Dia 03 - Ainda existem Apóstolos nos ...





* AINDA EXISTEM APÓSTOLOS NOS DIAS DE HOJE ?????

----- Essa é uma pergunta que circula no meio evangélico tradicional... Muitas Igrejas até hoje não aceitam o ministério apostólico... já outras pouco a pouco vão mudando seus conceitos... Quero nessa breve ministração profética (por inspiração do Espírito...) explanar palavras de sabedoria, as quais me tem sido dadas por Deus, segundo a Sua vontade, já por mais de 20 anos.... Quero passar a visão bíblica, que Deus tem me dado, nesses mais de 20 anos de Ministério servindo a Deus.... A pergunta é essa: EXISTEM APÓSTOLOS NOS DIAS DE HOJE ???

Para toda pergunta feita, toda resposta deve e tem que ser extremamente bíblica.... vejamos então o que a Bíblia diz a esse respeito:

“E ele (Cristo) mesmo deu UNS PARA apóstolos, e OUTROS PARA profetas, e OUTROS PARA evangelistas, e OUTROS PARA pastores, e OUTROS PARA doutores...” (ou mestres...) (Efésios 4:11)

Se você crê na Bíblia, então terá que crer NA LÓGICA E NA COERÊNCIA da Bíblia ! Ou seja: EXISTEM PASTORES HOJE ? EXISTEM EVANGELISTAS HOJE ?

Alguns “pregadores e teólogos legalistas” dizem que NÃO HÁ MAIS apóstolos nos dias de hoje (!?!) Ora, se não há mais apóstolos, então também não há mais pastores ! Se não há mais apóstolos, então também não há mais evangelistas...... (!?!)

* Se não há “um” então também não há outro !!! Se há UM também há o OUTRO !!!! Pois O QUE DEU uns para pastores e outros para evangelistas, também DEU OUTROS para apóstolos !!!! Aba, Pai !

A questão então não é se existe ainda apóstolos nos dias de hoje, mas, se todos os que se dizem apóstolo o são verdadeiramente !!!!! Pois como dizia o profeta Keneth Hagin: “Ficar ou dormir dentro de uma garagem não o transformará em um automóvel....”

Paulo sendo mais claro sobre esse assunto, disse:

“A UNS ESTABELECEU DEUS NA IGREJA primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, e em terceiro lugar mestres....” (I Cor. 12:28)

*** Note em Efés. 4 11 e em I Cor. 12:28 que a palavra “apóstolo” está NO PLURAL... ou seja, que NÃO HAVERIA SOMENTE UM, MAS QUE HAVERIA OUTROS...

Veja outro texto que Paulo disse:

“Segundo a Graça (GRAÇA aqui significa REVELAÇÃO, ou ENTENDIMENTO ESPIRITUAL) de Deus que me foi dada, PUS EU, como sábio construtor, o Fundamento, E OUTRO edifica sobre ele. (se o texto parasse aqui, daria o entendimento que “depois de Paulo” só haveria um ! Ou seja, OUTRO... mas o texto não parou. Paulo continuou a dizer...) Mas veja CADA UM como edifica sobre ele...” (I Cor. 3:10)

CADA UM já nos deixa claro que haveria MAIS DE UM.... O que Paulo era ? Um apóstolo ! (Gal. 1:1), e de conformidade com I Cor. 3:10 um APÓSTOLO DE FUNDAÇÃO, ou seja, aquele que pôs o Fundamento, o qual é Jesus Cristo. Mas no mesmo texto ele diz: “VEJA CADA UM como edifica sobre ele....”

Só um apóstolo pode de fato EDIFICAR vidas em Cristo ! Ora, se Paulo foi o apóstolo que pôs O FUNDAMENTO, os outros que edificarão sobre o Fundamento que ele pôs também são apóstolo, MAS NÃO DE FUNDAÇÃO, senão de EDIFICAÇÃO... (por isso Paulo disse: “E outro EDIFICA... veja cada um (dos apóstolos) COMO EDIFICA...)

Está entendendo........ Declaro que sim....

* RESUMINDO: Paulo foi um APÓSTOLO DE FUNDAÇÃO, ou seja, aquele que pôs o Fundamento da Igreja, Cristo. Os outros depois de Paulo (os apóstolos de Efés. 4:11 e de I Cor. 12:28) são APÓSTOLOS DE EDIFICAÇÃO....

Essa é A DIFERENÇA entre eu e Paulo ! Eu sou um apóstolo de EDIFICAÇÃO ! (ou seja, um apóstolo QUE EDIFICA A IGREJA sobre o Fundamento que Paulo colocou....) Paulo era um apóstolo de FUNDAÇÃO ! (o que pôs o Fundamento !) Vale lembrar que NÃO EXISTE MAIS APÓSTOLO DE FUNDAÇÃO !!!! (Paulo foi o único...) Mas somente APÓSTOLO DE EDIFICAÇÃO.....

Talvez quando alguns falam que “não existem mais apóstolos” talvez seja pensando NO NÍVEL de Paulo. Na verdade, é preciso entender que em I Cor.3:10 Paulo deixou claro sobre os “dois tipos de apóstolos”, ele como APÓSTOLO DE FUNDAÇÃO... e os outros como APÓSTOLO DE EDIFICAÇÃO...

* ENTENDA BEM SOBRE ESSE ASSUNTO :

DOIS TIPOS DE APÓSTOLOS !

A) Paulo: Apóstolo de FUNDAÇÃO (o que pôs o Fundamento, que é Cristo...) B) Outros Ministros de Cristo PREGADORES DA GRAÇA: (os que EDIFICAM a Igreja sobre o Fundamento que Paulo colocou: Cristo)

Outro assunto importante é esse:

A palavra “apóstolos” tem DOIS SIGNIFICADOS na Bíblia !!!

Dependendo DO TEXTO a palavra “apóstolo” significa DISCÍPULOS ! Veja:

“Chamando a si os seus DOZE DISCÍPULOS deu-lhes poder sobre espíritos imundos, para os expulsarem e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades...” (Mateus 10:1)

* Veja que ESSE TEXTO É ANTES DE CRISTO ! Ou seja, ANTES de Jesus morrer e ressuscitar, ainda prevalecia a Lei.... Agora perceba o versículo seguinte:

“Ora, são estes os nomes dos DOZE APÓSTOLOS...” (Mateus 10:2)

* RESUMINDO: ANTES DE CRISTO, a palavra “apóstolos” significava DISCÍPULOS, ou seja, SEGUIDORES de Jesus de Nazaré.....

Agora veremos outro texto (DEPOIS DE CRISTO), com a mesma palavra “apóstolos...”

“E ele mesmo deu uns para apóstolos.....” (Efés. 4:11)

Aqui em Efésios 4:11 “apóstolos” significa, ENVIADOS ou MISSIONÁRIOS, ou seja, um enviado de Deus com uma missão. E qual a missão de um verdadeiro apóstolo DEPOIS de Cristo ??? Pregar a Graça de Deus em Cristo Jesus ! Essa é a missão de um apóstolo hoje.... (quem não faz isso NÃO É DE FATO UM APÓSTOLO DE CRISTO, ainda que o chamem ou diga que é.... e nisso, lembramos de quantos de dizem “apóstolos” e não pregam e nem ensinam A GRAÇA DE DEUS em Cristo Jesus.... Como Paulo disse: “Os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transfigurando0se em apóstolos de Cristo... II Cor. 11: 13. Alguém pode dizer ser o “Michael Jackson”, isso não significa que de fato a pessoa é...)

De modo que quando vemos na TV ou nas mais diversas igrejas “Neopentecostais” alguns que se dizem ser “apóstolos”, imediatamente precisamos JULGAR (veja João 7:24) pra saber se de fato os que se dizem apóstolos são apóstolos.....

1º) Um apóstolo hoje PREGA e ENSINA A GRAÇA DE DEUS EM CRISTO !

2º) Seus ensinos e doutrinas, e orações, e louvores, e adoração, SÃO DIRIGIDOS Á CRISTO JESUS, e não mais ao “Deus de Israel” , o Jeová Shalom, Rafá e etc.... (por isso que em Hebreus 6 Paulo fala que “fé em Deus” é um rudimento.... pois Deus AGORA, é Cristo em nós !)

3º) Se em tal igreja (denominação) há um apóstolo genuíno, então na congregação não haverá mais “obras da Lei” e “rudimentos judaicos” os quais Paulo disse que são “fracos e pobres...” (Gal. 4:9) e que não podem aperfeiçoar aqueles que prestam o culto... (Heb. 10:1)

Verdade é que “está na moda” dizer que é apóstolo hoje em dia !!!! Mas quem de fato conhece A GRAÇA e O APOSTOLADO saberá facilmente que tal pessoa NÃO É um apóstolo de Cristo, mas que usa “o título” para seu bel prazer, para seu orgulho pessoal.... (quando na verdade, ser apóstolo não tem nada a ver com “orgulho pessoal”, pois Paulo disse que “os que desejam viver PIAMENTE EM CRISTO padecerão perseguições.... II Timo. 3:12)

Em nossos dias há quem se diz “apóstolo” , mas que não precisa chegar muito perto de tal igreja ou ministério para saber que não se trata de um verdadeiro apóstolo... (eis o motivo porque Tiago NÃO DISSE NENHUMA VEZ que era apóstolo.... pois sabia que não era..... Foi sim, UM DISCÍPULO de Jesus de Nazaré.... mas um ÁPÓSTOLO DA GRAÇA não foi... Se você ler cuidadosamente a carta de Tiago (são 5 capítulos) NENHUMA VEZ ele usou a expressão EM CRISTO !!!! certamente porque não entedia nada sobre A GRAÇA DE DEUS EM CRISTO.... Penso que muitos hoje que se dizem “apóstolos” deveriam fazer como Tiago fez: NÃO OUSOU NEM USAR O TÍTULO DE APÓSTOLO...)

RESUMINDO TUDO:

Não precisamos ser RADICAIS (como alguns...) e dizer:

“NÃO HÁ MAIS APÓSTOLOS HOJE !!!!!” (não precisa dizer isso....)

Certamente que HÁ APÓSTOLOS HOJE ! O que precisa ter é discernimento para saber e conhecer a diferença do verdadeiro apóstolo para o falso apóstolo.....

*** De fato que HÁ APÓSTOLOS nos dias de hoje, basta entender ATÉ QUANDO haverá apóstolos na terra. Paulo responde:

“...tendo em vista O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS para o desempenho do Ministério, para A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO...” (Efés. 4:12)

Em outras palavras... enquanto A IGREJA (o Corpo) DE CRISTO estiver aqui na terra HAVERÁ APÓSTOLOS ! (verdade também que haverá FALSOS APÓSTOLOS...) Ora, não precisaria nem dizer de APÓS O ARREBATAMENTO DA IGREJA não será mais necessário apóstolos, pois estes já estarão na glória com o Senhor....

“E esta é a minha oração: Que o vosso amor aumente mais e mais EM PLENO CONHECIMENTO E TODA PERCEPÇÃO, para que possais discernir as coisas excelentes...” (Filip. 1:9 e 10)

Marcos Gomes Apóstolo de Edificação – Ministério GRAÇA e APOSTOLADO – MGA

MAIO /2014