Dia 21 - Breve Ministração de Atos 19






* BREVE MINISTRAÇÃO DE ATOS 19 (...por MGA)

13- Alguns dos EXORCISTAS JUDEUS, ambulantes, tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre OS QUE ESTAVAM POSSESSOS DE ESPÍRITOS MALIGNOS, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. 
14- Os que faziam isto eram sete filhos de Cava, judeu, um dos principais sacerdotes. 
15 - Respondeu, porém, O ESPÍRITO MALIGNO: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo, mas vós quem sois ?

16 - Saltando sobre eles O HOMEM QUE TINHA O ESPÍRITO MALIGNO , apoderou-se de dois, e prevaleceu contra eles, de modo que nus e feridos fugiram daquela casa..... 
17 - Quando ISTO se tornou conhecido de todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos, caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido....." (Atos 19: 13 a 17)

* Façamos UMA ANÁLISE mais detalhada do texto:

1º) Percebeu que NO VERSO 13 havia homens que "estavam possessos de espíritos malignos" ??? (pois bem...ERAM FILHOS DA PERDIÇÃO ! Eram bodes, não eram ovelhas !!! 
E os "exorcistas judeus" se deram mal, não discernindo A SITUAÇÃO..... 
Alguém dirá: "Pastor, é possível que UM CRENTE esteja possesso de espírito maligno ????" CRENTE NÃO !!!! Pois CRENTE É OVELHA, e ovelha É TEMPLO do Espírito Santo (I Cor. 3:16, I Cor. 6:19), ovelha recebeu gratuitamente o Espírito de Deus... (I Cor. 2:14)

2º) Percebeu que O TEXTO no VERSO 15 diz: "Respondeu O espírito maligno..." (não diz como na "igreja universal", respondeu UM espírito maligno.....)

O, é artigo DEFINIDO, UM, é artigo INDEFINIDO ! 
O que isso quer dizer ? Que não era "um crente com UM espírito maligno", não era "uma ovelha com UM espírito maligno...", de fato eram FILHOS DA PERDIÇÃO..... pois O ESPÍRITO MALIGNO (não um...) respondeu: "Conheço a Jesus e sei quem, é Paulo...."

3º) Veja NO VERSO 16 que fica claro: "Saltando sobre eles O HOMEM QUE TINHA O ESPÍRITO MALIGNO...." (não era um homem que tinha UM espírito maligno....).

A PROVA que os tais ERAM FILHOS DA PERDIÇÃO está NO CONTEXTO dos versos 16 a 22...onde NÃO FALA QUE ELES FORAM LIBERTOS..... (Pois não tem como UM FILHO DA PERDIÇÃO SER LIBERTO, pois nasceram para a perdição.... (Rom. 9:22).

* Veja que ESSA HISTÓRIA (esse fato) está entre os versos 13 a 17..... Depois disso A BÍBLIA não fala mais nada sobre eles, ou seja, o que OS EXORCISTAS JUDEUS começaram a fazer não teve fim....isto é, TAIS HOMENS SEGUIRAM COM O ESPÍRITO MALIGNO.....

....e então me lembrei do que Jesus disse:

"A VÓS (ás ovelhas) é dado saber os mistérios do reino de Deus.... mas AOS QUE ESTÃO DE FORA (aos bodes) todas estas coisas se dizem por parábolas, PARA QUE VENDO, VEJA, E NÃO PERCEBAM...e OUVINDO, OUÇAM, E NÃO ENTENDAM.... PARA QUE NÃO SE CONVERTAM, E LHES SEJAM PERDOADOS OS PECADOS..." (Marc. 4: 11 e 12)

* Esse é O MISTÉRIO DAS DUAS SEMENTES que estão na face da terra.... A descendência de ABEL (ovelhas) e a descendência de CAIM (bodes) . Por isso que Paulo disse:

"Ou não tem o Oleiro poder PARA DA MESMA MASSA (Eva) fazem UM VASO PARA HONRA (Abel) e OUTRO VASO PARA DESONRA (Caim) ? (Rom. 9: 21 - O contexto aqui, na letra, se refere á Jacó e Esaú, filhos da "mesma massa", a saber, Rebeca... )

Que Deus lhes revele esses mistérios............. (Efés. 1:18)

Marcos Gomes Apóstolo 
Ministério GRAÇA e APOSTOLADO - MGA 
Junho / 2018