEUS VIVO...”

( Osé. 1: 10 )

“...SERÃO CHAMADOS O POVO SANTO, OS REMIDOS DO SENHOR;

e tu SERÁS CHAMADA A PROCURADA, a cidade desamparada...

( Isa. 62: 12 )

--- Sim ! Havia UMA PROFECIA a respeito dos gentios,

cuja mesma SE CUMPRIU EM CRISTO...

A SALVAÇÃO PARA OS GENTIOS :

Não diga o estrangeiro ( o gentio ), que se houver chegado ao Senhor :

De todo me apartará o Senhor do seu povo. Nem tampouco diga :

Eu não passo de uma árvore seca...

Aos estrangeiros ( aos gentios ) que se chegarem ao Senhor para o servirem,

e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus...

também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração.

Assim diz o Senhor Deus, que ajunta os dispersos de Israel :

Ainda ajuntarei OUTROS aos que já se lhe ajuntaram...”

( Isa. 56: 3 a 8 )

Como disse Pedro:

“Antes NÃO ÉREIS POVO, MAS AGORA SOIS POVO de Deus,

antes NÃO TÍNHEIS ALCANÇADO MISERICÓRDIA,

MAS AGORA ALCANÇASTES MISERICÓRDIA...”

( I Pe. 2: 10 )

--- De forma que, por Eleição e Predestinação, os gentios foram salvos no espírito,

pela Graça de Deus, em Cristo Jesus... Os gentios foram salvos na cruz em Cristo, quando Jesus morreu e ressuscitou, essa revelação, esse mistério foi pregado e ensinado a eles depois por Paulo.

COMO TUDO COMEÇOU: ( Deus deu uma visão à Pedro )

“Tendo fome, quis comer e, enquanto preparavam a comida,

SOBREVEIO-LHE UM ARREBATAMENTO DE SENTIDOS...

Ele viu o céu aberto e um vaso que descia, como um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.

No lençol havia de todos OS ANIMAIS ( de todos os povos, nações, tribos e línguas... ) quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu.

Foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata ( vai até eles ) e come !

( e os receba como Meu povo ) Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor !

NUNCA COMI COISA ALGUMA COMUM E IMUNDA ! ( ...nós os judeus não nos misturamos com os estrangeiros, que não fazem parte do teu povo... )

Segunda vez lhe disse a voz : NÃO FAÇAS TU COMUM AO QUE DEUS PURIFICOU ! (...pois os gentios já haviam sidos salvos, perdoados, justificados, santificados, “purificados” em Cristo, na cruz... )

( Atos 10: 15 )

“Entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou .

Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem .

Falando com ele, entrou e achou MUITOS ( gentios )

QUE ALI SE HAVIA AJUNTADO. Disse-lhes :

Vós ( gentios ) bem sabeis que não é lícito ( segundo a lei )

A UM JUDEU ajuntar-se, ou chegar-se a ESTRANGEIROS ( gentios ).

Mas Deus mostrou-me que a NENHUM HOMEM ( gentio ) chame comum ou imundo... Abrindo Pedro a boca, disse :

NA VERDADE RECONHEÇO QUE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS... mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação,

o teme e faz o que é justo...”

( Atos 10: 25 a 35 )

--- Deus revelou à Pedro que “OS GENTIOS” eram salvos tanto como os judeus, contanto que tivessem sido eleitos e predestinados à salvação...

“Dizendo Pedro ainda estas palavras,

CAIU O ESPÍRITO SANTO SOBRE TODOS ( OS GENTIOS ) os que ouviam...

Os “fiéis” ( OS JUDEUS ) que eram da circuncisão ( do Judaísmo ), que tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse

TAMBÉM SOBRE OS GENTIOS... pois os ouviam FALAR EM LÍNGUAS,

e engrandecer a Deus...”

( Atos 10: 44 a 46 )

Enquanto isso, Paulo ainda estava no meio dos judeus. Até que chegou o tempo de Deus em sua vida, e então começou a discernir :

“...visto que não vos julgais dignos da vida eterna,

VOLTAMO-NOS PARA OS GENTIOS... pois assim nos ordenou o Senhor:

Eu te pus PARA LUZ DOS GENTIOS, a fim de que sejas para a salvação...

os gentios ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor;

e CRERAM TODOS os que HAVIAM SIDO DESTINADOS

PARA A VIDA ETERNA...”

( Atos 13: 46b a 48 )

“Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo dedicou-se exclusivamente à pregação, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.

Mas resistindo e blasfemando eles, sacudiu ele ( Paulo ) as vestes, e disse-lhes:

O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça !

Eu estou limpo, e DESDE AGORA VOU PARA OS GENTIOS...”

( Atos 18: 5,6 )

“Paulo saudou-os ( os judeus ) e contou com detalhes o que

POR SEU MINISTÉRIO Deus fizera ENTRE OS GENTIOS...”

( Atos 21: 19 )

· O Senhor mesmo lhe disse :

“Eu te livrarei deste povo, E DOS GENTIOS,

A QUEM AGORA TE ENVIO...”

( Atos 26: 17 )

E ao passo que ia cada vez mais discernindo o seu chamado aos gentios,

também ia dizendo aos judeus :

“Portanto, quero que saibais que esta salvação de Deus

É ENVIADA AOS GENTIOS, E ELES OUVIRÃO...”

( Atos 28: 28 )

{ Próximo assunto : As cartas apostólicas destinadas às igrejas, aos gentios... }

AS CARTAS APOSTÓLICAS:

"A SÃ DOUTRINA"

--- É na sã doutrina que encontramos “A PROVA” de que Paulo foi “ENVIADO” como apóstolo dos gentios :

“Paulo, servo de Cristo Jesus, CHAMADO PARA SER APÓSTOLO,

SEPARADO para o evangelho de Deus...

A todos os AMADOS de Deus, CHAMADOS PARA SER SANTOS...

Graça e paz... CONVOSCO FALO, GENTIOS.

E enquanto for APÓSTOLO DOS GENTIOS, glorificarei o meu ministério...”

( Rom. 1: 1 e 7 - 11: 13 )

“Para isto FUI DESIGNADO PREGADOR e APÓSTOLO,

MESTRE DOS GENTIOS NA FÉ E NA VERDADE...”

( I Timó. 2: 7 )

É nas cartas apostólicas que encontramos a Graça, o evangelho que deve ser pregado entre os gentios, o mistério de Deus...

“...Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste

Mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória...”

( Colos. 1: 27 )

A P O S T O L A D O :

{ A GRAÇA É O MISTÉRIO DE DEUS ENTRE NÓS, OS GENTIOS... }

A Graça, nos revela a misericórdia de Deus para conosco, os gentios :

“Mas AGORA em Cristo Jesus, vós que ANTES estáveis longe,

JÁ pelo sangue de Cristo CHEGASTE PERTO...”

( Efés. 2: 13 )

Nas cartas apostólicas, Deus mesmo, fala diretamente conosco ;

“Pois é PELA GRAÇA QUE SOIS SALVOS...”

( Efés. 2: 8 )

HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE A “ESCRITA” E A “INTERPRETAÇÃO” :

--- Não foi Deus quem escreveu Efésios 2: 8 ! FOI PAULO !