Dia 17 - ENTENDENDO ATOS 16





* ENTENDENDO ATOS 16....    

A jovem que tinha um “...espírito de adivinhação...”    (por MGA)


Não são poucas as pessoas que me perguntam e que já perguntaram sobre “o episódio” que Lucas relatou em Atos 16.... vamos deixar isso claro....... ( e oro para que os olhos do vosso entendimento sejam iluminados.... Efés. 1:18)

...então Lucas descreve....dizendo....

“Indo nós ao local de oração, saiu-nos ao encontro uma jovem que tinha um espírito de adivinhação, a qual adivinhando, dava grandes lucros aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. 
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo perturbado, voltou-se, e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, ordeno-te que saias dela. E na mesma hora saiu.” (Atos 16: 16 a 18 – Bíblia Vida – Edição Contemporânea)

Não são poucos os cristãos, que influenciados PELO SISTEMA RELIGIOSO, atribuem tal situação a um “demônio”, mas veja que o texto não diz demônio, diz espírito....

Ora, é certo chamar espírito de “demônio” ?  São todos espíritos demônios ???
Em nenhuma versão bíblica diz demônio, mas “espírito” ! (não falemos o que a Bíblia não fala ! Não fale com firmeza o que a Bíblia não diz com clareza !!!)

Não podia ser “um demônio” que estava solto por aí e “entrou” naquela jovem !!! Por que ?  

Porque DEPOIS DA CRUZ (depois da morte e ressurreição de Jesus), “OS ANJOS (veja que o texto não fala demônios...) que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, Ele (DEUS) os tem RESERVADO EM PRISÕES ETERNAS NA ESCURIDÃO, para o juízo do grande dia...” (Judas 6)

Não podia ser “um demônio”, porque DEPOIS DA CRUZ (depois da morte e ressurreição de Jesus),  “tendo DESPOJADO (tirado o poder) os principados e potestades, os expôs publicamente ao desprezo, E DELES TRIUNFOU NA CRUZ...” (Colos. 2:15)

Uma oura versão diz:  “E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória...” (Colos. 2:15 – Versão Nova Tradução Linguagem de Hoje)

Vejamos como Lucas descreveu o fato:

“Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual adivinhando dava grande lucro aos seus senhores...” (Atos 16: 16 – Versão Almeida Revista e Atualizada)

“Certo dia, quando estávamos indo para o lugar de oração, veio ao nosso encontro uma escrava. Essa moça estava dominada por um espírito mau que adivinhava o futuro, e os seus donos ganhavam muito dinheiro com as adivinhações que ela fazia...” (Atos 16:16 – Versão Nova Tradução Linguagem de Hoje)

--- É preciso entender e considerar que, quando a Bíblia fala de “espírito de adivinhação”, se refere a uma pessoa que pratica a adivinhação, tais como “Cartomantes (que “consulta” as cartas), Quiromantes (que pratica “a leitura” das mãos) , Necromantes (que “consulta” os mortos), Ciganos (que por tradição e de geração em geração pratica a adivinhação).
Imagine que a jovem de Atos 16: 16 fosse uma “cigana”, que tinha “um espírito de adivinhação”, como é também nos dias de hoje....

A questão é que, aquilo que ela afirmava por vários dias (...dizendo: Estes homens que nos anunciam o caminho são servos do Deus Altíssimo... verso 17) “incomodou” a Paulo, ainda que fosse verdade, que eles eram servos do Deus Altíssimo....
Mas na verdade, o que incomodou a Paulo não foi O QUE ELA FALAVA (pois era verdade...), mas “a fonte” pela qual ela usou para saber que eles eram servos do Deus Altíssimo....

Certamente “adivinhando” ela descobriu que eles eram servos do Deus Altíssimo, e ISSO incomodou (perturbou) Paulo.... 
Claro é, que foi através de um “discernimento de espíritos” (que é um Dom do Espírito Santo... I Cor. 12: 10) que Paulo percebeu que “aquele louvor” não vinha da parte de Deus, mas através de “um espírito de adivinhação....”

O que diz o texto de Lucas ?

“Paulo perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, ordeno-te que saias dela. E na mesma hora saiu...” (Atos 16:18)

* OBS: (É preciso CONSIDERAR quem está relatando ISSO, no caso aqui, Lucas. Que não tinha o mesmo entendimento e a mesma visão que Paulo... Perceba que em suas catorze cartas, A LINGUAGEM DE PAULO (a sua escrita) é muito diferente da de Lucas.... Eu, na verdade, estou pensando HOJE como Paulo...e considerando que Lucas não via e nem entendia como Paulo... Lembrem-se: NÃO É PAULO NARRANDO O FATO, É LUCAS !)

Os crentes gostam muito de “espiritualizar” a Bíblia...já pensando que Paulo “sapateou, e dava grandes pulos e piruetas” para dizer: “Em nome de Jesus Cristo, ordeno=te que saias dela !!! “ (ou em outras palavras: De hoje em diante VOCÊ NÃO VAI ADIVINHAR MAIS NADA !!!!)

Foi ISSO que aconteceu !!! Simplesmente ISSO !!! Acabou a magia ! Acabou o encanto ! 

Tanto é verdade que Lucas disse: “Vendo os senhores da jovem que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam a Paulo e Silas, e os levaram á praça, á presença dos magistrados.
Apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade. E nos pregam “costumes” que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.... A multidão levantou-se unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas...” (Atos 16: 18 a 22)

Como disse Lucas...não era “o costume” deles acabar com o lucro de homens que usavam pessoas “para adivinhar” a vida de outras pessoas.... Paulo chegou lá, e acabou com a festa deles..... e qual foi o resultado ? Paulo e Silas serem açoitados com varas..... (se Paulo soubesse que ia apanhar, talvez estivesse ficado quieto....e nem falado nada contra aquela jovem...pois assim como João Batista falou publicamente á Herodes: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão !” (Marc. 6: 18) , o que tal atitude terminou na sua morte... (Marc. 6: 27 e 28), Paulo também foi açoitado com varas por ter “expulsado” (acabado com o lucro daqueles senhores da jovem) o “espírito de adivinhação”, isto é, QUEBRADO O ENCANTO, DESBARATADO aquela jovem publicamente.....  

Ora.... pra quem conhece a cidade de São Paulo, na Praça da Sé e Praça da República estão cheias de “cartomantes e ciganos” que “adivinhando” ganham suas vidas e dão lucros aos seus donos, sejam maridos, pais ou mães.... E aí ? O que fazer ?

Devemos fazer como Paulo e sair por aí “expulsando os espíritos de adivinhação” de todas essas pessoas ???? Se ISSO for o coreto, certamente seremos presos e processados por “incomodação pública” ou por “não respeitar as religiões de outrem....” , ou “intolerância religiosa...” e coisas do tipo....

Podem ter a mais absoluta certeza, que pessoas com “espírito de adivinhação” passam ao nosso lado no nosso dia a dia.... No Shopping, nas lojas, nas feiras livres e etc.... Simplesmente não sabemos, mas em nosso dia a dia, toda sorte de “espiritualistas”, cartomantes, “pais de santo”, médiuns e adivinhadores passam ao nosso redor sem percebermos....

Só lembrando que a expressão “espírito de adivinhação” era uma força de expressão que se referia a uma pessoa QUE PRATICAVA A ADIVINHAÇÃO (o que Deus condena em Sua Palavra... Deut. 18: 10 a 12)

Alguém ter “um espírito de adivinhação” não que dizer que o tal tem um “demônio”, mas que TEM O COSTUME, A PRÁTICA de “adivinhar” coisas e até a vida de outrem....

A frase: “Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo, que saias dela !” , claramente significa: DE AGORA EM DIANTE ACABOU O ENCANTO ! ACABOU A MAGIA !  NÃO VAI CONSEGUIR ENFEITIÇAR MAIS NINGUÉM !!!

O poder do nome de Jesus e a autoridade do Espírito Santo que Paulo usou “desbaratou” a mente daquela jovem, de modo que JÁ NÃO CONSEGUIA ADIVINHAR MAIS NADA..... foi o que os seus senhores perceberam: “Essa jovem não adivinha mais nada ! Ninguém crê mais nela ! Acabaram-se os nosso lucros, por causa desse Paulo, que rogou uma praga nela...em nome desse Jesus...e blá...blá...blá....”

.....espírito de adivinhação...........é o que mais tem no mundo..... e as pessoas gostam disso.... as pessoas vão atrás disso.... de cartomantes....de quiromantes....de quem consulta os mortos...de quem lê as mãos.....de quem joga búzios....e etc....

Entendam ISSO.........

“Muitos serão purificados e embranquecidos, e provados...mas OS ÍMPIOS procederão impiamente.... nenhum deles entenderá, MAS OS SÁBIOS ENTENDERÃO.....” (Dan. 12:10)


...nosso mundo....É OUTRO....nossa pátria está nos céus.... (Filip. 3:20)


Aba, Pai............


Marcos Gomes Apóstolo – Ministério GRAÇA e APOSTOLADO - MGA