Dia 07 - DÍZIMOS e OFERTAS...




“DÍZIMOS e OFERTAS....”   (Por MGA)


Dizimar não é uma questão "de precisar...ou de quem tem que fazer...."

É uma questão DE HONRAR e RECONHECER A DEUS EM SUA VIDA, assim como fez Abraão á Melquisedeque, assim também fazemos á Cristo, que foi representado por Melquisedeque, que tem sacerdócio (Ministério) PARA SEMPRE.....
DÍZIMO NÃO É DINHEIRO assim como também OFERTA NÃO É DINHEIRO !!! (dízimos e ofertas É UM MODO DE HONRARMOS A DEUS, com aquilo que está em nossas mãos....)

* Obs: { ... segundo o dicionário DÍZIMO É A DÉCIMA PARTE DE ALGO, ou 10% de algo.... Não estamos “presos” á regras religiosas, se 10% ou se 25% ou se 60% ou 85% e etc.... Conheço irmãos que semeiam COM GENEROSIDADE muito mais que meros 10% na obra do Senhor,  não ficam “atrelados” á regras (nem á nomenclaturas), mas seguem o seu coração, com amor...e é ISSO que é importante para com Deus....
Quando digo que NÃO ESTAMOS PRESOS Á REGRAS RELIGIOSAS, estou querendo dizer que “não posso condenar” quem quer dar á Deus em Sua obra 10% de suas rendas (diárias, semanais, mensais ou anuais) ou 30% ou outra “porcentagem” quaisquer.... Não somos “um clube religioso” onde a pessoa precisa “pagar para frequentar...” (!?!)

Dízimos e ofertas ALÉM DE SEREM VOLUNTÁRIOS são COISAS DA VIDA PARTICULAR DE CADA UM....e não devem ser comentadas com outros, principalmente sobre valores, pois tal coisa, é segundo a fé de cada um.... E todos temos liberdade PARA FAZER ou NÃO FAZER...PARA DAR MAIS ou DAR MENOS, isso é algo pessoal e individual...e não se deve “falar sobre valores e porcentagens” para outros PARA NÃO SE PERDER O MISTÉRIO DA FÉ, pois se alguém “tocar a trombeta” por aí, o tal, já terá recebido o seu galardão.... }  

Um dízimo entregue á Deus... ou uma oferta entregue á Deus É UM RECONHECIMENTO DE QUEM DEUS É EM SUA VIDA...do que Ele representa pra você....  (não é "uma obrigação", mas uma atitude voluntária DE RECONHECIMENTO a Deus de quem Ele é e representa pra você.....) , como está escrito:

"HONRA AO SENHOR com a sua fazenda e COM AS PRIMÍCIAS (os primeiros frutos) DE TODA A SUA RENDA....." (Prov. 3:9)


A) Se A SUA RENDA é em mandioca, chuchu...batatas , cenouras e etc.... então honre a Deus com "as primícias de toda a sua renda...." (é o que nos ensina a Palavra....) 

B) Se A SUA RENDA é em dinheiro.... então honre a Deus com "as primícias de toda a sua renda...." (é o que nos ensina a Palavra....) 


* DÍZIMO não é dinheiro, nem OFERTA é dinheiro !!! Mas UM MODO DE HONRAR A DEUS, com aquilo que Ele nos tem dado e feito chegar em nossas mãos... Se "cereais e legumes", então HONRE A DEUS com cereais e legumes.... Se dinheiro, então honre a Deus com dinheiro.... (...como está escrito: ...de TODA A SUA RENDA.... Prov. 3:9)  

SUA RENDA é cereais...chuchu...mandioca...batatas ??? Então HONRE A DEUS COM AS PRIMÍCIAS DE TODA A SUA RENDA !!! 

SUA RENDA é dinheiro...dólar...euro....real.....ouro, prata...bronze... ???? Então HONRE A DEUS  COM AS PRIMÍCIAS DE TODA A SUA RENDA !!!

* O propósito DO DÍZIMO E DA OFERTA não é "pagar" a Deus pelo que Ele nos tem dado ou nos tem feito (ou de “pagar” para que Ele faça, seria um absurdo só pensar ISSO...)  MAS DE HONRÁ-LO pelo que Ele é.... (independente se tem feito ou não....)

Mas ISSO, é POR FÉ, uma ATITUDE DE FÉ, pois não podemos "ver" a Deus, por Ele ser Espírito....ISSO é feito (por aqueles que creem, e desejam fazer...) POR FÉ...não por "obrigação, nem por constrangimento, nem por mandamento, nem por ordenança....." , por isso mesmo que Paulo disse que DEUS AMA AO QUE DÁ COM ALEGRIA..... (II Cor. 9:7)

Ora Abel deu "dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura..." e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.... (Gên. 4: 4)

Já Davi deu "ouro para as obras de ouro, prata para as obras de prata, bronze para as obras de bronze, e toda sorte de pedras preciosas valiosíssimas..." (I Crôn. 29: 2 a 5)

Já,  Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que serviam a Jesus com seus bens...." (Luc. 8:3)


A QUESTÃO aqui em suma, não são "valores" nem "quantidade", MAS HONRAR A DEUS...  o que é preciso ser feito DE TODO O CORAÇÃO..... (Colos. 3:23)

...e tantos OUTROS MODOS que a Bíblia relata de pessoas que HONRARAM A DEUS....

Outro feito é esse:  "Olhando Jesus, viu os ricos lançarem as suas ofertas no gazofilácio. Viu também uma viúva pobre lançar ali DUAS PEQUENAS MOEDAS (veja que era dinheiro !), e disse: Em verdade vos digo, que esta viúva pobre deus mais do que todos. Todos estes DERAM COMO OFERTA daquilo que lhes sobrava, mas esta, da sua pobreza, DEU TODO O SEU SUSTENTO QUE TINHA...." (Luc. 21: 1 a 4)


* RESUMINDO:  Ninguém "é obrigado" a nada !  Ninguém é "obrigado" a dizimar, nem a ofertar ! ISSO É UMA QUESTÃO DE COMO CADA UM QUER HONRAR A DEUS !!!

Assim como "ninguém é obrigado" a fazer, também NÃO PODEMOS IMPEDIR que alguém use sua fé e faça....

Quem quer dizimar, dizime ! (quem não quer dizimar, não dizime...)
Quem quer ofertar, oferte ! (quem não quer ofertar, não oferte......)

Ninguém "é obrigado a fazer", como ninguém "pode impedir" alguém de fazer.... (o próprio Espírito de Deus É QUEM MOVE OS CORAÇÕES a fazer.... pois é Ele QUEM OPERA EM NÓS o querer e o efetuar , segundo a Sua vontade.... Filip. 2:13)

É assim que vemos, é assim que cremos....é assim que pregamos, ensinamos e vivemos.....

Digo como Davi:

"Mas quem sou eu...e quem é o meu povo, para que pudéssemos "dar voluntariamente" todas estas coisas ??? TUDO VEM DE TI, e SOMENTE DEVOLVEMOS O QUE VEIO DAS TUAS MÃOS...." (I Crôn. 29: 14)

"O JUSTO VIVE POR FÉ !!!" (Heb. 10:38)

O APOSTOLADO nos diz: 

“Cada um ESTEJA INTEIRAMENTE SEGURO em sua própria consciência....” (Rom. 14:5)

...e também sobre esse assunto, estamos seguros em nossa própria consciência....  Amém. Aba, Pai.

MGA – Ministério GRAÇA e APOSTOLADO