Como Se Interpreta a Bíblia

Como se Interpreta a Bíblia?  


COMO se faz um bolo ?  COMO se faz arroz ?  COMO se faz feijão ?  
Foi a pergunta que fiz para alguns que estavam em nosso meio... e cada um me explicou COMO se faz cada coisa perguntada... E então expliquei para eles COMO se interpreta a Bíblia... 
Preste atenção, pois ensinarei você também... Nosso apóstolo Paulo disse:
“Toda Escritura DIVINAMENTE INSPIRADA é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus (ou a mulher de Deus) seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra...”  (II Timó. 3: 16 e 17)

A Escritura quando é DIVINAMENTE INSPIRADA é proveitosa !!! 
Logo, COMO SE INTERPRETA a Bíblia ?  POR REVELAÇÃO !!!  E só Deus é quem pode dar a revelação ! 
E isso por vezes causa e traz “problemas” aqueles cujos mesmos Deus não falou nada... pois NA TERRA haverá os que vão crer e os que não vão... porque certamente DEUS NÃO TESTIFICARÁ COM TODOS !!!
E isso aconteceu com Pedro, Tiago e João, pois A REVELAÇÃO foi dada á Paulo e não á eles... e até hoje esse “ato Soberano de Deus” é motivo de perguntas e questionamentos do “por que” Deus revelou á Paulo e não á outro (s).
Ora, e isso acontece também nos dias de hoje !  Por vezes, Deus me dá uma revelação (cuja mesma não a pedi, e nem a busquei, mas Deus a dá...) e me deparo com pessoas (mesmo sendo filhos de Deus) que não aceitam ou que vão contra... causando-me por vezes problemas e inimizades...  De modo que, depois de muitos anos convivendo com isso JÁ NÃO COMPARTILHO as excelências das revelações que Deus me dá com qualquer um... Com muitos, fico apenas no “pela Graça sois salvos...” (Efés. 2: 8) , e mesmo assim, ainda há os que não aceitam, não concordam e não entendem...  pois para se acatar UMA REVELAÇÃO DIVINA é preciso que haja uma certa MATURIDADE ESPIRITUAL...  e há pessoas que não saem da fase de “criança espiritual”, já outros são “céticos” , de modo que não posso compartilhar com todos TUDO o que Deus me fala e me faz saber...

Paulo disse que “O mesmo Espírito é o que TESTIFICA com o nosso espírito...” (Rom. 8: 16)
E mesmo assim, é preciso entender e compreender que O ESPÍRITO não testifica com todos ! 
Na verdade nem com 50% ! Ora... nem com 20 % !  Isto é,  nem com 10 % de todo o Seu povo na face da terra... pois MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS... (e isso no tocante a revelação...)

Paulo disse que É DEUS QUEM NOS JUSTIFICA ! (Rom. 8: 33)  Isso quer dizer que mesmo A REVELAÇÃO sendo verídica e genuína, SE DEUS NÃO TESTIFICAR (Rom. 8: 16) de nada valerá falar tal revelação para uma pessoa... e pra isso é preciso ter DISCERNIMENTO... para não jogar “pérolas” aos porcos... 
(é preciso tomar muito cuidado nessa área, pois “os porcos” sempre nos causam muita confusão...)

A Bíblia se interpreta POR REVELAÇÃO ! Mas nem a todos é dada tal revelação ! De modo que nesta terra, há os que têm a interpretação e há os que não a tem... como Paulo disse:  
“Até importa que haja entre vós heresias, para que OS QUE TÊM A APROVAÇÃO DE DEUS se manifestem no meio de vós...” (I Cor. 11: 19)

Por vezes Deus dá uma revelação Á UM e não dá Á OUTRO !  Fala COM UM  e não fala COM OUTRO !  Testifica COM UM e não testifica COM OUTRO....  
Ora... o que fazer SE DEUS É SOBERANO E AGE COMO TAL ???  
Tenho por mim que Deus por vezes “brinca” (se é que posso usar essa expressão...) conosco, a saber, com as obras da Suas mãos...  Veja o que Ele fez Jó passar para depois dar tudo em dobro...  Sim foi maravilhoso Jó ter recebido tudo em dobro... mas e nos momentos dos sofrimentos ? E quando seus filhos morreram ? 
E quando todos os seus bens se consumiram ? Eu não fui o único a pensar desse jeito... Paulo disse:  
“Pois tenho para mim que Deus A NÓS, APÓSTOLOS, nos pôs por últimos, como condenados à morte. Somos feitos ESPETÁCULO ao mundo, aos anjos e aos homens...” (I Cor. 4: 9)

 Mas o ser “incompreendido” por causa DAS REVELAÇÕES, não se dá somente a mim... o próprio Senhor Jesus, quando nos dias da sua carne, também passou por isso... ou seja, INTERPRETOU as Escrituras e foi mal interpretado... mal compreendido...e por conseqüência, PERSEGUIDO, por ter tido ousadia em interpretar a Palavra de Deus... perceba...
Em ISAÍAS 61 não tem “nome” de ninguém ! Pois o texto diz respeito a um “sujeito oculto...”  está escrito: 
“O Espírito de Deus está sobre MIM... porque o Senhor ME UNGIU para pregar as boas novas aos pobres. ENVIOU-ME a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos, a apregoar o ano aceitável do Senhor...” (Isa. 61: 1 e 2)

Se você ler o capítulo inteiro de Isaías 61 você NÃO ACHARÁ NOME de ninguém ! 
Pois “o sujeito” de quem fala Isaías, ESTÁ EM OCULTO...
E então... mais de 800 anos depois de Isaías, num belo dia, numa de suas pregações, Jesus disse:
“O Espírito do Senhor está sobre MIM (Jesus está dizendo publicamente que “o sujeito oculto” de Isaías 61, ERA ELE ! Jesus tomou a Palavra pra si mesmo !), pelo que ME UNGIU para evangelizar aos pobres. ENVIOU-ME para apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor... E então, concluiu dizendo: 
HOJE SE CUMPRIU ESTA ESCRITURA em vossos ouvidos... ” (Luc. 4:  18 a 21)   e então.... 
“Todos na sinagoga SE ENCHERAM DE IRA (porque Jesus tinha INTERPRETADO a Palavra, tomando-a para si mesmo...), e levantando-se, expulsaram-no da cidade e lavaram até o cume do monte para de lá o precipitarem...” (Luc. 4: 29 e 29)

Veja “a situação” que Jesus teve que passar PORQUE OUSOU INTERPRETAR a Palavra....  
A Bíblia SE INTERPRETA POR REVELAÇÃO, mas aquele que ousa interpretar a Palavra precisa estar ciente de que NEM Á TODOS tal revelação será revelada... E eu estou ciente disso... pois , se perseguiram ao próprio Senhor Jesus, quando mais a mim... ainda que faço como Jesus fez, isto é, lendo, pregando e ensinando O QUE ESTÁ ESCRITO....          (...aguarde a segunda parte deste apostolado...)

Marcos Gomes Apóstolo , o rei que pratica o juízo e a justiça na terra... (Jerem. 23: 5)
Ministério GRAÇA e APOSTOLADO / MGA  -  São Paulo – B R A S I L



Como se Interpreta a Bíblia ? (parte2)


“COMO SE INTERPRETA A BÍBLIA ?”  (Parte 2)

Vocês viram na primeira parte deste estudo que em Lucas 4 Jesus interpretou Isaías 61, tomando o texto para si mesmo...  E isso foi uma ousadia, um discernimento que recebeu pelo Espírito...  
E como disse no apostolado anterior... A BÍBLIA SE INTERPRETA POR REVELAÇÃO !  
Na verdade, a interpretação É UM DISCERNIMENTO profético que o Espírito de Deus nos dá... 
Vejamos outro texto das Escrituras interpretado por Jesus... agora em Salmos: 
“Eu disse vós sois deuses, vós sois todos filhos do Altíssimo !”  (Sal.82: 6) , centenas de anos depois.... Jesus disse aos judeus:  “Não está escrito na vossa Lei: Eu disse: Sois deuses ?” (Jo. 10: 34)

E não somente Jesus, mas também Paulo ousou interpretar a Palavra, quando disse:
“Pois assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra...”  (Atos 13: 47)
Paulo tomou pra si mesmo o texto de Isaías 42: 6 , onde Deus havia dito: “Eu, o Senhor, te chamei em retidão, eu te tomarei pela mão. Eu te guardarei, e te darei por aliança do povo, E PARA LUZ DOS GENTIOS...”

É preciso lembrar que em Isaías 61 NÃO ESTÁ ESCRITO O NOME DE JESUS, mas ele ousou interpretar o texto dizendo que se referia á ele !  E houve OS QUE CRERAM e OS QUE NÃO CRERAM !  E pode se dizer que isso é normal !  também lembrando que em Isaías 42: 6 NÃO DIZ O NOME DE PAULO, e muito menos se refere a ele, mas Paulo interpretou o texto dizendo que se referia á ele... e de novo eu digo, houve OS QUE CRERAM e OS QUE NÃO CRERAM... foi assim e sempre será assim...  Por isso não me admiro de pessoas que “não crêem ou não aceitam, 
ou não entendem” quando interpreto Ezequiel 37: 24 , onde Deus disse: 
“O meu servo Davi reinará sobre eles, e todos eles terão um pastor. Andarão nos Meus estatutos, e os observarão...”
também é preciso lembrar que DAVI JÁ TINHA MORRIDO !  Ora... se Davi já tinha morrido, COMO Deus diz que Seu servo Davi reinará ? Se já tinha morrido ???   A verdade é que DEUS ESTÁ FALANDO DE UM SEGUNDO DAVI, 
que não necessariamente se chamaria “Davi”, porque na verdade, a palavra “Davi” (em Ezeq. 37: 24) pra Deus significa UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS !
Logo, Deus mesmo fala de “dois tipos” de Davi !  O PRIMEIRO DAVI era segundo a carne !  
O SEGUNDO DAVI é segundo o espírito ! Alguém diria:  --- Onde se viu, falar de um “segundo” Davi ???
Ora... Paulo falou de um “segundo” Adão ??????  E todos entenderam !!!  O PRIMEIRO ADÃO era da terra, e terreno. 
O SEGUNDO ADÃO (que é Cristo) é do céu, e celestial... (veja I Cor. 15: 47)
Ora... todos sabem que quando Paulo usou A EXPRESSÃO “segundo homem” (ou segundo Adão), Paulo se referia a Cristo... ou seja, UM ADÃO para o mal (segundo a carne) e OUTRO ADÃO para o bem (segundo o espírito...) , 
O PRIMEIRO alma vivente, O SEGUNDO espírito vivificante... (veja I Cor. 15: 45)
De modo que hoje, estou interpretando Ezequiel 37: 24 e trazendo A REVELAÇÃO que estava oculta, pois COMO Davi reinaria se de fato já tinha morrido ??? (I Crôn. 29: 26 a 28) , e não somente Ezequiel 37: 24, mas também ISAÍAS 32: 1, que diz: “Reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo...” 
Muitos pensam erroneamente que esse texto se refere a Jesus (?!?) Mas convictamente digo que não se refere á Jesus ! Pois Jesus não é “um rei”, Jesus é O Rei !!!  E na verdade, a palavra “rei” em Isaías 32: 1 significa “apóstolo, pastor ou profeta...”   Quando Isaías disse que reinaria “um rei” com justiça, ele estava falando que haveria UM MINISTÉRIO que governaria com justiça ! De um modo IMPARCIAL ! Então entenda que Jesus não é “um rei” , Jesus é O Rei !  
E o Rei dos reis !!!  Ou seja, o Apóstolo dos apóstolos, o Pastor dos pastores, o Profeta dos profetas, o Deus dos deuses., o Senhor dos senhores...  Eu sou “um rei” (um apóstolo, um profeta, um pastor), mas Jesus é O Rei dos reis... (por isso que João Batista disse: “Após mim vem aquele QUE É MAIOR, É MAIS PODEROSO do que eu...” – Mat. 3: 11)  Enganam-se os que pensam que Isaías 32: 1 diz respeito a Jesus.... pois como disse, Jesus não é “um rei” (eu sou “um” rei), Jesus é o Rei !  Vejamos o mesmo texto numa outra versão bíblica:
“Vejam ! Vem aí “um rei” justo. No seu reinado (no seu ministério) todos os príncipes serão honestos e honrados...”  (Isa. 32: 1 – Bíblia Viva)

Assim também como Deus disse através de Jeremias:
“Levantarei sobre elas (as ovelhas) pastores que as apascentarão, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, nem uma delas faltará, diz o Senhor... Vêm dias, DIZ O SENHOR, em que levantarei a Davi (mas todos sabem que cronologicamente Davi já tinha morrido... Forçosamente Deus está falando de “um outro” Davi...) “um renovo justo” (entendeu ? “um”, não “o” !) , “um rei” (que significa um apóstolo, um profeta, ou um pastor)  que reinará e prosperará, 
e praticará o juízo e a justiça na terra...  (Jerem. 23: 4 e 5)

Jesus é o Rei dos reis !!! (I Timo. 6: 15 e 16) , Eu sou um rei (Isa. 32: 1), que espiritualmente e ministerialmente está abaixo de Jesus.... (...dou glória a Deus pelos que estão recebendo essa revelação e o testificar do Espírito em seu espírito....)  E N T E N D E U ?   
Jesus é o Rei !  Seu pastor e apóstolo é um rei ! E, um rei tem um reinado (ministério) , e neste Ministério nos foi revelado (por meio de uma visão) que há UM CETRO DE EQUIDADE fincado bem no meio do altar !
Por isso que  todos vêem A DIFERENÇA  de um rei para outro ! Pois a maioria tem “roupas” de rei, “diplomas” de rei, até mesmo “cara” de rei, mas não tem a Unção de rei dentro de si...  na verdade são escravos, assim como foi Saul... (que tinha armadura de rei, mas já não tinha mais a Unção de rei, pois esta estava agora com Davi...)

Para a glória de Deus, no Ministério GRAÇA e APOSTOLADO há um rei que reina com justiça, como está escrito:
“Pelo que, TENDO RECEBIDO UM REINO que não pode ser abalado, retenhamos a Graça, pela qual servimos a Deus, com reverência e santo temor...”  (Heb. 12: 28)
                                                                                                              (...aguarde a última parte deste apostolado...)


Marcos Gomes Apóstolo , um rei que pratica o juízo e a justiça na terra... (Jerem. 23: 5)
Ministério GRAÇA e APOSTOLADO / MGA  -  São Paulo – B R A S I L