Dia 08 - A insensatez de ser radical





*** A INSENSATEZ DE SER RADICAL.... (por MGA)

---- Existem igrejas, pastores e apóstolos que dizem em alto e bom som:

"Pregamos somente a Graça que foi revelada á Paulo !" (Graça Pura !) Dizem: Nós "não misturamos" a Lei com a Graça ! (somente o que veio de Paulo....) E então "condenam" outras igrejas, pastores e apóstolos que também pregam A GRAÇA, mas que ás vezes usa textos de Pedro, ou do Apocalipse, ou Salmos ou Provérbios ou outro texto da Bíblia que não seja de Paulo.... (!?!)

A pergunta é: Já que pregam "a Graça pura" porque usam termos como "Pedra Viva", “Geração eleita” , “Nação Santa”, Sacerdócio real” (foi PEDRO quem usou esses termos... I Pe. 2:5 e 9) , “vós sois deuses...” (foi Davi quem usou esse termo... e está num livro da Lei... Salmos 82:6), dizem que “o Senhor de maneira nenhuma riscará o seu nome do livro da vida...” (Apoc. 3:5), e outros texto mais que NÃO FORAM DITOS POR PAULO.....

Penso que “A INSENSATEZ DE SER RADICAL” (e extremista) não leva a nada, a não ser SEPARAR O POVO DE DEUS com “preceitos e preconceitos de homens....” (Não é isso que Deus espera da Sua Igreja....)

Um dia um homem me perguntou se no nosso Ministério as pessoas davam o dízimo (como eu já sabia que o homem era um desses “santões em graça” que vivem a condenar outros que não pensam como eles....), conhecendo a sua astúcia eu lhe respondi:

--- Segundo o seu conceito é errado dar o dízimo. Quanto que é “o dízimo” de $1.000,00 ???? Ao que respondeu: $100,00 ! Então falei: Mas e se o crente der “UMA OFERTA VOLUNTÁRIA” de $100,00 ??? Então ele disse: Aí não tem problema nenhum..... (?!?)

(entendeu ???? $100,00 de dízimo na mente dele é errado.... mas $100,00 de “oferta” não tem problema.... rrsss......)

Terminei a conversa falando: Abençoado irmão, vejo que “estás preso” a dogmas e preceito de homens... na verdade SUA MENTE está cheia de fortalezas...... Pois na verdade DEUS não está olhando “valores” ou A NOMENCLATURA” que é usada, mas A ATITUDE QUE ACOMPANHA A FÉ !!! (veja Hebreus 10:38)

A muito já não perco meu tempo com “questões tolas, genealogias e contendas, e debates acerca da lei, porque SÃO COISAS INÚTEIS E VÃS...” (Tito 3:9)

A muito já não perco mais tempo “com nomenclaturas”, CREMOS que plantamos SEMENTES no Reino de Deus, e essas sementes BROTAM, CRESCEM e FRUTIFICAM... Aba, Pai... (Marcos 4:26 a 28)

O profeta Zacarias disse: “A SEMENTE PROSPERARÁ....” (Zac. 8:12) Isaías disse: “Então o Senhor DARÁ CHUVA SOBRE A TUA SEMENTE com que semeares a terra...” (Isa. 30:23) , e segundo Paulo, essas SEMENTES devem ser dadas COMO EXPRESSÃO DE GENEROSIDADE, pois Deus ama AOS QUE DÃO COM ALEGRIA.... (II Cor. 9:5 e 7)

* NÃO FIQUEM “PRESOS Á NOMENCLATURAS !!!!”

--- Deus não nos colocou aqui para ficar “discutindo doutrinas” e criando “inimizades com outros irmãos em Cristo” (lembrando que INIMIZADE é uma obra da carne... Gál. 5:20)

Se não concorda com os ensinos de tal pastor ou igreja então submeta-se á outro pastor, á outra igreja. O que não é louvável é criar inimizades...principalmente por causa “de doutrina...” (me envergonho quando vejo “o povo do mundo” dizer: Os cristãos não são unidos... brigam entre eles mesmo..... e as igrejas são divididas....) { Tenho certeza que ISSO entristece muito o Espírito Santo..... }

* Alguém não crê como você ? SUPORTAI-O ! * Alguém não pensa como você ? SUPORTAI-O ! * Alguém não chegou no mesmo nível de entendimento que você ? SUPORTAI-O ! * Nem Barnabé que andava com Paulo constantemente não cria e nem entendia como Paulo.... (tanto é que o deixou.......)

“SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS !!!” (Colos. 3:13) Essa é a Palavra !

Escandalizado, Paulo disse:

“Se vós, porém, vos mordeis e devorais UNS AOS OUTROS, vede não vos consumais também UNS AOS OUTROS...” (Gál. 5: 15)

* Deus não revelou a Sua Graça para que alguém se ache “mais entendido” que o outro irmão ! Deus não revelou Sua Graça para que um humilhe o outro porque o outro não entende ainda, ou não pensa como o tal...... (no Ministério de José Luis (que já morreu) xingavam uns aos outros..... principalmente aqueles que não entendiam ou não criam como eles.... eu mesmo fui muitas vezes xingados por muitos deles..... !?!)

Por muitos anos Paulo “defendia com unhas e dentes” as doutrinas.... chegou ser perseguido e preso algumas vezes.... Mas uma vez estabelecida a doutrina já não há mais o por que de “lutar e brigar” por causa da doutrina. (EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO !)

Se a Igreja ou Ministério já tem suas raízes em graça, então cabe ao pastor ou apóstolo de tal igreja ou ministério ENSINAR as ovelhas a viverem em comunhão, e não ensinar que “não devem ter comunhão” com outras igrejas e ministérios que pensam ou crêem de modo diferente.... (se formos na Escócia os cristão estarão vestindo SAIAS... Um pastor e apóstolo sensato ensinará as ovelhas a ter comunhão com outros cristãos, mesmos que não usemos “saia” como os Escoceses usam....)

O que me faz TER COMUNHÃO COM OS SANTOS não é se ele “entende como eu entendo”, não é se “ele crê como eu creio”, MAS SE CRISTO ESTÁ NELE COMO ESTÁ EM MIM.... então deve haver AMOR, UNIÃO e COMUNHÃO..... (e nisso Deus é glorificado.... Aba, Pai) Se eu for “esperar” que todos entendam, ou que cheguem ao “mesmo nível”pra ter comunhão vai ser impossível, pois a vida é UM CICLO.... sempre tem pessoas novas chegando, que NÃO SABEM NADA DA GRAÇA.... e outros mais velhos que já estão estabelecidos em graça.... (com discernimento O PASTOR vai lidando com todos em amor...) Não se pode “esperar” para te comunhão !!!! É PRECISO TER COMUNHÃO ! Pois na verdade quando há COMUNHÃO há alegria no Espírito Santo... Aba, Pai... (Rom. 14:17)

É preciso entender que “nenhum Corinthiano é obrigado a virar Palmeirense !” Essa “rivalidade é boba e tola... e não leva a nada.... (ora, é de “Corinthiano” que estou falando ???)

Pois como Paulo mesmo disse aos Romanos:

“Um crê que DE TUDO se pode comer, outro, que é fraco, come legumes... O que come NÃO DESPREZE O QUE NÃO COME, e o que não come NÃO JULGUE O QUE COME, pois DEUS O RECEBEU POR SEU... Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. CADA UM ESTEJA INTEIRAMENTE SEGURO EM SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA...” (Rom. 14: 2 a 5 – Esse texto se entende profeticamente...)

• Veja que UM come... O OUTRO não come.... • UM faz diferença... para O OUTRO é tudo igual.... • QUEM COME não despreze quem NÃO COME ! (é claro que não de “comida” que estamos falando. Ta claro ou não ta claro ????)

Seu Ministério entende que “não precisa” dar o dízimo ? AMÉM ! Outro Ministério crê “que precisa” dar o dízimo ? AMÉM TAMBÉM ! A ambos Deus o recebeu por Seu ! (Rom. 14: 3) O que estou querendo dizer aqui é que O CORPO TEM MUITOS MEMBROS ! E os membros SÃO DIFERENTES uns os outros.... (I Cor. 12:20)

“Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido ? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato ? MAS DEUS COLOCOU OS MEMBROS NO CORPO, CADA UM DELES COMO QUIS !” (I Cor. 12: 17 e 18)

*** O problema é que tem pastor que quer que TODO O CORPO SEJA OLHO... (!?!)

Não se pode “dar um troféu” para os que dão o dízimo ! Como também não se pode “condenar” os que não dão o dízimo..... (e vice versa) pois os que dão, dão por fé... e os que não dão, não dão por fé... (e o Senhor os recebeu por Seu....)

O que dá, tem um ponto de vista, e o dá por fé ! O que não dá, tem outro ponto de vista, e não dá por fé !

O problema é que muitos tem feito de suas “doutrinas locais” UMA VERDADE ABSOLUTA PARA O MUNDO ! (e Deus não vê assim....), e pior que isso: CONDENAM OS QUE NÃO VIVEM E NÃO PENSAM COMO ELES.... (isso não é andar em amor... isso não é andar em sabedoria... isso não é viver em graça....)

Paulo disse:

“Se por causa DA COMIDA (do modo que você crê e vive...) se contrista teu irmão, JÁ NÃO ANDAS CONFORME O AMOR (a Graça). Não faças perecer POR CAUSA DA TUA COMIDA aquele por quem Cristo morreu !” (Rom. 14: 15)

Depois de MUITAS EXPERIÊNCIAS, a conclusão que Paulo chegou foi essa:

“Sigamos AS COISAS que servem PARA A PAZ E A EDIFICAÇÃO (porque tem “coisas” que não edificam em nada....) de uns para com os outros... NÃO DESTRUAS POR CAUSA DA TUA COMIDA a obra de Deus...” (Rom. 14: 19 e 20)

Penso que Paulo entendeu isso perfeitamente, ou seja, O FUNDAMENTO JÁ FOI LANÇADO (que é Jesus Cristo... I Cor. 3:10) , o qual permanece inalterado.... não vai levar a nada “tentar fazer com que todos pensem e creia como você” (pois somos diferentes uns dos outros e temos pontos de vista diferentes....), é preciso entender que “existem diferenças entre as Igrejas e Ministérios, mesmo em Graça”, mas “a diferença” não está NO FUNDAMENTO, pois O FUNDAMENTO (que é Jesus Cristo) é o mesmo para todas as Igrejas em Graça.... Se formos “radicais em graça” não teremos comunhão com ninguém... (e isso não é andar em amor... O AMOR tudo suporta, tudo crê... I Cor. 13)

Se não suportarmos ninguém (por não pensarem e nem crerem como nós...) como andaremos em amor, se O AMOR tudo suporta ??? É preciso SUPORTAR ! Suportar aqueles que não pensam como nós ! Há igrejas , pastores e apóstolos que não pensam como eu, mas nem por isso “sou inimigo e nem adversário” deles..... se eu puder AJUNTAR vou ajuntar... e NUNCA ESPALHAR... pois O NOSSO FUNDAMENTO (Jesus Cristo...) é o mesmo ! Penso que isso é SINAL DE MATURIDADE.....

Mas os que querem viver “disputando posição” diante de Deus.... os que querem “tirar nota 10 no quesito doutrina” estão pecando (falhando) no quesito ANDAR EM AMOR, pois a ninguém suportam, por não pensarem e nem crerem como eles..... O Ato de "satirizar e fazer piadinha" com aqueles que não pensam igual a eles já demonstra uma atitude CARNAL....

Tenho visto irmãos “se desligarem um do outro” quando um deles percebe que o outro não crê e nem pensa como ele... ISSO É TOLICE... É PURA INSENSATEZ CARNAL.... que não leva a nada, a não ser escandalizar os fracos na fé, que pensam que todo o povo de Deus é unido, mas quando vê a realidade se escandaliza por ver um dizendo: “Eu sou de Paulo ! e o outro: Eu de Apolo !” (ora, pensando e dizendo assim não sois carnais ??? I Cor. 3: 4)

* Povo em graça ! Pastores e apóstolos, Ministros do Senhor, NÃO CONDENEM (pois nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus... Rom. 8:1) os que não concordam, não crêem, ou não pensam como vocês.... por terem outro ponto de vista......

Sei que serei “julgado e mal interpretado” por muitos.... mas “o intuito desta ministração É O AMOR, que procede de UM CORAÇÃO PURO, de UMA BOA CONSCIÊNCIA, de UMA FÉ NÃO FINGIDA...” (I Timó. 1:5)

Pois, se querem mesmo saber DA VERDADE......

“...em Cristo Jesus nem a circuncisão (dos judeus NA LEI) nem a incircuncisão (dos gentios EM GRAÇA....”) tem valor algum. O QUE IMPORTA MESMO É A FÉ QUE OPERA PELO AMOR....” (Gál 5:6)

“...em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum, MAS SIM O SER UMA NOVA CRIATURA...” (Gál. 6: 15)

“...pois a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em Espírito, e NOS GLORIAMOS EM CRISTO JESUS, e não confiamos na carne....” (Filip. 3: 3)

“Aqui (nesse entendimento espiritual) não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre, MAS CRISTO É TUDO EM TODOS...” (Colos. 3:11)

• Respeitemo-nos uns aos outros, conforme a medida de fé, que Deus deu a cada um... (Rom.12:3), pois A GRAÇA NOS FOI DADA segundo a medida do dom de Cristo... (Efés. 4: 7)

“E Cristo mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres... tendo em vista O APERFEIÇOAMENTO dos santos para O DESEMPENHO DO MINISTÉRIO, para A EDIFICAÇÃO do Corpo de Cristo, ATÉ QUE TODOS CHEGUEMOS A UNIDADE DA FÉ, e do PLENO CONHECIMENTO do Filho de Deus, a perfeita varonilidade, á medida da estatura de Cristo, PARA QUE NÃO SEJAMOS MAIS meninos inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo ENGANO DOS HOMENS QUE COM ASTÚCIA INDUZEM AO ERRO....” (Efés. 4: 1 a 14)

....a Graça seja COM TODOS OS QUE AMAM COM AMOR PERENE a nosso Senhor Jesus Cristo... (Efés. 6: 24)

Lembrem-se: "Não faças perecer (ou escandalizar) por causa "DA TUA COMIDA" aquele por quem Cristo morreu..." (Rom. 14:15)

Em graça... desde antes dos tempos eternos.....

Marcos Gomes Apóstolo – Ministério GRAÇA e APOSTOLADO – MGA Fevereiro / 2015