Dia 02 - A Meu povo ENSINARÃO A DISTINGUIR...






"A Meu povo ENSINARÃO A DISTINGUIR entre o santo e o profano...e O FARÃO DISCERNIR entre o impuro e o puro..." (Ezeq. 44:23)


...foi o que DEUS DISSE pela boca do profeta !

Com tantos anos de cristão (ou mesmo você mais novo, já aprenda O CORRETO...)  JÁ APRENDEU A DISTINGUIR ? JÁ APRENDEU A DISCERNIR ?

DISTINGUIR = DIFERENCIAR
DISCERNIR = ENTENDER ESPIRITUALMENTE (ou entender , ou perceber de um modo espiritual)

Jesus disse: "Acautelai-vos DOS FALSOS PROFETAS, que vêm até vos DISFARÇADOS em ovelhas, mas INTERIORMENTE são lobos devoradores..." (Mat. 7:15)

Mas alguém dirá: COMO VOU SABER QUEM É O FALSO PROFETA ? Se Jesus disse que INTERIORMENTE é um lobo devorador ? COMO SABER ISSO ? Como chegar a essa conclusão ?

SIMPLES !!! Jesus mesmo disse como:

"PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS !" (Mat. 7: 16)

Ora... COLHEM-SE UVAS DOS ESPINHEIROS ?

"Do mesmo modo TODA ÁRVORE BOA produz BONS FRUTOS ! E toda ÁRVORE MÁ produz FRUTOS MAUS..." (Mat. 7: 16)

* Perceba que Jesus está FAZENDO UMA ALUSÃO (uma comparação) ás pessoas que "falam de Deus, ou das coisas de Deus...

"PORTANTO PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS !
NEM TODO (perceba A DICA que ele nos deu...) o que me diz: Senhor, Senhor ! entrará no reino dos céus, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, que está nos céus...
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, NÃO PROFETIZAMOS NÓS EM TEU NOME ? E em teu nome não expulsamos demônios ? E em teu nome não fizemos muitos milagres ?
Então lhes direi abertamente: NUNCA VOS CONHECI ! Apartai-vos de mim, VÓS OS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE..." (Mat. 7: 21 a 23)

* Jesus passou "o perfil" de um falso profeta, isto é, de um falso homem de Deus.... ou seja, deixou claro que UM FALSO PROFETA ESTÁ ENVOLVIDO (está no meio) NAS COISAS DE DEUS !

Ele diz: Senhor, Senhor !
Ele profetiza ! Ele "expulsa" demônios ! Ele faz "milagres" !
Mas também pratica a iniquidade !!!

O Senhor disse que NUNCA O CONHECEU ! (Ou seja, nunca chamou ele para a Sua obra...) 
Com o passar do tempo ele "aparece" , assim COMO O JOIO NO MEIO DO TRIGO....

SIM ! Temos que saber conhecer UM FALSO PROFETA !!!!
Temos (toda a Igreja) que saber DISTINGUIR entre o santo (o verdadeiro) e o profano (o falso) , saber DISCERNIR entre o impuro (o falso) e o puro (o verdadeiro).

Lucas relatou: "Havendo atravessado a ilha toda até Pafos, acharam certo judeu mágico, FALSO PROFETA, chamado Bar-Jesus..." (Atos 13:6)

Mas também disse: "Na igreja de Antioquia HAVIA ALGUNS PROFETAS E MESTRES, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo..." (Atos 13: 1)

ORA... COMO LUCAS SABIA QUE BAR-JESUS ERA UM FALSO PROFETA ??? (verso 6)

Assim como também sabia que Barnabé, Simeão, Lúcio, Manaém e Saulo, ERAM PROFETAS E MESTRES.... (verso 1)

Perceba outro relato de Lucas::

"Naqueles dias DESCERAM PROFETAS DE JERUSALÉM para Antioquia... Levantando-se um deles, chamado Ágabo, DAVA ENTENDER PELO ESPÍRITO SANTO que haveria uma grande fome em todo o mundo, a qual aconteceu no tempo de Cláudio..." (Atos 11: 27 e 28)

Ágabo era um profeta verdadeiro ! (Atos 11: 28)
Bar-Jesus era um falso profeta ! (Atos 13:6)
Lucas DISTINGUIU, DISCERNIU entre o santo e o profano !!!
Entre o puro e o impuro.....e É ISSO QUE TEMOS QUE FAZER !!!

DISTINGUIR ! DIFERENCIAR ! DISCERNIR !!!

* Fomos ensinados PELA TRADIÇÃO que falso profeta eram os macumbeiros, os da magia negra....MAS NÃO !!!!! Eles não são falsos profetas ! ELES ESTÃO NA IGNORÂNCIA ! Não conhecem a Palavra de Deus ! Diferente DO FALSO PROFETA, que está com a Palavra de Deus nas mãos...

Bar-Jesus ERA UM JUDEU MÁGICO, com certeza praticava "artes mágicas" (Atos 19: 19) , e feitiçaria, e toda sorte de enganos...e ele estava NO MEIO DO POVO DE DEUS...como um joio no meio do trigo.....

COMO LUCAS, TEMOS QUE SABER DIFERENCIAR !!!!

Temos (toda a Igreja) que APRENDER A JULGAR AS COISAS DE DEUS CORRETAMENTE, Á LUZ DA PALAVRA !!!!

Jesus disse: "NÃO JULGUEIS SEGUNDO A APARÊNCIA ! MAS JULGAI SEGUNDO A RETA JUSTIÇA !" (João 7:24)

A RETA JUSTIÇA É A PALAVRA DE DEUS !

Então, TEMOS QUE JULGAR SEGUNDO A PALAVRA !

"Não sabeis vós QUE OS SANTOS HÃO DE JULGAR O MUNDO ? Não sabeis vós QUE HAVEMOS DE JULGAR OS ANJOS ? Quanto mais AS COISAS PERTENCENTES A ESTA VIDA ?" (I Cor. 6: 2 e 3)

TEMOS QUE JULGAR SIM ! Mas não segundo a aparência ! Mas segundo A RETA JUSTIÇA ! Segundo O QUE ESTÁ ESCRITO !

Com o avanço da tecnologia (mais precisamente a Internet) MUITOS FALSOS PROFETAS SURGIRAM EM NOSSO MEIO, e temos que saber DISTINGUIR e DISCERNIR todos eles ! PARA NÃO SERMOS ENGANADOS com palavras vãs...com palavras de sabedoria humana... (ainda que estejam falando de Deus...)

"Falar de Deus" NÃO É A PROVA de que alguém foi enviado por Deus !!!!!!!!!!!!!!

* OBS: (É aí que entra O DISCERNIMENTO !!! Há quem fale de Deus, da palavra de Deus, MAS MERAMENTE COM SABEDORIA HUMANA...apenas filosofias.... Mas há quem FALA DEBAIXO DA UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO....e é preciso DISCERNIR ISSO !!!!)

Vejam abaixo esse exemplo que aconteceu com Paulo:

"Indo nós ao local de oração, saiu-nos ao encontro UMA JOVEM QUE TINHA UM ESPÍRITO DE ADIVINHAÇÃO, a qual adivinhando dava grande lucro aos seus senhores...
Esta, seguindo a nós, e a Paulo, clamava, dizendo: ESTES HOMENS que nos anunciam o caminho da salvação, SÃO SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO !
E isto fez ela por muitos dias... MAS PAULO, PERTURBADO, voltou-se, e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, ordeno-te que saias dela. E na mesma hora saiu..." (Atos 16: 16 a 18)

Ora... aquela jovem NÃO ESTAVA FALANDO NADA DEMAIS ! Ela não mentiu ao dizer que eles eram servos do Deus altíssimo ! (sim....isso é verdade....)

Mas aquele "louvor" NÃO VINHA DO CORAÇÃO DE DEUS ! E Paulo DISCERNIU ISSO !!!!

Aquele "louvor" tinha a intenção de fazer com que Paulo e os demais "se enchessem de orgulho, de soberba e presunção..." , ESSE FOI O MOTIVO porque Paulo não aceitou o louvor que vinha daquela jovem, PAULO LOGO DISCERNIU que aquilo não vinha da parte de Deus....

ESSE DISCERNIMENTO NÓS DEVEMOS TER !!!!

Pra saber QUANDO UM PREGADOR está falando DA PARTE DE DEUS ou DA PARTE DELE MESMO !!!!

* Assim como NEM TODOS QUE DIZ: Senhor, Senhor.... assim também NEM TODOS os que estão "pregando e ensinando" estão trazendo algo que venha de Deus, POR VEZES TAL PREGADOR FALA DE SI MESMO, AQUILO QUE ELE PENSA, AQUILO QUE ELE CRÊ, E ATÉ INTERPRETAÇÕES PESSOAIS....

PRECISAMOS DISCERNIR ISSO !!!! Para não comermos "comida (Palavra de Deus) com veneno" (Heresias)

* Muitos estão "pregando a Graça" em nossos dias.... (está na moda "pregar a Graça" agora.... pessoas que viveram por anos e décadas debaixo do jugo da Lei, ouvem A GRAÇA uma ou duas vezes...e já se acham apóstolos, e saem por aí "doutrinando os leigos" e confundindo as mentes dos incautos, COM INTERPRETAÇÕES PESSOAIS e com doutrinas "extra-bíblicas..." sem fundamento profético e apostólico, sem estar debaixo DE UM APOSTOLADO, sem terem sidos chamados por Deus....) 

LAMENTÁVEL ! (mas é uma realidade em nossos dias....) ESTÃO BANALIZANDO A GRAÇA !

Por isso que Paulo mesmo disse:

"E até importa QUE HAJA ENTRE VÓS HERESIAS (uma outra versão diz, DIFERENÇAS), para OS QUE TÊM A APROVAÇÃO DE DEUS SE MANIFESTEM NO VOSSO MEIO !" (I Cor. 11:19)

1) HÁ QUEM TEM A APROVAÇÃO DE DEUS !
2) E HÁ OS QUE NÃO TEM A APROVAÇÃO DE DEUS !

Por isso que Paulo disse:  "Verdade é que ALGUNS PREGAM A CRISTO (a Graça) POR INVEJA e porfia, mas OUTROS DE BOA MENTE...." (Filip. 1:15)

* A APROVAÇÃO é algo que se conquista ! PRIMEIRO É PRECISO SER PROVADO, PARA DEPOIS SER APROVADO... (se for irrepreensível...)

* Como que numa escola ! O professor te dá AS PROVAS para te avaliar...e se "tirar boas notas" então ele te aprova, ou seja, CONFIRMA que está apto para passar de ano.... (quem leu, entenda pelo Espírito....)


OS LEIGOS não sabem !!! Masa para PREGAR a Palavra ou para ENSINAR a Palavra É PRECISO TER A APROVAÇÃO DE DEUS !!! (para que quando PREGAR ou ENSINAR o Espírito Santo possa TESTIFICAR com aqueles que ouvem... Rom. 8:16)

OS FALSOS PROFETAS que Jesus disse em Mateus 7 NÃO TINHAM A APROVAÇÃO DE DEUS !!! Por isso que, mesmo falando: Senhor, Senhor.... mesmo "expulsando" demônios....mesmo "fazendo milagres", Jesus disse: NUNCA VOS CONHECI ! APARTAI-VOS DE MIM, VÓS OS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE.....

Diferente de Paulo, que disse: "OS SINAIS DO MEU APOSTOLADO FORAM MANIFESTADOS ENTRE VÓS com toda paciência, por sinais, prodígios e milagres..." (II Cor. 12:12)

"A minha palavra e a minha pregação, NÃO CONSISTIRAM EM PALAVRAS PERSUASIVAS DE SABEDORIA HUMANA, MAS EM DEMONSTRAÇÃO DO ESPÍRITO E DE PODER..." (I Cor. 2: 4)


.....penso que depois de mais de 2.000 anos que A IGREJA está na terra, ESTÁ MAIS QUE NA HORA DE TODOS saberem de fato e de verdade A DIFERENÇA DO TOMATE PARA O CAQUI......


(...leia de novo...quantas vezes for preciso...........)



Marcos Gomes Apóstolo
Ministério GRAÇA e APOSTOLADO - MGA
Fev/ 2.020