Dia 05 - Andemos segundo o que já alcançamos







* ANDEMOS SEGUNDO O QUE JÁ ALCANÇAMOS ! (Filip. 3:16)

Essa é a instrução do nosso apóstolo Paulo ás IGREJAS EM GRAÇA....

--- Paulo escreveu 10 CARTAS para as IGREJAS EM GRAÇA, e lendo essas cartas, vejo claramente que CADA IGREJA estava em um certo nível da fé e de entendimento espiritual... (uns mais... outros menos...) Há de se entender isso, pois tratava-se de "pessoas diferentes e de lugares e costumes diferentes..." Ou seja... A ESSÊNCIA DA GRAÇA, O FUNDAMENTO DA GRAÇA já estava bem estabelecido nas tais IGREJAS EM GRAÇA, o qual é JESUS CRISTO, O RESSUSCITADO.... mas no tocante "ao modo" DE VIVER EM GRAÇA havia uma diferença de uns para os outros... por exemplo... havia uns a "mais tempo em graça" e tinham MAIS ENTENDIMENTO... ao passo que havia também outros a "menos tempo em graça" e tinham MENOS ENTENDIMENTO... ainda mais porque Paulo não podia estar com todas as igrejas ao mesmo tempo... para pregar, ensinar e tirar dúvidas daqueles que tinham vindo da Lei....

O que nos leva a entender e a compreender "a diferença" que existe hoje também entre AS IGREJAS EM GRAÇA.... Veja que, O FUNDAMENTO de todas as IGREJAS EM GRAÇA é o mesmo: JESUS CRISTO, O RESSUSCITADO ! Mas "há uma diferença e sempre haverá" entre AS IGREJAS, pois trata-se de pastores (as), apóstolos e bispos DIFERENTES !!! Por exemplo: A ORDEM DO CULTO geralmente nunca será "a mesma", pois cada um tem a sua cultura e o seu "modo" de cultuar a Deus, de pregar e de ensinar.....

Por isso mesmo que Paulo disse (aos Coríntios mas que serve para todos...) :

"Que diremos pois, irmãos ? QUANDO VOS REUNIS, CADA UM DE VÓS (Romanos, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses e Hebreus) TEM salmo, TEM, doutrina, TEM revelação, TEM língua, TEM interpretação. FAÇA-SE TUDO PARA A EDIFICAÇÃO !" (I Cor. 14:26)

Em outras palavras, Paulo estava dizendo pra eles: --- Olha ! AS IGREJAS EM GRAÇA SÃO DIFERENTES UMA DA OUTRA !!! Uma tem (mais) salmo...outra tem (mais) doutrina, outra tem (mais) revelação, outra tem (mais) língua, outra tem (mais) interpretação.... mas é preciso que VOCÊS (Ó Igrejas em Graça) FAÇAM TUDO PARA A EDIFICAÇÃO !!!! (era isso que ele estava falando.....)

Paulo disse: (aos Romanos mas serve para todos...) :

"UM CRÊ que de tudo se pode comer... e OUTRO (que é fraco...), come legumes... O QUE COME não despreze o que NÃO COME... E O QUE NÃO COME NÃO JULGUE O QUE COME... pois Deus o recebeu por Seu..." (Romanos 14: 2 e 3)

É verdade que NA GRAÇA estamos LIVRES, estamos LIBERTOS.... mas isso não significa que devemos ou podemos ENTRISTECER a outros IRMÃOS e IGREJAS EM GRAÇA !

* A LIBERDADE e O AMOR:

"Se POR CAUSA DA COMIDA se contrista teu irmão, JÁ NÃO ANDAS CONFORME A GRAÇA (o amor). Não faças perecer POR CAUSA DA TUA COMIDA (teus costumes, teu entendimento superior...) aquele por quem Cristo morreu !" (Romanos 14: 15)

Com tudo isso... penso que esse foi o motivo que levou Paulo a dizer:

"Pois EM GRAÇA (ou seja, em Cristo Jesus) NEM A CIRCUNCISÃO (o Evangelho aos judeus) NEM A INCIRCUNCISÃO (o Evangelho aos gentios) tem valor algum. O QUE IMPORTA É A FÉ QUE OPERA PELO AMOR..." (Gálatas 5: 6)

"AQUI (EM GRAÇA) não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre, MAS CRISTO É TUDO EM TODOS !" (Colos. 3: 11)

* Essa foi A CONCLUSÃO que Paulo chegou... • QUEM ESTÁ EM GRAÇA, QUEM VIVE EM GRAÇA, AMA ! SUPORTA ! (mesmo que o irmão ou a IGREJA não tenha ou não esteja ainda NO MESMO ENTENDIMENTO ESPIRITUAL que ele..... pois na verdade, DEUS NÃO TE DEU ENTENDIMENTO SUPERIOR A MUITOS NA TERRA PARA QUE VOCÊ PUDESSE JULGAR E CONDENAR OS IRMÃOS QUE NÃO PENSAM E NÃO ENTENDEM COMO VOCÊ......)

Lembre-se:

"...o que importa É A FÉ QUE OPERA PELO AMOR...." (Apóstolo Paulo...)

Por INSPIRAÇÃO do Espírito Santo:

• Marcos Gomes Apóstolo de Edificação - Ministério GRAÇA e APOSTOLADO – MGA

Fevereiro / 2014