Reinando Em Vida

REINANDO EM VIDA


* No mês de Março de 1.997 o Espírito Santo me deu três revelações a respeito da Graça de Deus, a Nova Aliança:

 1o ) Crescendo na Graça ( que foi uma série de 5 ( cinco ) fitas / também em apostila );

2o ) Reinando em Vida ( série de 2 ( duas ) fitas / também em apostila );

3o ) A Minha Graça te Basta ( série de 2 ( duas ) fitas / também em apostila ).

A cada revelação era nos dado “maior entendimento”, e ao mesmo tempo íamos crescendo na graça. Algo também de muita importância foi dado a um obreiro do nosso ministério ( obreiro Willians ) e quero deixar registrado.

Em nossa igreja atual, “o altar” foi feito com “três degraus”, e acima a plataforma.

Depois de pregado e ensinado as três revelações, o obreiro discerniu algo, e veio falar comigo: “Pastor, estava um dia de manhã na igreja, e quando “olhei para o altar” Deus me revelou essas três mensagens para o povo.”

Então disse: Como assim?

Continuou: “Deus não te deu “três revelações”? 
( Crescendo na Graça, Reinando em Vida e A Minha Graça te Basta )

Disse: Sim! Então, disse o obreiro:

“Quando olhei para o altar pude discernir as “quatro manifestações” de Deus nesse ministério.”

E perguntou: “O que tem na igreja “antes” dos três degraus?

Disse a ele: Ora, o chão!  Então acrescentou:

“Antes da graça ser revelada, a manifestação de Deus era aqui embaixo ( no chão ). Era ministrado “a unção” de Deus. Quando a graça nos foi revelada então entendi “os três degraus” do altar. Antes da graça, a unção no piso.

Primeiro degrau, estávamos “crescendo na graça”. 
Segundo degrau, começamos a “reinar em vida”. 
Terceiro degrau, Deus nos disse, “a minha graça te basta”.  A L E L U I A !
 

Quando o obreiro me falou imediatamente foi testificado pelo Espírito Santo! Quero que todos saibam disso: 

“O  CRESCIMENTO  EM  GRAÇA  É  INEVITÁVEL ! ! !”

Inevitável, porque há uma predestinação para crescermos na graça.

Ainda na introdução, quero contar mais uma revelação que nos foi dada,desta vez para uma obreira ( obreira Vera ). Foi assim:

Essa revelação veio do texto bíblico de João 1: 16 com Romanos 5: 17:

“Da sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça, pois os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de Jesus Cristo.”

O Espírito Santo disse a ela: “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.

Chamados para ser santos ( Rom. 1: 7 ). Os escolhidos, se compadece de quem quer ( Rom. 9: 18 ).

Uma vez que Deus vos ( os chamados e os escolhidos ) predestinou para receber a Cristo e ser ovelha do seu pasto, ser novas criaturas, povo de Deus, santo e irrepreensível diante de Deus e herdar a vida eterna.

Cristo vou deu ( a vida eterna etc… ) predestinado por Deus.

 “Aquele” ( escolhido ) que recebe a “abundância da graça” ( Rom. 5: 17 ) que é a “graça sobre graça” ( João 1: 16 ), o “dom da justiça, “reinará em vida” para sempre.

A salvação não se perde, uma vez salvo, salvo para sempre. 
Uma vez que Cristo morreu uma vez só ( para a salvação ), mas a abundância da graça será que todos recebem? ( para reinar em vida ) uma vez que muitos “são chamados”, crentes em Jesus, 
na palavra de Deus e têm a vida eterna? ? ?

Mas “é aquele” que recebe ( por ser predestinado a isso ) a abundância da graça, ou seja, 
“os escolhidos”, que são aqueles que recebem “a pregação da graça no seu coração”. Recebem, pois, para isso foram predestinados, não somente para a salvação.

Essa é “a segundo predestinação”. Há pessoas ( em Cristo ) que já morreram sem conhecer a revelação da graça para reinarem em vida, morreram salvas, estão no céu, mas nunca reinaram em vida aqui na terra. Meu pai foi um exemplo desse.

Morreu salvo, em Cristo, pastor, homem de Deus, mas nunca recebeu a revelação da graça em sua vida. Há pessoas que “nunca” receberão essa revelação aqui na terra, pois não fizeram parte da “segunda predestinação de Deus”, a de receber “graça sobre graça revelada” ).

Posso falar uma coisa?

“Você  é  um  ( a )  privilegiado  ( a )  ! ! !”     ( Quem recebe? ? ? )

Digo pela fé, se você está lendo essa apostila, ou fazendo esse seminário, então é um grande “sinal de Deus” que você também foi “escolhido para a segunda predestinação”, para “receber” ( por vontade de Deus ) graça sobre graça ( revelada ) em sua vida. Sabedoria, entendimento e discernimento são dados por Deus, independente do nosso querer ( Rom. 9: 16 ) e do nosso agir, ou seja, “é dom de Deus” ( Rom. 11: 29 ), isto quer dizer que “também” tem os “escolhidos” para receber a abundância da graça, isto é, graça sobre graça ( revelada )…

 “…para que possais compreender perfeitamente…” ( Efés. 3: 18 )

 Só “compreende perfeitamente” quem recebe a “plena revelação”.

E isso vem de Deus, não depende de nós, Ele escolhe porque já escolheu ( antes da fundação do mundo ) pessoas para serem salvas e terem a vida eterna, e “outras” para serem salvas, terem a vida eterna, receber graça sobre graça revelada e reinar em vida… A M É M !

 Palavra Apostólica:

Nesta terra, há pessoas que nunca terão “o privilégio” de receber “a revelação da graça”, apesar de serem salvas e de estar em Cristo … / que pela fé digo: “não é o seu caso !” Esse é o “mistério de Deus” da predestinação.

 Palavra Apostólica:

A graça não é revelada porque “alguém quer receber”
( Rom. 9: 16 ). Mas porque Deus predestinou pessoas para receberem. Você entende ? Eu declaro que sim ! Pois tens a mente de Cristo ( I Cor. 2: 16 )

Declaro que após esse seminário quando olhares para traz verás que tens crescido na graça e no conhecimento…

“Nunca diga com certeza o que “você não entendeu” com clareza... isso seria insensatez...”

 

Seu Apóstolo e Pastor, Marcos Gomes

 “A NOVA ALIANÇA”
 

“Pois se pela ofensa de um só ( Adão ), a morte reinou por esse, muito mais “os que” recebem a abundância da graça, e o dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo…” ( Rom. 5: 17 )

 “…para o nosso Deus “os fizeste” reis e sacerdotes, e eles reinarão sobre a terra…” ( Apoc. 5: 10 )

A “plena vontade” de Deus é que nós recebamos “um ensino” profético (porque é dado por revelação ) e apostólico ( firmado na Nova Aliança ).

Antes de tudo, quero que vocês saibam o que é a Nova Aliança. A Nova Aliança é a “sã doutrina”, o “Novo Testamento”, que não se encontra nos livros históricos ( Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos ), mas nos livros apostólicos.

O início da Nova Aliança teve algumas fases, até se estabelecer totalmente  “um novo ensino” para “um novo povo”, não mais o povo de Israel ( na carne ), mas para a igreja de Deus em Cristo (no espírito).

 1ª fase ) ESTÁ  CONSUMADO ! ( Jo. 19: 30 )

Aqui está “a primeira fase” de uma Nova Aliança. 
Teve seu início ( ponto de partida ) quando Jesus disse isso.

2ª fase ) MORTE  E  RESSURREIÇÃO:

 “Jesus clamou com grande voz: Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito. Havendo dito isso, expirou.” ( Luc. 23: 46 )

“Ainda não haviam compreendido que, “conforme a Escritura”, 
era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos.” ( Jo. 20: 9 )

“…Por que buscais “entre os mortos” quem está vivo? ( Luc. 24 5b )

“…Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia , segundo as Escrituras…” ( I Cor. 15: 3 , 4 )

Aqui está “a segunda fase” da Nova Aliança - ainda era somente o começo - não havia ainda a sã doutrina, pois não tinha sido revelada.

 3ª fase ) O  LIVRO  DE  ATOS: 
( A descida do Espírito Santo, dons espirituais… )

 É preciso entender que o Livro de Atos é “um livro intermediário” entre a Velha e a Nova Aliança. “Antes” de Atos Jesus havia morrido e ressuscitado. “Depois” de Atos Jesus já havia revelado “A Nova Aliança” ao apóstolo Paulo ( II Cor. 12: 1 a 4 - Gál. 1: 11, 12 ) - em Atos começou a primeira igreja cristã ( os católicos pensam que a primeira igreja foi “o catolicismo”, mas não ! Talvez a primeira “denominação”, mas não a primeira igreja, pois são igreja “os que” estão em Cristo Jesus… ) que “num certo sentido aconteceu de tudo”:

 Judeu ( Pedro ) batizando gentio ( Cornélio - Atos 10: 47, 48 ),

Judeu ( Ananias ) batizando judeu ( Paulo - Atos 9: 18 - Atos 22: 16 ) etc…

Não havia ainda a Nova Aliança sido estabelecida, pois até então estavam seguindo o Jesus de Nazaré ( segundo a carne ), por isso que faziam batismos.

“A confusão” começou mesmo quando descobriram que Deus não fazia acepção de pessoas, concedendo também o Espírito Santo “aos gentios”

( porque  até  então  era  somente  para  os  judeus  -  era  o  que  “eles”  sabiam - Atos 10: 44, 45 ).

Esta foi “a terceira fase” da Nova Aliança - não tinham ainda (nem Paulo ) a plena revelação e o pleno entendimento da “morte e ressurreição” de Cristo, até o arrebatamento do apóstolo Paulo para receber “a sã doutrina”, a Nova Aliança )

 4ª fase ) A  REVELAÇÃO:  ( O Apostolado )

Assim que Paulo foi arrebatado deu-se início “ao verdadeiro evangelho” ( pois até então pensavam que evangelho eram os escritos de Mateus, Marcos, Lucas e João, mas não era… ) que foi dado por revelação à Paulo ( ler Rom. 2: 16 - Colos. 1: 23 - I Tes. 1: 5 - I Tes. 2: 4 - I Timó. 1: 11 ). Na Nova Aliança
“não conhecemos a Cristo segundo a carne” ( o Jesus dos discípulos - que eram judeus - ver II Cor. 5: 16 ), pois na Nova Aliança Cristo morreu “também pelos gentios ( predestinados e eleitos ) no espírito, e não somente pelos judeus na carne.

Perceba que houve muitos judeus que não foram salvos, pois não eram predestinados no espírito. Na Nova Aliança “não temos que seguir ao Jesus da carne” ( filho de José e Maria ), pois “esse” veio somente para os judeus ( e nós somos gentios ). Mas “seguimos ao Cristo ressuscitado” pelo evangelho que foi revelado ao apóstolo Paulo, debaixo do seu apostolado.

 O Jesus da carne ( que morreu com trinta e três anos ) veio somente para os judeus. Mas o Cristo ressuscitado veio por “todos” os que foram predestinados por Deus antes da fundação do mundo ( Efés. 1:L 4 ), e nessa eleição havia e há “homens de toda tribo, e língua, 
e povo e nação…” (Apoc. 5: 9 )

Na Nova Aliança Paulo disse que é assim:

…Pois todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo desta forma não há “judeu” nem “grego”, não há “servo” nem “livre”,  não há “macho” nem “fêmea” ( perceba como é na Nova Aliança ), pois “todos vós” ( judeus, gregos, gentios, servos, livres, machos, fêmeas etc… ) sois um em Cristo Jesus…” ( Gál. 3: 27 )

Isto  sim  é  Nova  Aliança ! ! !

Em Mateus “não era assim!” Em Marcos “não era assim!”
Em Lucas “não era assim!” Em João “não era assim!”
Em Atos começou a ser assim!

agora  é  assim ! ! !  Pois já foi estabelecida a Nova Aliança para sempre!

“Então acrescentou… tira o primeiro ( a lei, a Velha Aliança ) para “estabelecer” o segundo ( a graça, a Nova Aliança ).” ( Heb. 10: 9 )

 “Dizendo “Nova Aliança”, ele tornou antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido, perto está de desaparecer…” ( Heb. 8: 13 )

Obs.:  Para nós nesse ministério a cada dia está desaparecendo… e a Graça será estabelecida para sempre… A L E L U I A !  !  !

Aqui está ( resumidamente ) “a quarta e última fase” da Nova Aliança.

Não precisamos mais nos preocupar “para seguir a Deus”. Agora só precisamos “ficar debaixo” de um apostolado… I Cor. 11: 1 - I Cor. 4: 16 - Filip. 3: 17 - ( última, porque a graça 
“é  a  última  revelação”  da  parte  de  Deus, porque  essa  Nova  Aliança  “é  eterna…” )

 

 “REINANDO  EM  VIDA”  (PARTE 1) 

“Pois se pela ofensa de um só ( Adão ), “a morte” reinou por esse, muito mais “os que” recebem a abundância da graça, e o dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo…” ( Rom. 5: 17 )

A palavra “morte” significa “fracasso, insucesso, derrota, miséria, doenças e enfermidades, maldições etc…

Antes de Adão pecar não tinha doença, não tinha derrota e coisas desse tipo ( ver Gên. Cap. 1 e 2 )

Resumindo:  Em Adão: Morte  -   Em Jesus: Reinar em Vida

Doutrina de Adão: ( Pecado )

Os que estão debaixo da doutrina de Adão estão “submissos” à morte, derrota, doença etc…

Doutrina de Cristo: ( Reinar em Vida )

Os que estão debaixo da doutrina de Cristo estão “submissos” a bênçãos sem medida, ser cheio do Espírito Santo, vida eterna, dons espirituais etc…

 CONFISSÃO DE FÉ:

“ESTOU APRENDENDO A REINAR EM VIDA! ! !”

OS QUE RECEBEM A ABUNDÂNCIA DA GRAÇA REINAM EM VIDA 
POR MEIO DE JESUS CRISTO! ! !

DIGA PELA FÉ:

“EU RECEBI POR ESTAR EM CRISTO “A ABUNDÂNCIA” DA GRAÇA!”

“EU RECEBI POR ESTAR EM CRISTO “O DOM DA JUSTIÇA”!”

Obs.: A justiça é um dom de Deus!  ( II Cor. 5: 4 )

A “justificação” ( que vem de justiça ) debaixo da graça é mediante a fé em Jesus !

Debaixo da lei de Moisés, para a pessoa ser justa, tinha-se que fazer “um sacrifício”. Hoje não ! 
“O sacrifício” que temos que fazer “é crer em Jesus Cristo !”

Mas este ( Jesus ) havendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus…porque “com uma só oferta” aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados…” ( Heb. 10: 12, 14 )

1º )  Jesus  “já  ofereceu” ;

 2º )  E  “para  sempre” ;

 3º )  Um  único  sacrifício ;

 4º )  pelos  pecados ;

5º )  Jesus  agora  está  assentado  à  destra  de  Deus ;

 6º )  com  “uma  só  oferta” ;

 7º )  “Nos  aperfeiçoou” ;

 8º )  “para  sempre”.

REVELAÇÃO:

“Deus “não quer” o meu, o seu, ou o nosso sacrifício! ( Heb. 10: 8 )

 PRESTE ATENÇÃO:

acrifícios e ofertas e holocaustos e oblações “pelo pecado” não quiseste( se naquele tempo “Deus não quis” você acha que “Ele vai querer agora? ? ? ),
nem neles ( nos sacrifícios ) te deleitastes ( os quais se oferecem segundo a lei )” ( Heb. 10: 8 )

Posso falaR UMA COISA?

“NÓS NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI ( Rom. 10: 4 ),

ESTAMOS DEBAIXO DA GRAÇA! (Rom. 6: 14 )”

“…se oferecem segundo a lei…” -

na graça “não se oferece”, mas “se recebe!”

¾ Quem foi justificado, tornou-se justo ! Fomos justificados por Deus em Cristo ! ( ver I Cor. 6: 11 )

A Nova Aliança nos traz cumprimento da Velha. Só precisamos viver por fé ! 
Para viver por fé é preciso crer naquilo que “já foi feito”.

Deus nos deu tudo ( II Pe. 1: 3 ) em Cristo, nos abençoou com todas as bênçãos ( Efés. 1: 3 ) em Cristo.

Palavra Apostólica: 
Viver debaixo da Graça é viver crendo que Deus já cumpriu as suas promessas.

REVELAÇÃO:

Na graça Deus “não fará”, e “nem está fazendo”. Ele “já fez ! ! !”
Só precisamos viver por fé! ( Habac. 2: 4 - Rom. 1: 17 - Gál. 3: 11 - Heb. 10: 38 )

Debaixo da graça, quem está em Cristo, “já está reinando em vida”. Não vai reinar. Já está reinando !

Reinar em vida “é uma posição” que você assume de viver pela fé ( crendo no que Deus já fez por nós em Cristo ), sem olhar para as circunstâncias ou situações da vida.

Viver por fé, é viver crendo que, aquilo que Deus já disse está em sua vida.

Reinar em vida é você assumir posição em Cristo Jesus. Posição acima de todo principado e potestade ( Efés. 2: 6 - 1: 21 ), posição de quem tem a vida eterna ( Jo. 6: 47 - I Jo. 5: 13 ), posição de quem foi justificado ( Rom. 5: 1 - I Cor. 6: 11 ) e por isso nenhuma condenação há, porque está em Cristo Jesus ( Rom. 8: 1).

Quem reina em vida ( conforme Moisés disse por profecia ) está em cima e não debaixo, é cabeça e não cauda ( Deut. 28: 13 ).

CONFISSÃO DE FÉ:

“EU RECEBI A ABUNDÂNCIA DA GRAÇA !”

“EU RECEBI O DOM DA JUSTIÇA !”

Perceba que recebemos 2 ( duas ) bênçãos de Deus de uma só vez   por estar em Cristo. Há também duas coisas muito importantes em Rom 5: 17 que você não pode se esquecer:

1º ) A minha parte;

 2º ) A parte de Deus.

 ¾ A parte de Deus é essa: nos deu a abundância da graça e o dom da justiça.

 ¾ A nossa parte é reinar em vida ! Por estar em Cristo !

 Palavra Apostólica:

Você não pode ter na sua cabeça “aquela teologia” de que você é um miserável, um Zé ninguém, que todo mundo pode e você não…Dizer: Quem sou eu… para ter isso ou aquilo… etc…

Você precisa ter sua mente renovada! Com a Palavra de Deus, a Nova Aliança, “a Graça! ! !”

REVELAÇÃO:

Mente que não é renovada com a palavra da graça está sob “pressão da lei”.  Sua mente precisa ser renovada! ( Rom. 12: 2 ) Você precisa ter a mente de rei ( Apoc. 19: 16 )

 PORQUE  VOCÊ  ESTÁ  EM  CRISTO ! ! !

Obs.:

O problema é que “tem rei” vestindo “roupa de mendigo” 
(em todos os aspectos da sua vida  -  “Você entendeu o que eu quis dizer, né…”)

Quando na “realidade”, um rei “usa coroa”, vestes reais, dignas de um rei…

A coroa de um rei são as bênçãos de Deus em Cristo Jesus! A nossa coroa é termos a vida eterna!

REVELAÇÃO:  Debaixo da graça, debaixo da Nova Aliança, “não há acepção de pessoas”. 
Se eu sou abençoado você também é !

E se você é eu sou igual ! Porque nós dois estamos em Cristo! Reconciliados com Deus… 
A L E L U I A !

CONFISSÃO DE FÉ:

“Eu devo assumir posição de rei !”

Em Cristo, Deus nos fez reis e sacerdotes ( Apoc. 5: 9, 10 - versão corrigida )

Deus nos fez também sacerdotes ( I Pe 2: 5 e 9 )

Deus nos fez também seus embaixadores ( II Cor. 5: 20 )

“O embaixador” que Paulo disse é o mesmo “sacerdote” que Pedro e João falaram !

* Obs:  Um sacerdote é uma pessoa ( homem / mulher ) que representa Deus aqui na terra, ou um embaixador.

Receba:

“Você não é “qualquer coisa”, ou um “pedaço de gente” andando na terra, NÃO !  Tu és um embaixador, tu és um sacerdote do Deus Altíssimo! ! !” ( Gên. 14: 18 )

 Diga em voz alta:

“Eu sou o que Deus diz que eu sou! Sou embaixador da parte de Cristo !
( II Cor. 5: 20 ) - Sou embaixador do reino de Deus! Sou sacerdote do Deus Altíssimo ! 
( I Pe 2: 5 e 9 ).

 Q U E M  R E C E B E ?  ?  ?  -  “A L E L U I A !  !  !”

“Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porque não estais debaixo da lei, mas debaixo da Graça…” (Rom. 6: 14 )

 ¾ Debaixo da Graça, estou reinando em vida ( também sobre o pecado ), por estar em Cristo. Perceba que não é por méritos pessoais, nem pelas obras, para que ninguém se glorie. ( Efés. 2: 9 )

O segredo da Nova Aliança “é estar em Cristo!” - O segredo da Nova Aliança “não é pedir” a Deus, “mas estar em Cristo !”

Em Cristo nós só temos que assumir posição diante de Deus, por exemplo:

“Ó Pai, graças te dou, porque sou teu filho pela fé em Jesus… ( Gál. 3: 26 ), pois fui justificado ( Rom. 5: 1 ) e nenhuma condenação há em mim… ( Rom. 8: 1 )”

CONFISSÃO DE FÉ:

“NÓS SOMOS O QUE Deus disse ( e diz ) que somos!”

Deus não está preocupado com que você foi no passado ( II Cor. 5: 17 ) mas com o que você é hoje !

Cristo foi a “solução” de Deus para os nossos pecados! ( Rom. 5: 20 - Rom. 6: 14 )

Não se condene ( pelo que você “foi” no passado, ou “fez” no passado ), não deixe sua mente te acusar. Não “alimente” ( não aceite ) nenhum pensamento de acusação ou condenação, 
pois “não há” essas coisas em nós!

( Quem recebe? )

CONFISSÃO DE FÉ:

“EU NÃO DEVO ALIMENTAR MAUS PENSAMENTOS…”

Quem está em Cristo, está, foi, e é liberto para sempre ! 
Quem é nascido de Deus o maligno não lhe toca ( I Jo. 5: 18 ).

Você está em Cristo, foi, é, e está lavado com o sangue de Jesus Cristo !

Essa é a nossa cobertura espiritual… ( ver Êx. 12: 13 )

“Inventaram” vários tipos de evangelhos. O evangelho da “cura interior”, da “quebra de maldição”, das “correntes e campanhas”, “fogueira santa” etc…

“Admira-me que tão depressa estejais passando daquele que “vos chamou na graça de Cristo”, para “outro evangelho”; o qual não é outro, mas “há alguns” ( você se lembra dos “alguns” de Atos 15: 1, 2 ) que vos inquietam, e querem transtornar o evangelho de Cristo (que é a graça de Deus…)”  Gál. 1: 6,7

“Nós (que estamos em Cristo, debaixo de um apostolado) devemos crer no que está escrito !”

Fé bíblica:

1º ) Deus nos chamou na graça de Cristo - ( Rom. 11: 5 ) - ( Rom. 8: 28 a 30 )

 2º ) Outro evangelho - ( ver Gál. 2: 11 a 14) - ( I Timó. 6: 3 a 5 )

 3º ) Vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo - ( Gál. 5: 10 -  Colos. 2: 4, 6 a 8 - 
Gál. 5: 7 a 9 - II Pe. 2: 1, 2 )

“O SANGUE DE CRISTO”

“Mas Cristo, “tendo vindo” como “sumo sacerdote” dos bens “já realizados”, por meio de “maior e mais perfeito” tabernáculo, “não feito por mãos”, isto é, não desta criação, e não por meio de sangue de bodes e bezerros, mas “pelo seu próprio sangue” entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma eterna redenção…” ( Heb. 9: 11, 12 )

Viva no espírito e sujeite a carne debaixo dos seus pés…

“Portanto, agora ( na Nova Aliança, após sermos comprados ( I Cor. 6: 20 ) ), 
nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne mas segundo o Espírito…” ( Rom. 8: 1 )

Crente que anda segundo a carne vai fazer “cura interior”, “quebra de maldição…”

“Maldição? Que maldição? ? ?”

“CRISTO NOS RESGATOU!”  Alguém diria:

Nos resgatou do quê ? Não estou sabendo de nada… ( ! ? ! )

“Cristo nos resgatou “da maldição” da lei, fazendo-se maldição “por nós”, pois está escrito: 
Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.” ( Gál. 3: 13 )

Havia “uma maldição”! - Havia uma maldição “na lei”!  Por quê? ? ?

Perceba:  -  ( As maldições - Deut. 28: 15 a 68 )

“Mas se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em “cumprir” todos os seus mandamentos e estatutos que hoje te ordeno, então “virão sobre ti” todas estas maldições, e te atingirão… maldito serás…” ( v. 15 )

Primeiro:  Deus não falou conosco! Mas com o povo de Israel. )

Segundo:  Isso “era” ( não é mais, e nem tem como ser… ) para os “hebreus e judeus”, não tem “nada a ver” conosco, “pois somos gentios ! ! !

Terceiro:  “Ainda” que tivesse a ver conosco, “Cristo nos ( também ) resgatou da maldição da lei…  

“Q U E M  R E C E B E ?  ?  ?”  Diga:“E U  R E C E B O !  !  !”

Há pessoas fazendo “quebra de maldições” de pessoas que nunca estiveram debaixo de maldição, por exemplo, “N Ó S !” - e mais, essa “quebra de maldição”, Jesus já fez à quase dois mil anos… “eles estão meio atrasados…! ? ! ( Você não acha ? )

Quem anda segundo o espírito e a Palavra não é e nunca será confundido ou enganado ( ainda mais debaixo de um apostolado… )

“…Eu sou o Senhor; os que confiam em mim não serão confundidos…” ( Isa. 49: 23 )

“…e todo aquele que nela ( na pedra, na rocha, que é Cristo ) crer não será confundido.” ( Rom. 9: 33 )

A questão é que “muitos” pensam que em Cristo “serão”, quando a Palavra de Deus diz que já são ! Estou te ensinando a reinar em vida. E para que isso aconteça, você precisa assumir posição do que você tem, é, e pode em Cristo.

Quando eu assumo posição do que sou em Cristo, é esse o resultado que vou ter em minha vida.

 Veja: 
“O pecado não terá domínio sobre nós, porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da  graça…” ( Rom. 6: 14 )

 CONFISSÃO DE FÉ:

 “O PECADO NÃO TEM DOMÍNIO SOBRE MIM ! ! !”

Quando você assume sua posição em Cristo ( pelo que já foi feito por você ) o resultado é imediato !

 Obs.: Nunca se esqueça de que “você está em Cristo !”

Milhares de cristãos se esquecem disso, e por conseqüência se “sentem” como pecadores, miseráveis, gafanhotos, malditos… ( quando na verdade nunca foram e nem são...)

 Não se esqueça nem por um minuto: “Você está em Cristo ! ! ! "

 Palavra Apostólica:

 “Quando o pecado não tem domínio sobre você é porque estás reinando em vida ! ! !

Obs.:Pecado era “coisa da lei” ( ver Rom. 3: 19 - Rom. 6: 14a / na Graça não há pecado pois Cristo o aniquilou na cruz ! ! !”

 “REINANDO  EM  VIDA”   (PARTE 2) 

“Estou aprendendo a reinar em vida!” ( Rom. 5: 17 )

Diga comigo: “Eu devo reinar em vida!”

Alguém diria:  Pastor, por que eu devo reinar em vida?

Porque…  “Justificados pois pela fé, tenhamos paz para com Deus…” ( Rom. 5: 1 )

Devemos reinar em vida porque fomos justificados pela fé em Jesus!

Para reinar em vida, “no mínimo” a pessoa tem que ter sido justificada, dos seus pecados. E para ser justificada, é preciso estar em Cristo. A nossa justificação só é em Cristo.

 “Como “um rei” vai reinar, se ele tem “culpa no cartório” ( pecados ) ?” Um rei tem autoridade. 
Mas como exercerá autoridade se não está “legalmente” autorizado ( justificado ) ?

“De sorte que somos “embaixadores” ( reis ) da parte de Cristo, 
como se Deus por nós rogasse ( falasse )… ( II Cor. 5: 20 )

Por que nós devemos reinar em vida?

1º ) Somos justificados ( Rom. 5: 1 - I Cor. 6: 11 )

Diga: “Fui justificado pela fé em Jesus!”

2º ) Somos embaixadores da parte de Cristo! ( II Cor. 5: 20 )

3º ) Deus “sempre” nos faz triunfar em Cristo! ( II Cor. 2: 14 )

4º ) Nós temos vitória em Cristo Jesus! ( I Cor. 15: 58 )

 

CONFISSÃO DE FÉ:

“EM CRISTO SOMOS CONDUZIDOS EM TRIUNFO !”

Oração Apostólica:

“Graças a Deus que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento.” ( II Cor. 2: 14 )

A vitória não vem pela “sua oração”, ou o “seu jejum”. N Ã O !

Nossa vitória “nos pertence” porque estamos em Cristo. A vitória vem em Cristo !

A vitória não vem de nós. “A vitória vem em Cristo !” - por isso quem está em Cristo é mais que vencedor !

 Perceba:

 “…não das obras, para que “ninguém” se glorie…” ( Efés. 2: 9 )

Se a vitória “viesse” pela “oração”, pelo “jejum”, ou alguma “outra obra”, de imediato a pessoa pensaria:  “Eu orei” por isso que “eu” recebi !

Ou ainda:“Eu jejuei”, e por isso Deus me atendeu !

Quando na verdade não é assim:

“Eu sou o Senhor, este é o meu nome ! A minha glória a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura…” ( Isa. 42: 8 )

Deus tem “a sua glória” ! - Deus tem “o seu louvor”! - Ele recebe a sua glória.

Ele recebe o seu louvor. - E como disse Isaías por revelação: Deus não dá a ninguém…

 Palavra Apostólica:

“Tudo o que você já recebeu, tudo o que você recebe, e tudo que você receberá, foi, é, e será “pela graça” por meio da fé…”( Efés.2: 8 )

Debaixo da graça Deus sempre nos faz triunfar em Cristo, porque a graça é uma “superior aliança”, que está firmada “em melhores promessas.” (Heb. 8:6)

CONFISSÃO DE FÉ:

“EU DEVO REINAR EM VIDA PORQUE FUI justificado pela fé,  SOU embaixador da parte de Cristo, E PORQUE Deus sempre ME faz triunfar em Cristo !”

( Diga mais uma vez ! Mais alto ! )

DIGA POR FÉ:

“Deus sempre ME faz triunfar em Cristo !”

Revelação:

O segredo da fé é “olhar para a palavra”, e não para as circunstâncias ou situações…

Resumindo:

1º )  Para reinar em vida é preciso estar em Cristo !

2º )  Quem está em Cristo foi justificado pela fé !

3º )  Se foi justificado pela fé, é embaixador da parte de Cristo !

4º )  Por ser embaixador, Deus sempre o faz triunfar em Cristo !

Não fale “as circunstâncias”. Fale a Palavra! Pois não andamos por vista, mas  por  fé ! ( II Cor. 5: 7 )

“ISSO  TAMBÉM  É  APOSTOLADO ! ! !”

É preciso reinar sobre o pecado, a doença, as enfermidades e principalmente sobre a carne. 
Essa é uma inimiga que “tem certa ligação com o diabo”, pois o mundo jaz no maligno e a carne faz parte do mundo.

Revelação:

Enquanto vivermos neste mundo teremos lutas constantes contra a carne, pois ela faz parte deste mundo. Graças a Deus que o “nosso espírito” é do céu…

1º ) REINAR SOBRE O PECADO:

“O pecado” não terá domínio sobre nós ( e não tem…)

¾ Se ele não tem domínio sobre nós é porque estamos “reinando sobre ele !”

Por que o pecado não tem domínio sobre nós ?

1º ) Porque não estamos debaixo da lei.

2º ) Porque estamos debaixo da Graça.

3º ) Porque todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando…

Se você está em Cristo, mas tem “vícios” ( na sua carne ), por exemplo “fumar”
( ou qualquer outro tipo de vício ), então você não está reinando em vida.

Palavra Apostólica:

 “Reinar em vida é vencer as obras da carne!”

Perceba:

“Quem  está  em  Cristo  “é  o  espírito”,  quem  fuma  “é  a  carne”, e  esta  deve  ser  dominada.” 

 “…e não deis lugar ao diabo.” ( Efés. 4: 27 )

 Muitas ( a maioria ) das pessoas não entendem esse texto. Pensando que se der “lugar ao diabo”, este entrará em sua vida. Ou virá com algum tipo de “retalhação”.

Mas não é isso! O diabo foi “aniquilado” pela morte e ressurreição de Cristo (ver Heb. 2: 14, 15 ). 
O diabo foi “despojado e exposto publicamente ao desprezo” na cruz ( ver Colos. 2: 15 ).

Aí você diz:

“Mas e agora ?  Se Cristo já venceu o diabo e todos os demônios, o que mais tem que se fazer ? ? ?

Preste Atenção:

“Daí por diante “espera” que seus inimigos “sejam postos” por estrado ( debaixo ) dos seus pés…” ( Heb. 10: 13 )

Após ter lido esse texto “agora” você pode e consegue entender o que Salomão falou:

“Tudo tem o seu tempo “determinado”, e há tempo para “todo o propósito” ( de Deus ) debaixo do céu: há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz…” ( Ecles. 3: 1 a 8 )

 

Moral da história:

“Há um “tempo determinado” ( pra tudo ), e há um tempo para todo “o propósito”( quer dizer que em tudo Deus tem um propósito… ) debaixo do céu…”

Quando Paulo disse para “não dar lugar ao diabo”, quis dizer para não dar “lugar à carne”, pois esta ( não se escandalize, “num certo sentido” - terreno ) tem parte com o diabo. Pois não foi no espírito que Adão e Eva “desobedeceram a Deus”, mas na carne. Daí por diante toda obra da carne tem uma certa ligação com o diabo. Por isso que Paulo disse:

 “A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem na verdade o pode ser… Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus…” ( Rom. 8: 7, 8 )

 Revelação:

 “Quando você dá lugar a carne, está dando lugar ao diabo!” ( Efés. 4: 27 )

 “Quando você dá lugar ao diabo, você está dando lugar à carne…”  ( e n t e n d e u ? ) 

Eu declaro que você entende, pois “tens a mente de Cristo” ( I Cor. 2: 16 ) para entender e comparar “coisas espirituais com as espirituais…”( I Cor. 2: 13 )

 Jesus disse: “…a carne para nada serve…” ( Jo. 6: 63 )

 Se alguma coisa te “aprisiona”, se você é “escravo” de alguma coisa, então você não está reinando em vida.

 A ordem é essa: O Espírito Santo ministra ao seu espírito, que fala à sua alma para que o corpo esteja submisso.

2º ) REINAR SOBRE A DOENÇA E SOBRE A ENFERMIDADE:

 “Pois é “pela graça” que sois salvos, “por meio” da fé… ( a fé “é um meio” que Deus “arrumou” para que fôssemos salvos “pela graça”) ( Efés. 2: 8 )

Quero que você entenda sobre o que é “a salvação”. 
Muitos pensam que salvação é somente “vida eterna nos céus”.

“A Salvação” inclui “todas as bênçãos” que Deus “nos deu em Cristo”.

Quem é salvo “é abençoado com todas as bênçãos de Deus em Cristo” ( Efés. 1: 3 ), 
imagine “um pacotão” que tem como rótulo escrito, “salvação”:

“Um salvo é um curado ! Um salvo é um liberto ! Um salvo é um abençoado !

“Pois pela graça “sois salvos…” - Pois pela graça sois curados !

Pela graça sois libertos ! Pela graça sois abençoados…”

¾ A salvação é um dom de Deus! A vida eterna é um dom de Deus !

Palavra Apostólica:

Não é nenhum mérito para o homem ser salvo, 
pois a salvação não “foi conquistada” por “um esforço humano ou algum tipo de sacrifício” - Nunca se esqueça disso!

a SALVAÇÃO É PELA GRAÇA ! 
é  UM  DOM  DE  dEUS ! ! !

 Deus “resolveu” nos salvar “por livre e espontânea vontade”. 
Paulo disse que  “Em amor nos predestinou…” ( Efés. 1: 5 )
Na Nova Aliança, “tudo” é pela graça por meio da fé!

O justo viverá por fé! E segundo a vontade de Deus, “não deve recuar…” (Heb. 10: 38)

Receba essa palavra por revelação:

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudanças nem sombra de variação…” ( Tia. 1: 17 ).

 “O seu divino poder “nos deu tudo” o que diz respeito à vida e a piedade…”  II Pe. 1:3

 “Temos diferentes dons”, segundo a graça que nos é dada…” ( Rom. 12: 6 )

 “…de modo que “nenhum dom nos falta…” ( I Cor. 1: 7 )

 “…pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis…” ( Rom. 11: 29 )

 ¾ Esses dons estão em nós ! - Só pode reinar em vida quem está em Cristo, pois Ele é o nosso sumo sacerdote!

 “O ponto principal do que estamos dizendo é que “temos um sumo sacerdote” tal que se assentou a destra do trono da majestade nos céus…” ( Heb. 8: 1 )

“Convinha-nos tal sumo sacerdote, santo, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus…” ( Heb. 7: 26 )

¾ Jesus é o nosso sumo sacerdote! Assim como na Velha Aliança havia um sumo sacerdote ( Heb. 7: 28 ) que representava o povo diante de Deus, na Nova Aliança a mesma coisa, Jesus nos representou “de uma vez por todas” diante de Deus, nós os escolhidos antes da fundação do mundo ( Efés. 1: 4 ), chamados para ser santos e irrepreensíveis ( Efés. 1: 4b ) diante dele.

Oração Apostólica:

“Para a glória de Deus em nome do Senhor Jesus, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e entendimento espiritual. E oramos para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus… ( Colos. 1: 9, 10 ), pois em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo o conhecimento ( I Cor. 1: 5 ).

Pelo que, ouvindo eu também falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus, e do vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação.

“Declaro que sejam iluminados os olhos do vosso entendimento…” ( Colos. 1: 15 a 18 ) 

* Apóstolo Marcos Gomes - Setembro de 1997