Dia 14 - O que deixou Paulo indignado



O QUE DEIXOU PAULO INDIGNADO ???  (por MGA)

"...indo nós ao local de oração, saiu-nos ao encontro uma jovem que tinha um espírito de adivinhação..., a qual adivinhando dava grandes lucros aos seus senhores.... Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: "ESTES HOMENS, QUE NOS ANUNCIAM O CAMINHO DA SALVAÇÃO, SÃO SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO !
E ISTO fez ela por muitos dias. MAS PAULO INDIGNADO (uma outra versão diz, perturbado ...), voltou-se , e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, ordeno-te que saias dela. E na mesma hora saiu...." (Atos 16: 16 a 18)

---- A ATITUDE daquela jovem deixou Paulo INDIGNADO ! REVOLTADO ! PERTURBADO !  Por que será ???? Visto que O QUE ELA FALAVA parecia ser correto, pois de fato eles eram servos do Deus altíssimo !!! Por que então Paulo ficou PERTURBADO com A ATITUDE daquela jovem ???

De fato, O QUE ELA FALAVA era verdadeiro....mas TAL ATITUDE não foi aprovada pelo Espírito Santo ! Aquele ATITUDE exaltava a Paulo e não a Deus !!!! (por isso que Paulo ficou PERTURBADO...porque ela não parava COM TAL ATITUDE, de exaltar a homens, e não a Deus...ATITUDE De reconhecer a homens e não a Deus.....) Ela TEVE ESSA ATITUDE (esse comportamento) por muitos dias, e ISSO revoltou a Paulo.....ISSO o perturbou muito......

De igual modo eu também !!!! Estou muito "perturbado" (indignado) com A ATITUDE de "alguns" em nossos dias, que ANDAM JULGANDO pastores, apóstolos, igrejas e ministérios....porque NÃO PENSAM ou NÃO CREEM como esses tais.....
Confesso que ESTOU MUITO INCOMODADO com A ATITUDE (o comportamento) desses....

Sim, meu espírito está indignado !!!! Porque NINGUÉM TEM O DIREITO de dizer: "ISSO está certo ou ISSO está errado !" (e me refiro á Obra de Deus...)

* Muitos ainda não entenderam QUE SOMOS PESSOAS DIFERENTES, de modo que TEREMOS DIFERENÇAS....
E essa é a questão: O QUE FAREMOS COM NOSSAS DIFERENÇAS ?????

( ...no seu trabalho, na escola, na vida cotidiana, há pessoas diferentes....que pensam de modo diferente de você.... TODOS ESTÃO ERRADOS ??? SÓ ESTÃO CERTOS OS QUE PENSAM COMO VOCÊ ?????  QUEM TE COLOCOU NESSA POSIÇÃO DE JUIZ, para "determinar" O QUE É CERTO e O QUE É ERRADO para alguém ????? )

* Quero te dizer algo: Quando um filho de Deus FAZ ALGO PARA DEUS, ninguém pode dizer SE ESTÁ CERTO ou ERRADO AQUILO QUE O TAL ESTÁ FAZENDO PARA DEUS !!!!!

O Único que pode dizer SE ESTÁ CERTO ou ERRADO É O PRÓPRIO DEUS, que está recebendo aquilo que está sendo feito para Ele.... (NINGUÉM NA TERRA ESTÁ NA POSIÇÃO DE JULGAR OU DIZER SE ESTÁ CERTO OU ERRADO, visto que o que está sendo feito NÃO É PARA HOMENS, MAS PARA DEUS....)  Por isso que Paulo disse aos Romanos:

"Aquele que faz caso do dia, PARA O SENHOR O FAZ ! E quem come, PARA O SENHOR COME, pois DÁ GRAÇAS A DEUS...e o que não come, PARA O SENHOR NÃO COME, e DÁ GRAÇAS A DEUS...." (Rom. 14: 6)

* POR QUE OS CRISTÃO NÃO ENTENDE ESSE TEXTO E ESSE ASSUNTO ???? (Não entendem ou não aceitam e ignoram esse apostolado (instrução) de Paulo ???)

* De modo que há "juízes do nosso tempo" que CONCORDAM com quem come, já "outros juízes" RECHAÇAM E DESAPROVAM quem não come... (e vice- versa...)

É VERGONHOSO (meu espírito se revolta) tal "posicionamento" de crentes que tem ESSA ATITUDE....de JULGAR PASTORES, APÓSTOLOS, IGREJAS e MINISTÉRIOS, ou seja, APROVAM os que vivem a vida da fé DO MODO QUE ELE ENTENDE SER CORRETO e RECHAÇAM E DESAPROVAM os que vivem a vida da fé DO MODO QUE ELE ENTENDE SER ERRADO.... (!?!)

"Se" de fato estamos debaixo do Apostolado, Paulo deixou claro:

"Mas tu, POR QUE JULGAS A TEU IRMÃO ? Pois todos havemos de comparecer perante o tribunal de Cristo ! De modo que CADA UM DARÁ CONTA DE SI MESMO A DEUS..."  (Rom. 14: 10 e 12)

* PAREM DE JULGAR (e condenar) OS CRENTES QUE NÃO PENSAM  COMO VOCÊ !

* PAREM DE JULGAR (e condenar) OS CRENTES QUE NÃO CREEM COMO VOCÊ !

* PAREM DE JULGAR (e condenar) OS CRENTES QUE NÃO VÊEM COMO VOCÊ !

Porque o modo de "PENSAR, CRER e VER" é apenas UMA INTERPRETAÇÃO, e não uma verdade absoluta !!!!

Só DEUS É A VERDADE 100% ABSOLUTA, nossas interpretações não !!!!  PAULO tinha a sua interpretação bíblica, PEDRO, TIAGO e JOÃO tinham outra interpretação bíblica ! E DEUS NÃO USA INTERPRETAÇÕES, DEUS USA HOMENS PARA FALAR COM HOMENS !!!! Veja:

"Pois (QUEM ??? QUEM ????) DEUS que operou eficazmente em (QUEM ? EM QUEM ???) Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também EM MIM (Paulo) com eficácia para com os gentios....." (Gál. 2: 8)

* VOCÊ ENTENDEU O TEXTO ???? Entendeu o que Paulo disse e reconheceu ?????

Que DEUS OPEROU EFICAZMENTE, tanto em Pedro como em Paulo ! (dois apostolados diferentes E DEUS OPEROU EFICAZMENTE NOS DOIS.....)  Ou não é ISSO que está escrito ????  Certamente que é ISSO !!!!

* NÃO SE PODE MENOSPREZAR, DESFAZER, SUBESTIMAR, DESPREZAR outro pastor, apóstolo, igreja ou ministério...pois DEUS NÃO USA INTERPRETAÇÕES, DEUS USA HOMENS !!!!

Na Bíblia está cheio de texto que DEUS USOU PEDRO, TIAGO e JOÃO......como também tem texto onde nos mostra que DEUS USOU A PAULO....  (...e infelizmente "há interpretações" que dizem e deixam claro, e o pior, FAZ O POVO PENSAR ISSO, que Pedro, Tiago e João eram "inúteis....", e então num erro grotesco de HERMENÊUTICA (interpretação) e EXEGESE (extrair do texto o que de fato significa) passam a "exaltar a Paulo" (veja Atos 14: 1 e 12), quando A HONRA E A GLÓRIA É SOMENTE PARA DEUS !!!!!!

O que Paulo disse para "aqueles crentes" que o exaltavam ?

"AINDA SOIS CARNAIS !!!!! Pois havendo entre vós INVEJA E CONTENDAS, não sois carnais ???? E NÃO ANDAIS SEGUNDO OS HOMENS ???" (I Cor. 3: 3)

"Pois dizendo UM:  Eu sou de Paulo ! (ou seja, eu PENSO como Paulo ! Eu VEJO como Paulo ! Eu CREIO como Paulo !) e outro: Eu de Apolo. NÃO SÃO CARNAIS ????" (I Cor. 3: 4)

"Afinal de contas. QUEM É PAULO ??? (o que ele fez por você ? Ele morreu por você ? Ele deu a vida por você ? Ele te deu a vida eterna ? Ele perdoou os teus pecados ? Ele te santificou para sempre ?) e QUEM É APOLO, senão MINISTROS PELOS QUAIS CRESTES, e isto conforme O QUE O SENHOR deu a cada um....." (I Cor. 3: 5)


* SIM, AINDA SÃO CARNAIS !!!! 
Os que "ainda" ao invés de se achegar a um irmão (igreja ou ministério) PELO AMOR, se achega PELA DOUTRINA.... (pois O AMOR está na frente da DOUTRINA....O AMOR é antes da DOUTRINA.... Os que colocam A DOUTRINA antes do AMOR não conseguem AMAR O PRÓXIMO, NEM SE COMPADECER, NEM EXERCER MISERICÓRDIA, assim que percebe que "o tal", não pensa e nem crê como ele...E ISSO É LAMENTÁVEL....é VERGONHOSO os que vivem dessa forma....a isso chamamos de FANATISMO RELIGIOSO.... E "os tais" (os que vivem assim) estão tão cegos, que CONDENAM E JULGAM outros irmãos que "falham na doutrina" (segundo suas concepções e conceitos...) , e então NÃO CONSEGUEM AMAR, pois A CONSEQUÊNCIA DE FANATIZAR A DOUTRINA, É TRAZER CONDENAÇÃO aos que não pensam, e não creem como ele.....)


....por isso, como Paulo SE REVOLTOU (se perturbou, se indignou) COM AQUELE JOVEM que vinha "o exaltando" por muitos dias, assim também ESTOU RECOLTADO (Atos 17: 16) com "alguns" que NÃO RESPEITAM pastores, apóstolos, igrejas e ministérios APROVADOS POR DEUS.....pelos seus frutos no Reino de Deus....

* Pior, que OS QUE JULGAM E CONDENAM não tem uma obra no Senhor, na sua maioria não tem e não dão frutos para o reino de Deus, servem somente COMO PEDRAS DE TROPEÇO, penso que são O JOIO que estão no meio DO TRIGO....são aqueles "QUE FECHAM O REINO DE DEUS AOS HOMENS...NÃO ENTRAM E NEM DEIXAM ENTRAR AOS QUE ESTÃO ENTRANDO..." (Mat. 23: 13) 

Não deixam entrar POIS SÃO CORNETEIROS, JUÍZES DE SI MESMOS, que estão "assentados somente para julgar e condenar" OS QUE SERVEM A DEUS.... 
Deus mesmo NÃO JULGA E NEM CONDENA, mas "os tais" sentem-se nessa posição de julgar e condenar....
Na verdade SÃO PESSOAS REPROVADAS POR DEUS (conheço muitos assim....que "estão assentados somente para julgar O MODO como você está crendo e vivendo..." e por vezes "condenam por não concordar" com o modo que professa crer.....

Irmãos, NINGUÉM PODE JULGAR A SUA FÉ !!!!!!
Pois o próprio Senhor Jesus (que está acima de tudo e de todos) disse: TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ ! (Marcos 9:23)

Não permita, não aceite ser julgado por ninguém !
Pois o Único que pode te julgar e te condenar É DEUS !!!
E Ele mesmo não te julga nem te condena !!!!

A respeito "dos tais", Judas disse:

"Pois certo homens SE INTRODUZIRAM  com dissimulação (ato de esconder suas verdadeiras intenções através de fingimento e hipocrisia), OS QUAIS desde há muito ESTAVAM DESTINADOS para este juízo, HOMENS ÍMPIOS, que convertem em dissolução (desagregar, desintegrar) A GRAÇA de nosso Deus, e negam o nosso Único Soberano e Senhor, Jesus Cristo....

* Minha palavra final ???? É a mesma  que Paulo me instruiu, pelo Espírito Santo:

"Não vos associeis com aquele que "DIZENDO-SE IRMÃO" for (se olhar para "os tais" verás que eles se encaixam nessa lista que Paulo citou...) DEVASSO (libertino), AVARENTO (que não é generoso), IDÓLATRA (que adora a ídolos), ou MALDIZENTE (que fala mal dos outros, que difama), ou BEBERRÃO (que se alcooliza, ébrio), ou ROUBADOR (o que rouba)....  COM O TAL NEM AINDA COMAIS !!!" (I Cor. 5: 11)


* Não permita, não aceite JULGAMENTO E CONDENAÇÃO
de homens, seja quem for.... Continue firmemente oferecendo seu culto racional a Deus... NÃO PERMITA QUE ALGUÉM TE IMPEÇA DE OBEDECER A VERDADE !!! (Gál. 5: 7)

"Confio de vós, no Senhor, QUE NÃO HAVEIS DE PENSAR DE NENHUM OUTRO MODO. 

Mas AQUELE QUE VOS INQUIETA, seja ele quem for, SOFRERÁ A CONDENAÇÃO...." (Gál. 5: 10)


...em graça...em amor....


Marcos Gomes Apóstolo 
Ministério GRAÇA e APOSTOLADO 
"MGA 25 ANOS !"
Abril / 2018