Dia 02 - Coisas espirituais não se explicam ...




*** COISAS ESPIRITUAIS NÃO SE EXPLICAM: “OU CRÊ ou NÃO CRÊ !!!” (por MGA)

---- Como alguém poderia "explicar" Deus, visto que DEUS É ESPÍRITO ???

É impossível que alguém por mais conhecimento bíblico que tenha consiga "provar Deus" pra alguém... Como se pode provar algo que não se vê ??? Ninguém "aprende" a crer em Deus... Ninguém "começa" a crer em Deus..... OU SE CRÊ EM DEUS ou NÃO SE CRÊ EM DEUS.... (e isso vem do próprio Deus.... segundo a Bíblia, É ELE QUE OPERA O QUERER E O EFETUAR... (Filip. 2:13), pois NOS É CONCEDIDO O CRER NELE... (Filip. 1:29)

Ou seja, É DEUS QUE CONCEDE O CRER NELE MESMO !!!! (não há "outra forma" de crer em Deus....) Os que creem em Deus É PORQUE DEUS OS CONCEDEU CRER NELE..... Os que não creem em Deus É PORQUE DEUS NÃO CONCEDEU O CRER NELE (segundo os Seus propósitos...), entendendo ISSO, Paulo disse que DEUS SE COMPADECE DE QUEM QUER e ENDURECE A QUEM QUER... (Rom.9:18), isto é, OS QUE NÃO CREEM, logo é porque foram endurecidos, assim como foi com Faraó....

---- Vi um estudo bíblico...onde o "professor de teologia" dizia que "FALAR LÍNGUAS" significa (segundo ele...) falar "idiomas estrangeiros...." , e então usou vários textos para tentar provar seu raciocínio..... Eu não preciso de “muitos textos” para provar COISAS ESPIRITUAIS.... OU CRÊ ou NÃO CRÊ !!! (visto que COISAS ESPIRITUAIS não é Bíblia, É EXPERIÊNCIA com Deus....) Quem falará que as experiências que Moisés teve com Deus não eram reais ??? Quem falará que as experiências de Ezequiel no Rio Quebar não foram reais ???? Não crer em tais experiências é admissível, mas não se pode negá-las........... CONTRA FATOS , NÃO HÁ ARGUMENTOS !!!

O apóstolo Paulo disse:

"Pois O QUE FALA EM LÍNGUA NÃO FALA AOS HOMENS (logo, NÃO É e NEM SE REFERE a "idiomas estrangeiros", tá claro ou não tá claro ???), senão a Deus. Com efeito NINGUÉM O ENTENDE (ora... se fosse "idiomas estrangeiros" não era PRA ALGUÉM entender o que o outro está falando ???? Tá claro ou não tá claro ???), e EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS..." (I Cor. 14: 2)

* Não sabia que PRA FALAR o idioma "inglês, alemão, grego, aramaico, casteliano, espanhol , português" e tantos outros IDIOMAS humano... o crente estaria EM ESPÍRITO, FALANDO MISTÉRIOS.... (rrsss.....)

Ora, se fossem IDIOMAS conhecidos não precisaria estar "em espírito" pra se falar, pois NÃO SÃO e NEM HÁ MISTÉRIO nenhum nisso....

* Quando Pedro estava pregando AOS GENTIOS na casa de Cornélio de repente "caiu" (se manifestou) o Espírito Santo SOBRE TODOS OS QUE O OUVIAM... e os fiéis que eram da circuncisão (os judeus), que tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que O DOM DO ESPÍRITO SANTO se derramasse também sobre os gentios...pois os ouviam FALAR EM LÍNGUAS e ENGRANDECER A DEUS..." (Atos 10: 44 a 46)

* Perceba que "se" fosse IDIOMAS ESTRANGEIROS não haveria necessidade de o Espírito Santo se manifestar nos crentes...visto que é algo normal da terra dos humanos... mas afora o Espírito Santo ter se manifestado durante a pregação de Pedro, O TEXTO DIZ que os judeus se maravilharam de ver e saber que O DOM DO ESPÍRITO SANTO também tinha sido dado aos gentios...... Alguém dirá: DOM ??? QUAL DOM ???

(pra isso, precisamos ver NA LISTA DOS DONS ESPIRITUAIS pra saber QUAL DOM que foi derramado (manifestado) entre os gentios na casa de Cornélio....

Primeiro Paulo começa dizendo:

"Ora, A RESPEITO DOS DONS ESPIRITUAIS (ou dons do Espírito Santo) NÃO QUERO IRMÃO, QUE SEJAIS IGNORANTES... (I Cor. 12:1) , e Paulo explica...

"HÁ DIVERSIDADE DE DONS, mas o Espírito É O MESMO !" (I Cor. 12: 4)

* É preciso entender e compreender que OS DONS são manifestação do Espírito Santo !!! Veja, Paulo falando:

"A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO é dada a cada um para o que for útil..." (I Cor. 12:7)

...e então começa a citar um por um..... (dons 9 dons espirituais...)

I CORÍNTIOS 12

verso 8 - " A UM pelo Espírito é dada A PALAVRA DA SABEDORIA (ou seja, PARTE DA SABEDORIA DE DEUS é revelada por uma manifestação do Espírito Santo...), A OUTRO, pelo mesmo Espírito A PALAVRA DA CIÊNCIA (ou palavra do conhecimento, isto é, PARTE DO CONHECIMENTO DE DEUS é revelado por uma manifestação do Espírito Santo...) "

verso 9 - " A OUTRO pelo mesmo Espírito, FÉ (Fé, DOM DO ESPÍRITO, que se opera através de uma manifestação do Espírito, A FÉ que Moisés teve pra abrir o Mar Vermelho, A FÉ que Elias e Eliseu tiveram pra abrir o Rio Jordão... A FÉ que Davi teve pra vencer Golias... UMA FÉ que se manifesta pra realizar algo impossível ao ser humano, por ser UMA MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO, essa FÉ não permanece no crente, é apenas para realizar algo pra Deus naquele momento... diferente da FÉ que Deus repartiu a cada um... (Rom. 12:3), para crer nele....) , A OUTRO pelo mesmo Espírito DONS DE CURAR (ou Dons de Cura), e uma manifestação do Espírito que leva a pessoa a ministrar CURA sobre uma doença ou enfermidade.... e a pessoa é curada, por aquele (a) que está sendo usado (a) pelo Espírito Santo naquele momento.... "

verso 10 - " A OUTRO, pelo mesmo Espírito, A OPERAÇÃO DE MILAGRES... A OUTRO pelo mesmo Espírito PROFECIA.... A OUTRO pelo mesmo Espírito DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS.... A OUTRO pelo mesmo Espírito VARIEDADE DE LÍNGUAS... e A OUTRO pelo mesmo Espírito, INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS... "

**** RESUMINDO são 9 DONS ESPIRITUAIS (ou 9 Dons do Espírito Santo) , que através do pleno conhecimento , pode ser dividido em "3 grupos de 3..."

1) DONS DE REVELAÇÃO (São DONS que REVELAM algo...)

a - PALAVRA DA SABEDORIA b - PALAVRA DO CONHECIMENTO c - DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

2) DONS DE PODER Dons que manifestam O PODER de Deus)

a - FÉ b - DONS DE CURAR c - OPERAÇÃO DE MILAGRES

3) DONS DE INSPIRAÇÃO (Dons que INSPIRAM a fazer algo)

a - PROFECIA b - VARIEDADE DE LÍNGUAS c - INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS

*** Veja outro texto que nos mostra A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO sobre os crentes, que o levaram a FALAR EM LÍNGUAS..... vejam...

RESUMO ATOS 19: 1 a 5 - ( Paulo encontrou alguns discípulos em Éfeso e perguntou EM QUE eles tinham sido batizados.... eles responderam que tinha sido no Batismo de João.... e então... )

"Impondo-lhes Paulo as mãos VEIO SOBRE ELES o Espírito Santo, E FALAVAM EM LÍNGUAS e PROFETIZAVAM......" (Atos 19:6)

Neste caso... houve DOIS DONS ESPIRITUAIS EM EVIDÊNCIA, a saber, VARIEDADE DE LÍNGUAS e PROFECIA.... (que são DONS DE INSPIRAÇÃO....)

Paulo disse ao Coríntios que QUEM FALA EM LÍNGUA EDIFICA-SE A SI MESMO e O QUE PROFETIZA EDIFICA A IGREJA.... (I Cor. 14:3)

*** Claro que Paulo não estava "se referindo á idiomas estrangeiros", pois são línguas naturais , terrenas e carnais... não tem nada de espiritual em falar uma língua estrangeira... E MUITO MENOS EDIFICA EM ALGUMA COISA.....

De novo eu digo, como Paulo disse.....

"O QUE FALA EM LÍNGUA não fala aos homens.... (tá claro ou não tá claro......), senão A DEUS..... Com efeito NINGUÉM O ENTENDE.... e EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS..." (I Cor. 14:2)

TÁ CLARO ou NÃO TÁ CLARO ?????????????

* OBS: ( Pra quem quer fazer UM ESTUDO MAIS DETALHADO sobre DONS ESPIRITUAIS, clike NO LINK ABAIXO e veja os temas: "A DIFERENÇA ENTRE DONS ESPIRITUAIS e DONS MINISTERIAIS" )

http://www.gracaeapostolado.com/voce-sabia

Marcos Gomes Apóstolo

Ministério GRAÇA e APOSTOLADO - MGA