Dia 03 - Você é Espiritual ou Carnal ?






*** Você é ESPIRITUAL ou CARNAL ????  (por MGA)

----- Quem você conhece que diria que É CARNAL ??????? 
Ninguém quer ser CARNAL !!! Ninguém assume SER CARNAL !!!! 
Mas na verdade, há OS CARNAIS.....
Por outro lado “todos” querem ser ESPIRITUAIS.... e “todos” pensam ser ESPIRITUAIS.... mas qual A REAL situação (posição) de cada crente...de cada cristão ???? 
De fato HÁ O CRISTÃO CARNAL e O CRISTÃO ESPIRITUAL !!!

“Qual o terreno (o carnal) assim também os terrenos (os carnais), e qual o celestial (o espiritual), tais também os celestiais (os espirituais)."   (I Cor. 15:49) 

Paulo disse para os Coríntios PROVAREM A SI MESMOS se permaneciam na fé !!! (II Cor. 13:5a)
Pois O CARNAL não permanece na fé , não vive na fé... vive pelos “seus sentidos carnais, humanos e terrenos...” 
Paulo queria QUE ELES SOUBESSEM “se” estavam ou não APROVADOS por Deus.... veja:

“EXAMINAI-VOS a vós mesmos “se” permaneceis na fé...provai-vos a vós mesmos... 
Ou não sabeis quanto a vós mesmos que Jesus Cristo está em vós ? SE NÃO É QUE JÁ ESTAIS REPROVADOS... Mas espero que entendereis  que NÓS NÃO SOMOS REPROVADOS...” 
(II Cor. 13: 5 e 6)

Paulo deixa claro que há DOIS TIPOS de cristão: O APROVADO e O REPROVADO.
Em outras palavras: O ESPIRITUAL e O CARNAL. (tá claro ou não tá claro ????????)

Mas COMO CONHECEREMOS o cristão ESPIRITUAL e o cristão CARNAL ??? Segue uma “dica” :

“OS QUE SÃO SEGUNDO A CARNE (os que são carnais) INCLINAM-SE PARA AS COISAS DA CARNE.... mas OS QUE SÃO SEGUNDO O ESPÍRITO (os espirituais), PARA AS COISAS DO ESPÍRITO...” (Rom. 8:5)

A) OS CARNAIS andam sempre atrás “das coisas” DA CARNE !!! 
Se envolvem somente com “as coisas” DA CARNE....   ANDAM SEMPRE POR VISTA !

B) OS ESPIRITUAIS andam sempre atrás “das coisas” DO ESPÍRITO !!!
Se envolvem somente com “as coisas” DO ESPÍRITO.... ANDAM SEMPRE POR FÉ !


*** Creio que AGORA, na sua mente, está ficando MAIS CLARO o que o Espírito Santo está falando..... ou seja... você já sabe consegue saber SE É CARNAL ou ESPIRITUAL.... agora você já consegue saber  QUEM É CARNAL e QUEM É ESPIRITUAL....

Você conhece um CRISTÃO CARNAL quando ele “torce o nariz” (faz cara feia.....) quando se fala em OFERTAS.... Muitos “gostam” de cantar...louvar...adorar a Deus... falar em línguas e etc.... MAS QUANDO CHEGA NA HORA DE OFERTAR então já não dão falam mais “aleluia....nem glória a Deus....” (!?!)

Paulo disse:  “Pois lhes dou testemunho de quem TEM ZELO DE DEUS, MAS NÃO COM ENTENDIMENTO......” (Rom.10:2)

UNS TEM “zelo”, mas não tem entendimento... OUTROS tem “entendimento”, mas não tem zelo... (então NÃO TEM entendimento..... pois QUEM TEM (o verdadeiro) ENTENDIMENTO terá ZELO....)

Ora...O QUE É (de fato) SER ESPIRITUAL ????????
É PARTICIPAR (não só entender....) DA OBRA (do Mover) DE DEUS !!!!

Dizem que a Igreja de Corinto era uma “Igreja Carnal”, por causa que havia entre eles divisão e confusão....mas por outro lado ELES ERAM ESPIRITUAIS, pois PARTICIPAVAM DA OBRA (do Mover) de Deus.... que era AJUDAR aos santos...no objetivo de ALCANÇAR outras ovelhas pelo Evangelho.... Sobre eles (os Coríntios) Paulo disse:

“Em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e a sua profunda pobreza transbordou em riquezas da sua generosidade.
Pois SEGUNDO AS SUAS POSSES (o que eu mesmo testifico) E AINDA ACIMA DELAS, DERAM VOLUNTARIAMENTE... Pedindo-nos com muitos rogos O PRIVILÉGIO DE PARTICIPAREM DESTE SERVIÇO, QUE SE FAZIA para com os santos.... e não somente FIZERAM COMO NÓS ESPERÁVAMOS, MAS A SI MESMO SE DERAM PRIMEIRAMENTE AO SENHOR, E DEPOIS A NÓS, pela vontade de Deus...” (II Cor. 8: 2 a 5)

Diante desse quadro...como posso chamar os Coríntios DE CARNAIS ???? 
Ora...se entre eles havia divisões....também entre eles havia cristãos ESPIRITUAIS, por essa ATITUDE DE PARTICIPAR do projeto de Deus em alcançar outras ovelhas.... Os que entendem ISSO (mas não só entendem....) E PARTICIPAM DISSO são chamados de ESPIRITUAIS.... veja Davi:

“Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade, pois Teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu é, Senhor, o Reino, e tu exaltaste sobre todos como chefe... Riquezas e glória vêm de Ti...tu dominas sobre tudo. Nas Tuas mãos há força e poder para engrandecer e dar força a tudo... Agora, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o nome da Tua glória...
Mas QUEM SOU EU, e quem é o meu povo, QUE PUDÉSSEMOS DAR VOLUNTARIAMENTE ESTAS COISAS ?   TUDO VEM DE TI ! E SOMENTE DEVOLVEMOS O QUE VEIO DAS TUAS MÃOS...” (I Crôn. 29: 11 a 14)


* Quando o filho de Deus  chega NESSE NÍVEL DE ENTENDIMENTO e ATITUDE que Davi tomou, pode-se dizer que de fato é um ESPIRITUAL !!!! (pois juntou O ZELO e O ENTENDIMENTO.....pela OBRA de Deus.....) 

O cristão precisa CHEGAR NESSE NÍVEL DE ZELO, NESSE NÍVEL DE ENTENDIMENTO para que possa dizer á Deus:

“MAS QUEM SOU EU...PARA QUE PUDESSE DAR “VOLUNTARIAMENTE” ESTAS COISAS ? 
TUDO VEM DE TI, E SOMENTE DEVOLVEMOS O QUE VEIO DAS TUAS MÃOS....” (I Crôn. 29:14)

*** Você já chegou nesse nível ??? Já está VIVENDO assim ????     Não ????????
Por isso que Paulo disse (a respeito DOS CARNAIS...) : 

“Não sabeis que os injustos não  hão de herdar o Reino de Deus ? Não erreis : Nem impuros, nem idólatras, adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, NEM AVARENTOS, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus....” (I Cor. 6: 9 e 10)

AVARENTO vem de AVAREZA que é IDOLATRIA AO DINHEIRO !!!

*** Segundo o dicionário..... AVAREZA SIGNIFICA:  “Apego demasiado e sórdido ao dinheiro. 
É o desejo ardente de acumular riqueza.  Avareza é a falta de generosidade, é a mesquinhez, 
a sovinice, a insignificância e miserabilidade.”

Paulo disse:

“Pois bem sabeis isto: NENHUM devasso, ou impuro, ou AVARENTO, O QUAL É IDÓLATRA, tem herança no Reino de Cristo e de Deus...” (Efés. 5: 5)

Jesus disse:  “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e roubam... MAS AJUNTAI TESOUROS NO CÉU, onde nem a traça nem a ferrugem destroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam... POIS ONDE ESTIVER O VOSSO TESOURO, AÍ ESTÁ TAMBÉM O VOSSO CORAÇÃO....” (Mat. 6: 19 a 21)

*** AONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO ??? 
Na obra de Deus (em alcançar ovelhas) ou nas riquezas ???

Na verdade “não é pecado” ter riquezas !!!! O errado É TER O CORAÇÃO NAS RIQUEZAS... e não na obra de Deus.......e isso caracteriza AVAREZA.... e O AVARENTO (Paulo disse) NÃO TEM HERANÇA (não herda...) NO REINO DE DEUS..... { (e isso é um problema..... que só se resolve DEIXANDO DE SER CARNAL (terreno) E SE TORNANDO ESPIRITUAL (celestial) }

Para aqueles Coríntios, que muitos dizem ser “carnais” (mas eu já mudei minha concepção a respeito deles....), Paulo disse sobre eles: 

“Assim COMO EM TUDO TENDES ABUNDÂNCIA.... em fé, em palavra, em ciência, EM TODO O ZELO e no amor para conosco, assim também sobressaí nesta graça... Não digo isto como quem manda, MAS PARA PROVAR PELO ZELO DOS OUTROS, a sinceridade do vosso amor... Pois já conheceis a Graça de nosso senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, PARA QUE PELA SUA POBREZA VOS TORNÁSSEIS RICOS...
E aqui dou o meu parecer SOBRE O QUE VOS CONVÉM: NO ano passado fostes os primeiros NÃO SÓ A DAR, mas também A QUERER DAR... Agora COMPLETAI O JÁ COMEÇADO, para que assim, COMO HOUVE PRONTIDÃO DE VONTADE, HAJA TAMBÉM O COMPRIMENTO SEGUNDO O QUE TENDES.... Pois se há PRONTIDÃO DE VONTADE, SERÁ ACEITA...segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem... 
Mas não digo isso para que OS OUTROS TENHAM ALÍVIO e VÓS APERTO, mas PARA IGUALDADE. Neste tempo presente, A VOSSA ABUNDÂNCIA SUPRA A FALTA DOS OUTROS, para que também A SUA ABUNDÂNCIA SUPRA A VOSSA FALTA, E HAJA IGUALDADE, como está escrito: O QUE MUITO COLHEU NÃO TEVE DEMAIS...E O QUE POUCO COLHEU, NÃO TEVE FALTA....” (II Cor. 8:7 a 15)

---- O texto nos deixa claro que os Coríntios PARTICIPAVAM de um dos “objetivos”  da Igreja se reunir:  A OFERTA (a coleta em prol dos serviços do Reino...e que na verdade MOSTRA Á DEUS onde de fato está o coração dos Seus filhos... se em Deus e em Sua Obra ou em Riquezas terrenas..... )

Mas de fato... quanto mais eu leio sobre OS CORÍNTIOS...mais fica claro que eles eram ESPIRITUAIS.....  No âmbito de dizerem: “Eu sou de Paulo ! E outro: E eu sou de Apolo !” (nesse âmbito eram carnais.....)  { I Cor. 3: 3 }  Mas no tocante A SEMEAR, CONTRIBUIR, OFERTAR no Reino de Deus, eram ESPIRITUAIS.......

No tocante a SEMEAR,CONTRIBUIR, OFERTAR mostraram á Paulo O SEU ZELO e o SEU ENTENDIMENTO.......

O CARNAL ele só tem um “suposto entendimento”, MAS NÃO TEM ZELO !!!! 

TEM ZELO SEM ENTENDIMENTO...o que não vale pra nada....

CARNAL ou ESPIRITUAL ??????

O CARNAL  pensa nas coisas da terra ! Ele vive par as coisas da terra !

- Por isso há uma PALAVRA PARA O CARNAL: 
“...OS QUE ESTÃO NA CARNE não podem agradar a Deus...” (Rom. 8:8)

O ESPIRITUAL  pensa nas coisas do céu ! Ele vive para as coisas do céu !

- Por isso há uma PALAVRA PARA O ESPIRITUAL:
“...VÓS NÃO ESTAIS NA CARNE, MAS NO ESPÍRITO.....” (Rom. 8: 9)

Paulo era ESPIRITUAL, e nos disse:

“...BUSCAI AS COISAS DE SÃO DE CIMA....PENSAI NAS COISAS QUE SÃO DE CIMA....FAZEI POIS MORRER A VOSSA NATUREZA TERRENA (que é a carnal...) ” (Colos. 3: 1 a 5)

Fazendo uma analogia desse texto dá para CADA UM SABER quem é O CARNAL e quem é O ESPÍRITUAL.... Sabe-se e se conhece pelo que CADA UM busca e pensa !

O QUE O IRMÃO “A” BUSCA e PENSA ???
O QUE O IRMÃO “B” BUSCA e PENSA ???

Sabendo o que CADA UM BUSCA E PENSA no seu dia a dia fica fácil discernir QUEM É O CARNAL e quem é O ESPIRITUAL.....

Se não podemos “tirar o joio” (pois Jesus disseque é pra deixar crescer junto com o trigo...) pelo menos podemos saber quem ele é.... (...estou certo de que O JOIO é o carnal....)
Pois É O CARNAL que causa confusão e divisão na Obra de Deus... (o Espiritual está ocupado com as coisas do Reino...)  
Não...não estamos aqui para “acusar ou condenar” ninguém.....mas é direito nosso saber os mistérios do Reino de Deus... (Marcos 4: 11)

O CARNAL não gosta de contribuir ! (mas O ESPIRITUAL entende que tudo provém de Deus, e que ele apenas devolve ao Senhor o que veio dEle...)

O CARNAL não gosta de cultos de oração ! (mas O ESPIRITUAL entende que não tem como viver uma vida com Deus sem a oração e a intercessão...)

O CARNAL não gosta de congregar , sempre coloca desculpas no tempo, muito frio, muito calor, muita chuva, muito longe e etc... (mas O ESPIRITUAL amam congregar e para ele não há barreiras que o impeça de servir a Deus...)

O CARNAL está sempre nas festas da igreja ! (mas O ESPIRITUAL está sempre nos cultos á Deus...)

O CARNAL quase sempre nunca tem a Bíblia em mãos, por consequência disso, da sua boca num diálogo nunca sai a Palavra de Deus... (mas O ESPIRITUAL não abre mão da sua Bíblia e de falar segundo a Palavra de Deus....)

O CARNAL só fala coisas terrenas e carnais ! (mas O ESPIRITUAL só fala coisas celestiais e espirituais...)

O CARNAL , também chamado por Paulo de HOMEM NATURAL... NÃO COMPREENDE as coisas do Espírito de Deus.... (mas O ESPIRITUAL discerne bem a tudo...) I Cor. 2: 14 e 15

....enfim..... 

“O QUE É NASCIDO DA CARNE, É CARNE.....” (João 3: 6a) ou seja, O QUE É NASCIDO DA CARNE (das emoções, dos sentimentos...) É CARNAL

“O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO, É ESPÍRITO...” (João 3:6b)  ou seja, O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO (da fé, da Palavra) É ESPIRITUAL....

....por isso É PRECISO ter A EXPERIÊNCIA DO NOVO NASCIMENTO !!! (e isso é um mistério....) 

NASCER DE NOVO, não é “trocar de religião ou de denominação”, mas SE REVESTIR DO NOVO HOMEM , QUE SEGUNDO DEUS, É CRIADO EM VERDADEIRA JUSTIÇA E SANTIDADE... (Efés. 4: 24)

Uma coisa ninguém pode negar !!! A DIFERENÇA de Pedro como discípulo de Jesus de Nazaré (que mesmo andando com Jesus o negou três vezes... ) ; para Pedro, o apóstolo. É notável A DIFERENÇA de ler sobre Pedro nos Livros de Mateus, Marcos, Luca e João e de ler sobre Pedro em I e II Pedro.... (fica nítida A DIFERENÇA do CARNAL para o ESPIRITUAL....)

A DIFERENÇA de Saulo, que consentiu com a morte de Estevão, e que assolava a igreja perseguindo os cristãos (Atos 8: 1 a 3) ; para Paulo, o apóstolo e mestre dos gentios .... (Rom. 11:13 – I Timó. 2: 7)

De fato, O ÚNICO REMÉDIO para O CARNAL é O NOVO NASCIMENTO, ou seja, UMA EXPERIÊNCIA SOBRENATURAL E DIVINA que só Deus pode fazer.... 
Lembrando que O CARNAL não é outra coisa, senão UM FRACO NA FÉ, ou seja, uma ovelha.... diferente DO BODE, que é um filho da perdição....

O CARNAL ainda pode (e deve) se converter....coisa que é impossível ao filho de perdição...

“IRMÃOS, NÃO SEJAIS MENINOS NO ENTENDIMENTO (carnais...), MAS SEDE MENINOS NA MALÍCIA...E ADULTOS (espirituais) NO ENTENDIMENTO.....” (I Cor. 14:20)


A) Aos CARNAIS.....assim diz o Senhor:

“BUSCAR-ME-EIS e ME ACHAREIS, QUANDO ME BUSCARDES DE TODO O VOSSO CORAÇÃO....” (Jerem 29:13)


B) Aos ESPIRITUAIS assim diz o Senhor:

“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma ofensa, VÓS QUE SOIS ESPIRITUAIS, corrigi o tal com espírito de mansidão...” (Gál. 6:1)

“Ora...QUANTO AO QUE É FRACO NA FÉ, recebei-o, mas não para condená-lo em questões discutíveis....” (Rom. 14: 1)


....porque O QUE É NASCIDO DA CARNE...é carne....E O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO...é espírito......



Marcos Gomes Apóstolo 
Ministério GRAÇA e APOSTOLADO – MGA
3 de Maio / 2017