Dia 25 - Um caminho mais excelente




*** UM CAMINHO MAIS EXCELENTE......    (por MGA)

...a muito DEIXEI O RADICALISMO DOUTRINÁRIO para seguir O AMOR... 

Paulo disse:

"...procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei UM CAMINHO MAIS EXCELENTE...."  (I Cor. 12:31)

O AMOR É ESSE CAMINHO MAIS EXCELENTE !!!!!

Porque O AMOR é paciente...O AMOR é benigno...O AMOR não inveja...O AMOR não se vangloria...O AMOR não se ensoberbece...O AMOR não se porta inconvenientemente...O AMOR não busca os seus próprios interesses...O AMOR não se irrita... O AMOR não suspeita mal... O AMOR não se alegra com a injustiça...O AMOR se regozija com a verdade...O AMOR tudo sofre...O AMOR tudo crê.... (e o mais importante), O AMOR TUDO SUPORTA...." 
(I Cor. 13: 4 a 7)

* ANDAR EM AMOR é um proceder (sinal, evidência) de maturidade !  
Paulo no começo do seu ministério era "mais radical", veja:
"Todos aqueles que são das obras da lei ESTÃO DEBAIXO DA MALDIÇÃO..." (Gál. 3:13)      
{  O QUE É VERDADE...MAS NÃO É ASSIM, ISTO É, NÃO É DIZENDO ISSO QUE VOCÊ SALVARÁ UM CRENTE QUE ESTÁ DEBAIXO DA LEI.... Tanto é verdade que NUMA OUTRA SITUAÇÃO ele mesmo disse: "FIZ-ME DEBAIXO DA LEI, PARA OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI...PARA GANHAR OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI..."   (I Cor. 9: 21)  }

...mas depois de UM TEMPO, depois de lhe acontecer e passar por VÁRIAS SITUAÇÕES (por exemplo I Cor. 4: 11 - II Cor. 11:24 a 27) penso que Paulo COMEÇOU A ANDAR EM SABEDORIA tendo UMA PALAVRA SEMPRE AGRADÁVEL e temperada com sal...sabendo COMO DEVIA RESPONDER A CADA UM... (Colos. 4: 5 e 6)


 *** O que é preciso entender e compreender é que, NÃO É PORQUE É VERDADE que tem que se falar na hora !!!!!

Paulo nos mostrou A DIFERENÇA da DOUTRINA e do AMOR..... (uma vez que A DOUTRINA já está e já foi estabelecida por Deus...mas O AMOR temos que vivê-lo em nosso dia a dia aplicando em nossas vidas...) , veja:

“Em Cristo NEM A CIRCUNCISÃO (que é uma doutrina judaica) NEM A INCIRCUNCISÃO (que é um costume gentio, de não circuncidar) tem valor algum ! MAS SIM O SER UMA NOVA CRIATURA !” (Gál. 6: 15)

UAU !!!!!!!!!!!!!!!!! VOCÊ ENTENDEU O QUE PAULO DISSE ???????

Disse que DIANTE DE DEUS se você pratica a circuncisão ou não a pratica ISSO NÃO TEM NENHUM VALOR !  O que importa na verdade É SER UMA NOVA CRIATURA !!!!!

* E os que entendem ISSO, passam a andar EM AMOR......e não mais “no radicalismo da doutrina”, seja ela LEI ou GRAÇA....... (Aba, Pai....)

De novo disse:   “Pois em Cristo Jesus NEM A CIRCUNCISÃO NEM A INCIRCUNCISÃO TEM VALOR ALGUM...... O que importa é A FÉ QUE OPERA PELO AMOR.....” (Gál. 5:6)

* ANDAR EM AMOR, É ANDAR EM SABEDORIA !!!!!!!!!!!

Imagine um médico descobre que seu paciente está com câncer, que a probabilidade de cura é de 99%.... POR SABEDORIA prefere não contar nada para seu paciente... e então passa “alguns remédios” pra ele e o instrui a seguir o tratamento....sabendo convictamente que o paciente será totalmente curado......  (o que estou querendo dizer aqui é que NÃO PRECISA DIZER AOS QUE ESTÃO DEBAIXO DA LEI QUE ELES ESTÃO DEBAIXO DA MALDIÇÃO !!!!! (o que é uma verdade...)  

Em outras palavras, AO INVÉS DE FALAR DO PROBLEMA , FALE DA SOLUÇÃO !!!!!!!!!!!!!

Ao invés de falar que “estão debaixo da maldição” FALE DE COMO DEUS OS VÊ EM CRISTO, FALE DA VERDADEIRA POSIÇÃO QUE ELES ESTÃO EM CRISTO !!!!! (Abençoados...Novas Criaturas.... Justificados... Santificados....Aperfeiçoados.... Mais que vencedores.... Sendo sempre conduzido em triunfo.....e etc.....)

Ainda que  o “diagnóstico” seja verdadeiro NÃO MATE A MENTE DA PESSOA !!!!!! (penso que os médicos deveriam agir assim também....pois por vezes MATAM O PACIENTE dando uma má notícia...quando poderiam ANDAR EM SABEDORIA e não deixar que o paciente se abata com uma má notícia, ainda que verdadeira.....)

Em outras palavras, ao pregar, ao evangelizar, NUNCA CHEGUE FALANDO “VOCÊ QUE ESTÁ DEBAIXO DA LEI ESTÁ DEBAIXO DA MALDIÇÃO !!!”  (nunca fale isso pra quem está debaixo da Lei...isso é atacar a pessoa....)  Seria a mesma coisa que você ir pregar para uma prostituta e chegar dizendo “VOCÊ É UMA PROSTITUTA !!!”  (pronto...você já perdeu a pessoa...e ela não vai querer TE OUVIR ainda que você fale a verdade...ela não vai te OUVIR, apenas ESCUTAR ou nem isso vai querer......)

...penso que agindo assim É ANDAR EM SABEDORIA...o que por consequência FAZ ANDAR EM AMOR..... pois....

*** ANDAR EM AMOR É:

- Ser paciente...
- É ser benigno...
- É não invejar...
- É não se vangloriar...
- É não se ensoberbecer...
- É não se portar inconvenientemente...
- É não buscar seus próprios interesses...
- É não se irritar...
- É não suspeitar mal...
- É não se alegrar com a injustiça.....
- É se regozijar com a verdade...
- É tudo sofrer....
- É tudo crêr....
- É tudo esperar.... enfim....
- ANDAR EM AMOR É TUDO SUPORTAR.......  (I Cor. 13: 4 a 7)

....enfim, irmãos......

“REVESTI-VOS DE AMOR, QUE É O VÍNCULO (o sinal, a evidência) DA PERFEIÇÃO...” 
(Colos. 3:14)


Marcos Gomes Apóstolo
Ministério GRAÇA e APOSTOLADO – MGA
25 Maio / 2017